...
terça-feira ,11 fevereiro 2025
Home / Educação / Um em cada três alunos inscritos não compareceu ao segundo dia do Enem

Um em cada três alunos inscritos não compareceu ao segundo dia do Enem

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Abstenção ficou na média de edições anteriores da prova


Pub­li­ca­do em 12/11/2023 — 21:42 Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A ausên­cia dos inscritos no segun­do dia de provas do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) ficou em 32%, ou seja, um em cada três inscritos não com­pare­ceu aos locais de pro­va neste domin­go (12). Ao todo, mais de 3,9 mil­hões de pes­soas se inscrever­am na edição deste ano do exame. A ausên­cia neste domin­go foi a mes­ma do segun­do dia da edição de 2022, quan­do 32% dos inscritos tam­bém fal­taram.

A média históri­ca de abstenção no Enem gira em torno de um terço dos inscritos, segun­do o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep). A exceção foi durante os dois primeiros anos da pan­demia. Em 2021, a abstenção bateu o recorde de 55%. Antes, o recorde havia sido em 2009, quan­do 37% dos inscritos não com­pare­ce­r­am à pro­va.

O min­istro da Edu­cação Cami­lo San­tana desta­cou que entre as pri­or­i­dades para o próx­i­mo ano estão aumen­tar o número de inscrições e diminuir as abstenções.

“Vamos faz­er uma grande avali­ação final desse Enem para que pos­samos, não só ampli­ar o número de par­tic­i­pantes, mas diminuir esse per­centu­al [de ausên­cia], ape­sar de, his­tori­ca­mente, ter sido esse o per­centu­al.”

Eliminações

Neste segun­do dia de provas, quan­do foram tes­ta­dos os con­hec­i­men­tos de ciên­cias da natureza e matemáti­ca, foram elim­i­na­dos 2.217 par­tic­i­pantes. Os motivos vão des­de alunos que por­tavam equipa­men­to eletrôni­co ou mate­r­i­al impres­so, até aque­les que não aten­der­am as ori­en­tações do fis­cal ou saíram antes da hora per­mi­ti­da (15h30). Foram reg­istra­dos ain­da 859 prob­le­mas logís­ti­cos, como emergên­cias médi­cas, inter­rupção tem­porária de luz ou prob­le­mas de abastec­i­men­to de água.

Com isso, o pres­i­dente do Inep, Manuel Palá­cios, avaliou que o dia de pro­va transcor­reu den­tro da nor­mal­i­dade: “exce­to poucos episó­dios com pequenos inci­dentes, a apli­cação ocor­reu com tran­quil­i­dade em todo o país”.

Questão anulada

Uma questão que trata­va da gripe cau­sa­da pelo vírus H1N1 foi anu­la­da por fal­ta de ineditismo. Isso porque essa mes­ma questão já havia sido apli­ca­da na edição do Enem para pes­soas pri­vadas de liber­dade, em 2010. Segun­do o Min­istério da Edu­cação, a anu­lação dessa questão não inter­fere no resul­ta­do do Enem.

Além dis­so, o Min­istério iden­ti­fi­cou, assim como no primeiro dia de provas, um vaza­men­to de foto de um dos cader­nos da pro­va às 17h, antes do horário per­mi­ti­do para sair com a pro­va impres­sa, que é às 18h. O min­istro da Edu­cação, Cami­lo San­tana, infor­mou que a Polí­cia Fed­er­al foi aciona­da para inves­ti­gar o caso, mas que esse vaza­men­to tam­bém não prej­u­di­cou a apli­cação do Enem.

“Lem­bran­do que não há nen­hum pre­juí­zo porque não hou­ve con­fir­mação de vaza­men­to antes do iní­cio da pro­va. A pro­va já tin­ha ini­ci­a­do às 13h30, todos os portões estavam fecha­dos, e três horas e meia depois hou­ve essa cir­cu­lação. A Polí­cia Fed­er­al colo­cará todo o rigo para apu­rar esse fato crim­i­noso.”

Neste domin­go, a Polí­cia Fed­er­al iden­ti­fi­cou oito sus­peitos acu­sa­dos de vazar a pro­va no primeiro dia do Enem, no domin­go pas­sa­do. À semel­hança do ocor­ri­do neste segun­do dia de pro­va, não foram iden­ti­fi­cadas fotos antes do iní­cio do teste.

Reaplicação

Os estu­dantes que se sen­ti­ram prej­u­di­ca­dos por algum moti­vo podem solic­i­tar a reapli­cação da pro­va. O pedi­do deve ser feito por meio da Pági­na do Par­tic­i­pante, de 13 a 17 de novem­bro. A reapli­cação ocor­rerá nos dias 12 e 13 de dezem­bro.

“Quem foi prej­u­di­ca­do por prob­le­mas logís­ti­cos ou acometi­do por doenças infec­to­con­ta­giosas, como pre­vê o edi­tal, pode pedir para faz­er as provas nos dias 12 e 13 de dezem­bro. O mes­mo vale para as pes­soas que não com­pare­ce­r­am porque foram alo­cadas a uma dis­tân­cia supe­ri­or a 30 quilômet­ros da residên­cia infor­ma­da na inscrição.”

O segun­do dia do Enem de 2023 testou os estu­dantes em 90 questões de ciên­cias da natureza e matemáti­ca. As provas foram apli­cadas em 1.750 municí­pios com mais de 132 mil salas para real­iza­ção do exame.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas abre inscrições

Organização espera 18 milhões de participantes Guil­herme Jerony­mo — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em …