...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Educação / UFRJ reunirá pesquisadores para discutir desigualdades

UFRJ reunirá pesquisadores para discutir desigualdades

Repro­dução: © Divul­gação

A entrada será gratuita e haverá tradução simultânea


Pub­li­ca­do em 02/05/2023 — 08:17 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ) pro­move, no próx­i­mo dia 12, no Museu do Aman­hã, no Rio, o even­to “Inter­na­cional­iza UFRJ 2030”, que reunirá pesquisadores da insti­tu­ição que desen­volver­am tra­bal­hos no exte­ri­or e, tam­bém, cien­tis­tas inter­na­cionais para dis­cu­tir temas como sus­tentabil­i­dade e desigual­dades. Será das 9h às 18h. A entra­da é gra­tui­ta. Haverá tradução simultânea.

Falan­do à Agên­cia Brasil, a arquite­ta, urban­ista e pro­fes­so­ra da UFRJ, Ethel Pin­heiro, inte­grante da comis­são orga­ni­zado­ra da ini­cia­ti­va, disse que os dez pesquisadores da insti­tu­ição que par­tic­i­parão do encon­tro, entre docentes e doutoran­dos, vão mostrar o que fiz­er­am quan­do foram ben­e­fi­ci­a­dos por uma bol­sa de mobil­i­dade acadêmi­ca — “uma pesquisa desen­volvi­da através de uma parce­ria inter­na­cional”. Um dos relatos de exper­iên­cias vivi­das na pesquisa inter­na­cional será o do edi­tor-exec­u­ti­vo da MIT Tech­nol­o­gy Review Brasil, Rafael Coim­bra, que obser­vou os impactos da Inteligên­cia Arti­fi­cial e do metaver­so na saúde men­tal.

Inter­na­cional­iza UFRJ 2030 cel­e­bra a inter­na­cional­iza­ção da uni­ver­si­dade por meio de bol­sas de mobil­i­dade e auxílio pelo Pro­gra­ma Capes-Print, cri­a­do em 2017 e des­ti­na­do a doutoran­dos, docentes e téc­ni­cos de pós-grad­u­ações das uni­ver­si­dades públi­cas do Brasil. A pro­moção debaterá duas grandes áreas lig­adas aos Obje­tivos do Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el (ODS) da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU).

Áreas de interesse

Ethel Pin­heiro infor­mou que as áreas de inter­esse sele­cionadas pela UFRJ no Capes-Print foram com­bate às desigual­dades e a pro­teção à vida. Esclare­ceu que, emb­o­ra os palestrantes estrangeiros ten­ham qua­tro áreas temáti­cas difer­entes, “as qua­tro falam de desigual­dades ou de pro­teção à vida”.

A pedi­atra Ruth Etzel, da Milken Insti­tute School of Pub­lic Health, dos Esta­dos Unidos, por exem­p­lo, falará sobre os efeitos da exposição à poluição do ar na incidên­cia de doenças em cri­anças. A espe­cial­ista é recon­heci­da por inves­ti­gar ess­es impactos em difer­entes cidades do plan­e­ta. “Ela fala sobre como lidar com viros­es, inclu­sive em país­es lati­no-amer­i­canos e saúde da cri­ança”, disse. Out­ro pro­fes­sor, Niels Albert­sen, da Aarhus School of Archi­tec­tures, da Dina­mar­ca, refer­ên­cia sobre urban­is­mo e ciên­cias soci­ais nos país­es da Escan­d­inávia e Europa, apre­sen­tará sua visão de como mod­ern­izar e “ecol­o­gizar” cidades con­tem­porâneas para super­ar os dile­mas urbanos.

Ethel admi­tiu que os dois temas sele­ciona­dos pela UFRJ abrangem out­ras áreas, como saúde, segu­rança ali­men­tar e poluição, entre out­ras. “Na ver­dade, abrangem tan­tas áreas que são as fac­ul­dades que nós temos: arquite­tu­ra, urban­is­mo, soci­olo­gia, psi­colo­gia, bio­quími­ca, med­i­c­i­na e geografia. São muitas”, esclare­ceu.

Micro palestras

Ape­sar de ser real­iza­do em um úni­co dia, Ethel infor­mou que os palestrantes estrangeiros per­manecerão no Rio e realizarão micro palestras para a comu­nidade acadêmi­ca de pós-grad­u­ação da UFRJ, nos dias 15 e 16 de maio. “Eles estarão cir­cu­lan­do pela UFRJ, falan­do do que sabem e con­stru­in­do con­hec­i­men­to”. O roteiro está no Insta­gram da UFRJ. Será pos­sív­el tam­bém assi­s­tir às palestras inter­na­cionais após o even­to, neste endereço.

Estarão tam­bém entre os palestrantes estrangeiros o dire­tor do Depar­ta­men­to de Con­tabil­i­dade e Finanças da Uni­ver­si­dade de Grana­da, na Espan­ha, Manuel Boli­var, que falará sobre “Transparên­cia gov­er­na­men­tal e par­tic­i­pação cidadã para alcançar cidades mais inclu­si­vas”; e o pres­i­dente do Comitê Inter­na­cional de Micro­bi­olo­gia Ali­men­tar e pro­fes­sor da Uni­ver­si­dade de Gante, na Bél­gi­ca, Andre­ja Rajkovic, que abor­dará os riscos para a segu­rança ali­men­tar cau­sa­dos pelo acú­mu­lo de plás­ti­co em ecos­sis­temas, o que cria uma comu­nidade com­plexa de micror­gan­is­mos, chama­da plas­t­is­fera.

A pro­gra­mação do even­to pode ser aces­sa­da aqui.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta

Nova modalidade de empréstimo promete ser menos cara Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil …