...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Meios de comunicação / TV Brasil tem programação especial para debater memória e ditadura

TV Brasil tem programação especial para debater memória e ditadura

Repro­dução: © Tania Rego/Agência Brasil

Até domingo, serão exibidos sete filmes sobre o tema


Pub­li­ca­do em 27/03/2023 — 11:33 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

TV Brasil estreia hoje (27) uma pro­gra­mação espe­cial para relem­brar um dos perío­dos mais som­brios da história brasileira. O espe­cial Pas­sa­do Pre­sente – Sem­ana Ditadu­ra e Democ­ra­cia terá iní­cio com a exibição do lon­ga O dia que durou 21 anos. O doc­u­men­tário abor­da a par­tic­i­pação do gov­er­no dos Esta­dos Unidos na preparação do golpe de Esta­do de 1964, no Brasil.

Antes do filme, às 22h, o youtu­ber Felipe Neto e a his­to­ri­ado­ra Ynaê Lopes dos San­tos, com a medi­ação da jor­nal­ista Cristi­na Ser­ra, dis­cu­tirão o tema “memória, ver­dade e ver­sões”.

Até domin­go, serão exibidos out­ros seis filmes lig­a­dos ao mes­mo tema. A curado­ria das obras foi da cineas­ta e ger­ente-exec­u­ti­va de Con­teú­do da TV Brasil, Maria Augus­ta Ramos, e da asses­so­ra da Presidên­cia da EBC e futu­ra dire­to­ra de Con­teú­do e Pro­gra­mação da TV Brasil, Anto­nia Pel­le­gri­no.

Sem Censura

Tam­bém hoje (27) o pro­gra­ma Sem Cen­sura vai lem­brar os Anos de Chum­bo com o advo­ga­do e ativista Luiz Eduar­do Green­hal­gh. Ex-dep­uta­do fed­er­al, Green­hal­gh atu­ou na defe­sa de pre­sos políti­cos durante a ditadu­ra.

O pro­gra­ma, apre­sen­ta­do por Mari­na Macha­do, começa às 21h, e con­tará com a par­tic­i­pação da jor­nal­ista da EBC Joana Côrtes e da repórter de políti­ca Car­la Jimenez.

Durante o pro­gra­ma serão exibidos, tam­bém, vídeos com o depoi­men­to do ex-min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) Sepúlve­da Per­tence e dos ex-pre­sos políti­cos Flávio Tavares, Ivan Seixas e Lúcia Leão, relem­bran­do suas pas­sagens pelos cárceres da ditadu­ra.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta

Nova modalidade de empréstimo promete ser menos cara Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil …