...
quarta-feira ,19 junho 2024
Home / Cultura / TV Brasil transmite ao vivo principais festas de São João do Brasil

TV Brasil transmite ao vivo principais festas de São João do Brasil

Repro­du­ção: © PREFEITURA MUNICIPAL DE BAEPEND/Direitos reser­va­dos

Programa Arraiá do Brasil apresenta hoje as festividades em Mossoró


Publicado em 07/06/2024 — 18:20 Por Luciano Nascimento — Repórter da Agência Brasil — São Luís

TV Bra­sil con­ti­nua nes­ta sex­ta-fei­ra (7) a pro­gra­ma­ção espe­ci­al sobre as fes­tas de São João no país. O Arraiá Bra­sil, pro­gra­ma que se esten­de até o domin­go, vai trans­mi­tir ao vivo, em par­ce­ria com emis­so­ras da Rede Naci­o­nal de Comu­ni­ca­ção Públi­ca (RNCP), as fes­tas em Mos­so­ró, no Rio Gran­de do Nor­te; Caru­a­ru, em Per­nam­bu­co e Cam­pi­na Gran­de na Paraí­ba.

Nes­ta sex­ta-fei­ra, a TV Bra­sil, em par­ce­ria com a UERN TV, liga­da a Uni­ver­si­da­de Esta­du­al do Rio Gran­de do Nor­te (UERN), vai trans­mi­tir a ani­ma­ção em Mos­so­ró, a par­tir das 23h, com os shows de Dor­gi­val Dan­tas e Wes­ley Safa­dão. O encer­ra­men­to está mar­ca­do para as 3h.

A dire­to­ra-geral da EBC, Marí­ra Bit­ten­court, des­ta­ca que é mui­to sig­ni­fi­ca­ti­vo para a empre­sa ter trans­mis­sões fei­tas pelas par­cei­ras da RNCP, já que é a for­ma de cada uma delas demons­trar o modo de tra­ba­lhar e o pró­prio rela­ci­o­na­men­to com a comu­ni­da­de local. “Leva, além do sota­que regi­o­nal, o conhe­ci­men­to da cul­tu­ra da região e daqui­lo que faz sen­ti­do peran­te aque­la rea­li­da­de. A gen­te ter as emis­so­ras de cada um des­ses muni­cí­pi­os enga­ja­das em todo o pro­ces­so de trans­mis­são e cober­tu­ra do São João é mui­to sig­ni­fi­ca­ti­vo.  A gen­te colo­ca na voz das pes­so­as que são daque­la região, efe­ti­va­men­te, na pro­du­ção des­se con­teú­do”, deta­lhou.

Ao todo, o pro­je­to Arraia Bra­sil vai per­cor­rer seis cida­des ao lon­go de todo o mês de junho, mos­tran­do a cul­tu­ra juni­na, prin­ci­pal­men­te na região nor­des­te. “Além das trans­mis­sões, outras maté­ri­as nos jor­nais vão uti­li­zar o mes­mo selo do pro­je­to e tam­bém vão mos­trar a diver­si­da­de em outros muni­cí­pi­os. E esse pro­je­to tem a rele­vân­cia da comu­ni­ca­ção públi­ca, de mos­trar a cul­tu­ra e a diver­si­da­de cul­tu­ral do Bra­sil. A gen­te con­se­gue cum­prir com esse papel da comu­ni­ca­ção públi­ca de apre­sen­tar para ao res­to do Bra­sil esses fes­te­jos e, por con­sequên­cia, fomen­tar e for­ta­le­cer a cul­tu­ra e a diver­si­da­de regi­o­nal”.

A rei­to­ra da UERN, Cicí­lia Maia, dis­se ser uma hon­ra poder apre­sen­tar as rique­zas da cul­tu­ra popu­lar do esta­do para todo o públi­co bra­si­lei­ro. “É mui­to gra­ti­fi­can­te poder divul­gar essa bela fes­ta cul­tu­ral em nível naci­o­nal. Nos­sa emis­so­ra uni­ver­si­tá­ria, a UERN TV, vem se dedi­can­do bas­tan­te a essa par­ce­ria, e dei­xa­mos aqui o nos­so reco­nhe­ci­men­to e gra­ti­dão a todos que fazem a UERN TV, e eu não tenho dúvi­das que será um suces­so esse momen­to. É mui­to empol­gan­te acom­pa­nhar essa mis­tu­ra de sota­ques e cul­tu­ras que mos­tra a diver­si­da­de do nos­so Bra­sil. E para fina­li­zar, eu que­ro des­ta­car que temos o com­pro­mis­so de demo­cra­ti­zar cada vez mais a comu­ni­ca­ção e levar con­teú­do de qua­li­da­de para todos e todas”, dis­se Cicí­lia à Agên­cia Bra­sil.

Mossoró

Con­si­de­ra­da uma das mai­o­res fes­tas de São João do Bra­sil, a fes­ta em Mos­so­ró vai ter, além de gran­des shows, comuns nes­sas fes­ti­vi­da­des, a apre­sen­ta­ção do espe­tá­cu­lo tea­tral cha­ma­do Chu­va de Bala no país de Mos­so­ró que retra­ta a resis­tên­cia do povo local ao ban­do do capi­tão Vir­gu­li­no Fer­rei­ra, o Lam­pião.

O dire­tor da UERN TV, Fabi­a­no Morais dis­se à Agên­cia Bra­sil que o fato acon­te­ceu em 1927 e Mos­so­ró foi o úni­co local em que o ata­que do ban­do de Lam­pião não teve êxi­to, sen­do expul­so pelos mora­do­res.  A his­tó­ria, que tem qua­se 100 anos, é con­ta­da por cer­ca de 100 ato­res locais, no local da bata­lha, em fren­te à igre­ja de São Vicen­te.

“Isso pas­sa a ser um dife­ren­ci­al que Mos­so­ró Cida­de Juni­na tem em rela­ção a outras fes­ti­vi­da­des do país, que tem as fes­tas, qua­dri­lhas, comi­das típi­cas, que aqui tam­bém tem. E Mos­so­ró Cida­de Juni­na é, de fato, o mai­or even­to popu­lar den­tro do Rio Gran­de do Nor­te. É a mai­or fes­ti­vi­da­de, com cer­te­za, e rece­be turis­tas, não só den­tro do esta­do, mas, sobre­tu­do, do Cea­rá, pela pro­xi­mi­da­de, do Piauí, da Paraí­ba tam­bém. É um even­to que movi­men­ta mui­to com a eco­no­mia local, tem uma repre­sen­ta­ti­vi­da­de mui­to gran­de na gera­ção de empre­go e ren­da”, dis­se.

Fabi­a­no Morais, apre­sen­ta­dor da fes­ta, ao lado de Ali­ne Linha­res, clas­si­fi­cou a trans­mis­são como his­tó­ri­ca, já que será a pri­mei­ra vez que a fes­ti­vi­da­de vai ser trans­mi­ti­da na ínte­gra.

“Mos­so­ró sem­pre teve par­ti­ci­pa­ções em rede naci­o­nal, com repor­ta­gens e até links de repor­ta­gens ao vivo. Mas uma trans­mis­são com­ple­ta, acre­di­to que seja a pri­mei­ra na his­tó­ria. Por isso, ela já entra para a repre­sen­ta­ti­vi­da­de da cida­de. E para a UERN TV, né, que é par­cei­ra da EBC [Empre­sa Bra­sil de Comu­ni­ca­ção] des­de dezem­bro. É um moti­vo de mui­to orgu­lho fazer par­te des­se pro­je­to Arraiá Bra­sil. Onde a gen­te vai estar com qua­tro horas no ar, movi­men­tan­do aí mais de 15 pes­so­as. E um envol­vi­men­to gran­de para que a gen­te pos­sa fazer uma gran­de trans­mis­são”, come­mo­rou.

Caruaru

No sába­do será a vez da fes­ta em Caru­a­ru. A trans­mis­são, em par­ce­ria com a PREF TV vai trans­mi­tir os shows de Bell Mar­ques, Geral­do Car­do­so e Nego do Acor­de­on. A trans­mis­são come­ça às 22h e vai até as 2h.

O secre­tá­rio de Comu­ni­ca­ção de Caru­a­ru, Thi­a­go Aze­ve­do, dis­se que equi­pes de repor­ta­gem cir­cu­la­rão os 27 polos de ani­ma­ção, tra­zen­do infor­ma­ções em tem­po real da movi­men­ta­ção, con­ver­san­do com turis­tas e com a popu­la­ção local, que acom­pa­nha a fes­ta. Além das entra­das ao vivo dos links, tam­bém serão mos­tra­das repor­ta­gens sobre a cul­tu­ra, a gas­tro­no­mia e outras curi­o­si­da­des de Caru­a­ru.

“O São João é mui­to visi­ta­do e pre­ci­sa­va ser mos­tra­do para o Bra­sil todo. E esse ano a gen­te con­se­gue, atra­vés des­sa par­ce­ria com a TV Bra­sil, entrar na casa das pes­so­as para mos­trar a nos­sa rique­za cul­tu­ral, a rique­za do nos­so São João. Atra­vés da par­ce­ria com a PREF TV a gen­te vai estar mos­tran­do os 27 polos de ani­ma­ção, qua­dri­lhas, cul­tu­ra, trio pé de ser­ra, shows naci­o­nais, até inter­na­ci­o­nais. Toda a tra­di­ção do São João aqui na cida­de. E mui­ta ale­gria, mui­to for­ró. A gen­te está mui­to feliz com tudo isso”, con­tou Aze­ve­do à Agên­cia Bra­sil.

Campina Grande

Já no Domin­go será a vez da fes­tan­ça em Cam­pi­na Gran­de. Tam­bém trans­mi­ti­da em par­ce­ria com a UERN TV, a fes­ta, com iní­cio às 2h, vai con­tar com os shows de Tar­cí­sio do Acor­de­on, Limão com Mel, Mano Wal­ter e Mexe Vil­le.

O pro­je­to Arraiá Bra­sil se esten­de ao lon­go do mês de junho. Até o fim do mês, as trans­mis­sões con­ta­rão ain­da com as per­for­man­ces de nomes como Ive­te San­ga­lo, Luan San­ta­na, Zé Vaquei­ro, Trio For­ró do Bom, Xand Avião, Elba Rama­lho, Mes­tri­nho, entre outros.

A pro­gra­ma­ção espe­ci­al da TV Bra­sil, em par­ce­ria com as emis­so­ras da rede, tem como obje­ti­vo pro­mo­ver uma comu­ni­ca­ção diver­sa, aten­ta ao regi­o­na­lis­mo, às tra­di­ções e mani­fes­ta­ções cul­tu­rais do país.

Secre­tá­rio Che­fe de Gabi­ne­te e Coor­de­na­dor de Comu­ni­ca­ção da pre­fei­tu­ra de Cam­pi­na Gran­de, Mar­co Alfre­do, dis­se que a trans­mis­são de alguns dias da fes­ta vai aju­dar a mos­trar a real dimen­são dos fes­te­jos, que duram 33 dias.

“Essa par­ce­ria que fir­ma­mos com a EBC para algu­mas trans­mis­sões do even­to tem dei­xa­do todos nós mui­to satis­fei­tos pelos resul­ta­dos, pela reper­cus­são, pelo pro­fis­si­o­na­lis­mo da equi­pe e sobre­tu­do por, atra­vés des­ta trans­mis­são, aju­dar-nos a dar a real dimen­são do mai­or São João do Mun­do. Esta­mos mui­to satis­fei­tos e a gen­te espe­ra, natu­ral­men­te, que no pró­xi­mo ano a gen­te mais uma vez con­te com a dis­po­si­ção, o empe­nho e o bri­lho dos pro­fis­si­o­nais da EBC”, afir­mou.

Edi­ção: Ali­ne Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Suspenso por 4 anos, programa Natureza Viva volta ao ar neste domingo

Repro­du­ção: © Arqui­vo pes­so­al Atração será transmitida neste domingo na Nacional da Amazônia, às 9h …