...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Repro­dução: © REUTERS/Agustin Mar­car­i­an

Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno


Pub­li­ca­do em 19/11/2023 — 21:51 Por Well­ton Máx­i­mo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O can­dida­to de ultra­di­re­i­ta Javier Milei será o futuro pres­i­dente da Argenti­na pelos próx­i­mos qua­tro anos. Com 98,21% das urnas apu­radas, ele está matem­ati­ca­mente eleito com 55,75% dos votos, con­tra 44,24% do can­dida­to gov­ernista e atu­al min­istro da Econo­mia, Ser­gio Mas­sa.

Ao votar no iní­cio da tarde, Milei disse que “tudo o que tin­ha de ser feito já foi feito” e a hora de as pes­soas falarem tin­ha chega­do, “ape­sar da cam­pan­ha do medo”. O can­dida­to da coal­izão La Lib­er­tad Avan­za disse que o momen­to era de esper­ança, para impedir o que chamou de “con­tinuidade da decadên­cia”.

Econ­o­mista, Milei se car­ac­ter­i­za por ser um can­dida­to anti­s­sis­tema num país abal­a­do por uma grave crise econômi­ca, onde a inflação chegou a 142,7% nos 12 meses ter­mi­na­dos em out­ubro. Ele prom­ete dolarizar a econo­mia e extin­guir o Ban­co Cen­tral argenti­no para acabar com a inflação, mas ameni­zou out­ras promes­sas no segun­do turno, prom­e­tendo não pri­va­ti­zar a saúde e as esco­las públi­cas.

Alça­do à fama como comen­tarista econômi­co em pro­gra­mas de tele­visão, Milei se diz amante de cães e, segun­do a mídia argenti­na, tem vários clones de um cachor­ro que viveu de 2004 a 2017. Emb­o­ra ten­ha se ali­a­do a políti­cos da dire­i­ta tradi­cional no segun­do turno, como o ex-pres­i­dente Mauri­cio Macri e a can­di­da­ta der­ro­ta­da Patri­cia Bull­rich, o can­dida­to vence­dor atraiu o voto sobre­tu­do dos mais jovens ao se posi­cionar con­tra aos políti­cos tradi­cionais, que chama de “a cas­ta”.

Durante a cam­pan­ha, Milei foi com­para­do a políti­cos como o ex-pres­i­dente norte-amer­i­cano Don­ald Trump e o ex-pres­i­dente brasileiro Jair Bol­sonaro. O futuro pres­i­dente argenti­no define-se como lib­ertário e anar­co­cap­i­tal­ista e declar­ou-se defen­sor de ideias como a com­er­cial­iza­ção de órgãos e a livre ven­da de armas. Durante o segun­do turno, criti­cou o papa Fran­cis­co, a quem chamou de comu­nista.

Brasil

Pelas redes soci­ais, antes mes­mo da con­fir­mação da vitória de Milei, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va parab­eni­zou as insti­tu­ições argenti­nas pela con­dução do proces­so eleitoral, bem como ao povo argenti­no pela par­tic­i­pação “de for­ma ordeira e pací­fi­ca”.

Ain­da sem saber quem seria o vence­dor, Lula dese­jou sorte ao próx­i­mo gov­er­no. “Dese­jo boa sorte e êxi­to ao novo gov­er­no. A Argenti­na é um grande país e merece todo o nos­so respeito. O Brasil sem­pre estará à dis­posição para tra­bal­har jun­to com nos­sos irmãos argenti­nos”. O pres­i­dente brasileiro ain­da não se man­i­festou após a con­fir­mação do resul­ta­do no país viz­in­ho.

* com infor­mações da Agên­cia Télam

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

SpaceX lança foguete, mas propulsor explode após separar da Starship

Repro­dução: © Reuters Teste vai ajudar a melhorar a confiabilidade do propulsor e da nave …