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Uber: corridas devem ter ar-condicionado sem cobrança de taxa extra

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Informação responde a resolução que pede informações claras


Pub­li­ca­do em 19/01/2024 — 14:09 Por Ana Cristi­na Cam­pos — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

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A Uber garan­tiu ser pos­sív­el solic­i­tar o uso de ar-condi­ciona­do em todas as cor­ri­das de todas as modal­i­dades de via­gens inter­me­di­adas pela platafor­ma. A infor­mação foi uma respos­ta à Sec­re­taria de Esta­do de Defe­sa do Con­sum­i­dor do Rio de Janeiro sobre a res­olução que deter­mi­na infor­mações claras sobre o uso de ar-condi­ciona­do nos veícu­los.

A empre­sa acres­cen­tou que con­de­na vee­mente­mente a cobrança extra para o uso do equipa­men­to, mas não citou se vai tirar de cir­cu­lação motoris­tas que não estiverem com o ar-condi­ciona­do fun­cio­nan­do.

Em nota, a Asso­ci­ação Brasileira de Mobil­i­dade e Tec­nolo­gia (Amo­bitec) afir­mou que o val­or da cor­ri­da é o visu­al­iza­do pelo pas­sageiro na con­tratação do serviço, logo não estão pre­vis­tas cobranças adi­cionais pelo motorista. Sobre o uso do ar-condi­ciona­do, a asso­ci­ação afir­ma que as platafor­mas asso­ci­adas têm políti­cas próprias e que são infor­madas nos respec­tivos sites. Para com­ple­tar, ressaltou que o motorista par­ceiro é respon­sáv­el pela manutenção do car­ro e pelo bom fun­ciona­men­to do veícu­lo.

Já a 99, não deu retorno à sec­re­taria. Desse modo, a pas­ta vai comu­nicar a Amo­bitec que a platafor­ma não apre­sen­tou posi­ciona­men­to a respeito do cumpri­men­to da res­olução. Além de adver­tir a empre­sa, a sec­re­taria tam­bém vai abrir um proces­so admin­is­tra­ti­vo para apu­ração do caso, sob pena da adoção de medi­das legais cabíveis dis­postas no Códi­go de Defe­sa do Con­sum­i­dor, des­de mul­tas até a inter­rupção do serviço.

“A res­olução pre­vê que as infor­mações entre as platafor­mas, motoris­tas e pas­sageiros sejam claras e pre­cisas. O con­sum­i­dor não pode ser sur­preen­di­do por cobranças extras. Seguimos obser­van­do o cumpri­men­to da res­olução. Diante de novas denún­cias, vamos apu­rar”, afir­mou, em nota, o secretário de Esta­do de Defe­sa do Con­sum­i­dor, Gutem­berg Fon­se­ca.

Até o momen­to, mais de 400 men­sagens sobre ar-condi­ciona­do em car­ros por aplica­ti­vo foram envi­adas para a sec­re­taria. Os pas­sageiros que se sen­tirem lesa­dos podem entrar em con­ta­to pelo What­sApp (21) 9336–4848 ou demais canais ofi­ci­ais da pas­ta.

Edição: Aline Leal

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