...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Meios de comunicação / TV Brasil: Samba na Gamboa estreia nova temporada com Teresa Cristina

TV Brasil: Samba na Gamboa estreia nova temporada com Teresa Cristina

Clássico da emissora volta com Zeca Pagodinho no primeiro episódio

EBC
Pub­li­ca­do em 08/12/2024 — 09:02
Brasília
22/11/2024 Rio de Janeiro – Samba na Gamboa
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

O pro­gra­ma Sam­ba na Gam­boa estreia nova tem­po­ra­da na telin­ha da TV Brasil, com apre­sen­tação da can­to­ra e com­pos­i­to­ra Tere­sa Cristi­na, neste domin­go (8), às 13h.

Com edições sem­anais de uma hora, a pro­dução traz bam­bas e astros de out­ros gêneros para um papo reple­to de músi­ca na pro­gra­mação do canal públi­co.

22/11/2024 Rio de Janeiro – Samba na Gamboa. Péricles - Foto Tomaz Silva / Agência Brasil
Repro­dução: Tere­sa Cristi­na e Péri­cles — - Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

O vet­er­a­no Zeca Pagod­in­ho é o con­vi­da­do do primeiro episó­dio. Tere­sa Cristi­na recebe o sam­bista número 1 do país para con­ver­sar sobre o seu tra­bal­ho autoral.

Os dois inter­pre­tam repertório de suces­sos escritos pelo con­sagra­do músi­co. Nas sem­anas seguintes, as duas próx­i­mas atrações tam­bém são grandes per­son­al­i­dades da cena musi­cal: Xande de Pilares e Leci Brandão.

Com novo cenário, pacote grá­fi­co e a tril­ha sono­ra de aber­tu­ra repag­i­na­dos, o pro­gra­ma fica disponív­el no app TV Brasil Play e pode ser acom­pan­hado no YouTube da emis­so­ra. Os con­teú­dos exclu­sivos tam­bém gan­ham espaço nas ondas da Rádio Nacional ain­da em dezem­bro, a par­tir do dia 14, aos sába­dos, ao meio-dia, para todas as emis­so­ras da rede.

Diversidade

Jean Lima, dire­tor-pres­i­dente da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que faz a gestão da TV Brasil e da Rádio Nacional, cel­e­bra a estreia de Tere­sa Cristi­na à frente da atração.

“É uma ale­gria para nós estrear a nova tem­po­ra­da do Sam­ba na Gam­boa, sob o coman­do de uma artista tão rel­e­vante para o sam­ba e a cul­tura nacional. O públi­co da TV Brasil vai gan­har um pre­sente no almoço de domin­go com um pro­gra­ma para toda a família.”

A apre­sen­ta­do­ra Tere­sa Cristi­na con­fir­ma essa pro­pos­ta:

“O pro­gra­ma me dá a opor­tu­nidade de entrar den­tro da casa das pes­soas. O Sam­ba na Gam­ba tem uma per­spec­ti­va de afe­to impor­tan­tís­si­ma. Ele chega na hora do almoço quan­do a família está reuni­da e alcança difer­entes ger­ações.”

A anfitriã con­ta que pesquisou a obra dos con­vi­da­dos, mes­mo já con­hecen­do o tra­bal­ho deles. “Pro­curei entrar no mun­do do entre­vis­ta­do. Isso para mim foi o mais gos­toso. Ver a ale­gria do artista. E você percebe o bril­ho no olhar dos músi­cos. Foi uma tro­ca de ener­gia muito boa bater um papo sobre a importân­cia de cada um deles”, comem­o­ra.

“Cada pro­gra­ma é uma história. Eu me sen­ti à von­tade com os con­vi­da­dos. Alguns artis­tas eu já con­hecia de ter can­ta­do jun­to e out­ros encon­trei pela primeira vez. Fiquei muito feliz de poder mostrar nomes que o Brasil pre­cisa con­hecer como Nilze Car­val­ho, Sergin­ho Mer­i­ti e Zé Rober­to”, desta­ca Tere­sa Cristi­na.

22/11/2024 Rio de Janeiro – Samba na Gamboa.Mariene de Castro - Foto Tânia Rego / Agência Brasil
Repro­dução: Tere­sa Crisit­na recebe Mariene de Cas­tro na gravação do pro­gra­ma Sam­ba na Gam­boa — Tâni Rêgo/Agência Brasil

A artista rev­ela que se comoveu nas entre­vis­tas. “Em alguns momen­tos per­di o jeito como apre­sen­ta­do­ra e me emo­cionei. Lágri­mas rolaram. Algu­mas vezes foi logo de cara, em out­ras, em uma canção especí­fi­ca. Para con­vi­da­dos mais ansiosos, con­segui dar a acol­hi­da que pre­cisavam. Foi um apren­diza­do além do que eu esper­a­va. Pude rev­er­en­ciar quem merece e fui sur­preen­di­da por histórias”, con­clui.

A dire­to­ra de Con­teú­do e Pro­gra­mação da EBC, Anto­nia Pel­le­gri­no, expli­ca a decisão estratég­i­ca de retomar o Sam­ba na Gam­boa. “Temos o desafio de atu­ar em uma dupla frente de con­teú­do próprio. Por um lado, cri­ar novos pro­du­tos, como é o caso do DR com Demori, por out­ro refor­matar pro­gra­mas clás­si­cos que são iden­ti­dades da TV Brasil como o Sem Cen­sura e, ago­ra, o Sam­ba na Gam­boa que teve inúmeras tem­po­radas com o grande Dio­go Nogueira”, rela­ta.

Anto­nia Pel­le­gri­no tam­bém comen­ta a definição de Tere­sa Cristi­na para con­duzir a nova fase do pro­gra­ma. “A gente enten­deu que entre a últi­ma tem­po­ra­da do Sam­ba na Gam­boa em 2018 e o ano de 2024, o Brasil havia muda­do. A neces­si­dade de maior diver­si­dade tornou-se uma pau­ta do pre­sente. Então, pen­samos em traz­er uma mul­her já que as rodas de sam­ba são hege­moni­ca­mente mas­culi­nas. Cheg­amos ao nome da sam­bista Tere­sa Cristi­na que é uma mul­her negra, do sam­ba, extrema­mente cul­ta, pesquisado­ra. Vive o sam­ba, faz sam­ba e é a cara do sam­ba. Ela traz para esse novo Sam­ba na Gam­boa a músi­ca, mas tam­bém um pouco da história dessas obras. O públi­co pode esper­ar grandes par­tic­i­pações, grandes números musi­cais e grandes histórias sobre o sam­ba”, pon­tua.

Primeira atração

22/11/2024 Rio de Janeiro – Samba na Gamboa. Zeca Pagodinho - Foto Fernando Frazão / Agência Brasil
Repro­dução: Tere­sa Cristi­na recebe Zeca Pagod­in­ho — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

No espe­cial do pro­gra­ma Sam­ba na Gam­boa em comem­o­ração aos seus 40 anos de car­reira, Zeca Pagod­in­ho fica emo­ciona­do ao con­tar histórias engraçadas e curiosas de sua tra­jetória para Tere­sa Cristi­na. Ele recor­da basti­dores da com­posição de diver­sas letras que fez com vários par­ceiros.

Zeca e Tere­sa Cristi­na can­tam clás­si­cos que mar­caram época e atrav­es­sam ger­ações como Não sou mais dis­soMutirão de AmorLama nas ruas e Judia de mim, entre out­ras canções.

Cenário e banda

Com 52 episó­dios que têm exibição sem­anal aos domin­gos, às 13h, o Sam­ba na Gam­boa foi grava­do no Teatro Ruth de Souza, no Par­que Glória Maria, em San­ta Tere­sa, na região cen­tral do Rio de Janeiro. O pal­co para con­ver­sas embal­adas por hits é um cenário col­ori­do que evo­ca uma praça na Gam­boa – bair­ro históri­co da zona por­tuária da cap­i­tal car­i­o­ca. A pre­sença de plateia é out­ro destaque do pro­gra­ma.

22/11/2024 Rio de Janeiro – Samba na Gamboa. Xande de Pilares - Foto- Fernando Frazão / Agência Brasil
Repro­dução: Sam­ba na Gam­boa recebe Xande de Pilares — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Os encon­tros con­tam, ain­da, com uma ban­da da pesa­da, coman­da­da pelo lendário Paulão Sete Cor­das, que acom­pan­ha Tere­sa Cristi­na e seus con­vi­da­dos pelo ines­gotáv­el repertório do sam­ba brasileiro. A equipe reúne os músi­cos Eduar­do Neves (sopros), João Calla­do (cava­co), Pauli­no Dias (per­cussão), Rodri­go Jesus (per­cussão) e Waltis Zacarias (per­cussão).

Can­to­ra e com­pos­i­to­ra de mão cheia, a diva tam­bém tem se rev­e­la­do uma óti­ma entre­vis­ta­do­ra. Tere­sa Cristi­na con­duz os papos com mui­ta graça, infor­mação, e, prin­ci­pal­mente, emoção. A pesquisa sobre a cul­tura pop­u­lar é impor­tante para a artista que, além do suces­so com o grupo Semente e na car­reira solo, gan­hou ain­da mais destaque com as lives que fez nas redes soci­ais no perío­do da pan­demia.

Destaques da temporada

Durante a nova tem­po­ra­da do Sam­ba na Gam­boa, Tere­sa Cristi­na recebe nomes con­sagra­dos do gênero como Áurea Mar­tins, Dori­na, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Moa­cyr Luz, Nei Lopes, Tia Suri­ca, Mar­quin­hos de Oswal­do Cruz, Neguin­ho da Bei­ja Flor, Nei Lopes, Nel­son Rufi­no, Nilze Car­val­ho e Som­brin­ha.

O pro­gra­ma da TV Brasil tam­bém vai ter a pre­sença de céle­bres artis­tas de out­ras matizes da músi­ca como Adri­ana Cal­can­hot­to, Fabi­ana Coz­za, Her­mínio Bel­lo de Car­val­ho, Môni­ca Salma­so, Rober­ta Sá, Simone Mazzer e Zé Rena­to.

A pro­dução musi­cal val­oriza com­pos­i­tores que escrever­am suces­sos, mas nem sem­pre têm o dev­i­do recon­hec­i­men­to e espaço na mídia. Tere­sa Cristi­na recebe nomes como Alex Ribeiro, Alfre­do Del-Pen­ho, Clau­dio Jorge, Mariene de Cas­tro, Moy­seis Mar­ques, Sergin­ho Mer­i­ti, Ton­in­ho Ger­aes e Zé Rober­to. Artis­tas como Luísa Dioní­sio, Mari­na Íris, Nego Álvaro e Min­go Sil­va são out­ros con­vi­da­dos da tem­po­ra­da.

Sam­ba na Gam­boa ain­da traz nes­sa sequên­cia de atrações inédi­tas uma série de pro­gra­mas espe­ci­ais que desta­cam a importân­cia de per­son­al­i­dades con­sagradas da sonori­dade tipi­ca­mente nacional. Os con­teú­dos temáti­cos rev­er­en­ci­am o tra­bal­ho de Arlin­do Cruz, Chico Buar­que e Paulin­ho da Vio­la.

O canal públi­co tam­bém exibe edições temáti­cas que prestam trib­u­to a ícones que já par­ti­ram como Aldir Blanc, Almir Guine­to, Beth Car­val­ho, Can­deia, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Elizeth Car­doso, Elton Medeiros, Lupicínio Rodrigues, Monar­co, Nel­son Cavaquin­ho, Nel­son Sar­gen­to, Reinal­do, Wil­son Mor­eira e Zé Keti.

Com direção de Shir­lene Paixão, a nova tem­po­ra­da do pro­gra­ma, que mar­ca a vol­ta das edições inédi­tas do Sam­ba na Gam­boa tem roteiro e pesquisa do jor­nal­ista Leonar­do Bruno, pro­fun­do con­hece­dor do gênero.

22/11/2024 Rio de Janeiro – Samba na Gamboa.Leci Brandão - Foto Fernando Frazão / Agência Brasil
Repro­dução Leci Brandão no pro­gra­ma Sam­ba da Gam­boa da TV Brasil – Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Histórico da produção

Sam­ba na Gam­boa reúne grandes intér­pretes das novas ger­ações e nomes con­sagra­dos do gênero e ícones da MPB para uma ani­ma­da roda de sam­ba. Com Dio­go Nogueira, o pro­gra­ma con­tou com sete tem­po­radas e foi grava­do entre 2008 e 2018. Até hoje a atração faz parte da grade do canal públi­co.

Teresa Cristina

Car­i­o­ca nasci­da em Bon­suces­so e cri­a­da na Vila da Pen­ha, Tere­sa Cristi­na ini­ciou sua car­reira na músi­ca no fim da déca­da de 1990. Fez parte de tradi­cionais gru­pos como o do Bar Semente, na Lapa; gravou álbuns em hom­e­nagem a grandes sam­bis­tas, como Car­to­la; e foi a primeira e úni­ca mul­her a gan­har um estandarte de ouro de mel­hor sam­ba enre­do, em 2015, com uma com­posição sobre Can­deia.

Durante a pan­demia, Tere­sa fazia lives diárias, no seu per­fil no Insta­gram, em que reu­nia mil­hares de pes­soas para boa músi­ca e con­ver­sas. No fim de 2020, foi elei­ta entre as Car­i­o­cas do Ano, pela Veja Rio e Artista do Ano pela Asso­ci­ação Paulista de Críti­cos de Arte (APCA). Em 2021, foi con­dec­o­ra­da pela prefeitu­ra do Rio de Janeiro com a Ordem de Méri­to Cul­tur­al Car­i­o­ca, a mais alta hon­raria cul­tur­al da cidade.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …