...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Noticias / Último fim de semana do ano terá chuvas em grande parte do país

Último fim de semana do ano terá chuvas em grande parte do país

Repro­du­ção: © arqui­vo EBC

Calor predominará no Norte e Nordeste, Sul terá massa de ar polar


Publi­ca­do em 30/12/2023 — 11:24 Por Well­ton Máxi­mo – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O últi­mo fim de sema­na de 2023 terá o pre­do­mí­nio de chu­vas em boa par­te do país, com aler­ta de tem­po­rais e de ven­tos for­tes em algu­mas regiões. O calor pre­do­mi­na­rá no Nor­te e no Nor­des­te, enquan­to uma mas­sa de ar polar der­ru­ba­rá as tem­pe­ra­tu­ras no Sul.

O Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Mete­o­ro­lo­gia (Inmet) emi­tiu um aler­ta ama­re­lo de chu­vas inten­sas das 10h des­te sába­do (30) até as 10h des­te domin­go (31). O aler­ta abran­ge qua­se todo o Sudes­te (exce­to muni­cí­pi­os minei­ros pró­xi­mos à divi­sa com a Bahia), todo o Cen­tro-Oes­te, o sul da Bahia e do Pará, qua­se todo o Ama­zo­nas (exce­to nor­des­te do esta­do), Acre, Rondô­nia e muni­cí­pi­os para­na­en­ses pró­xi­mos à divi­sa com São Pau­lo.

Segun­do o Inmet, essas regiões pode­rão regis­trar chu­vas de 20 a 30 milí­me­tros em uma hora e de 50 milí­me­tros por dia, com ven­tos entre 40 e 60 quilô­me­tros por hora (km/h). Ape­sar do tem­po­ral, há bai­xo ris­co de cor­te de ener­gia elé­tri­ca, ala­ga­men­tos, des­li­za­men­tos, des­car­gas elé­tri­cas e que­das de galhos de árvo­res.

A situ­a­ção é mais pre­o­cu­pan­te no Espí­ri­to San­to, no esta­do do Rio de Janei­ro, na zona da mata minei­ra e nos muni­cí­pi­os pau­lis­tas do Vale do Paraí­ba. Essas regiões estão com aler­ta laran­ja para ven­da­vais até as 20h des­te sába­do. O Inmet adver­te para o ris­co de ven­tos entre 60 e 100 km/h, com ris­co de que­da de árvo­res, des­te­lha­men­to de casas e danos em edi­fí­ci­os.

Ape­nas o extre­mo nor­te do país, o Nor­des­te e o Sul têm pre­vi­são de pou­ca chu­va nos dias finais do ano. No Nor­des­te, a pre­vi­são é de calor, com a pos­si­bi­li­da­de de chu­vas iso­la­das nas regiões lito­râ­ne­as.

No Sul, uma mas­sa de ar polar tra­rá tem­po fres­co, com a pos­si­bi­li­da­de de frio nas áre­as mais altas. Tam­bém have­rá chu­vas fra­cas ao lon­go do fim de sema­na no lito­ral de San­ta Cata­ri­na e do Para­ná e no nor­te do Para­ná.

Réveillon

A vira­da do ano terá tem­po enco­ber­to e sem chu­va na mai­or par­te do país. No sul e no cen­tro de Goiás (incluin­do Goi­â­nia), no les­te e no cen­tro de Mato Gros­so, no cen­tro de Minas Gerais, em todo o Vale do Rio São Fran­cis­co, no sul do Mara­nhão e do Piauí e no ser­tão de Per­nam­bu­co, Paraí­ba, Cea­rá e Rio Gran­de do Nor­te, há a pos­si­bi­li­da­de de chu­vis­cos duran­te o réveil­lon.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bolsonaro volta a pedir afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Recurso deverá ser apreciado pelo presidente do STF Publi­ca­do em …