...
sábado ,22 março 2025
Home / Cultura / UnB promove Festa do Livro com foco em pensadoras negras

UnB promove Festa do Livro com foco em pensadoras negras

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Primeira edição do evento começa nesta terça-feira e vai até quinta


Pub­li­ca­do em 17/09/2023 — 10:54 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Tradição em várias cap­i­tais brasileiras, as feiras de livros de edi­toras uni­ver­sitárias estão chegan­do a Brasília. De terça-feira (19) a quin­ta-feira (21), a Uni­ver­si­dade de Brasília (UnB) pro­move a 1ª Fes­ta do Livro. O even­to, no mezani­no do Min­hocão Sul, estreia com foco em um núcleo pro­du­tor de con­hec­i­men­to críti­co: pen­sado­ras e autoras negras.

“Esse tema é uma maneira de puxar o debate da par­tic­i­pação das mul­heres negras em todas as esferas de inter­esse. De for­ma que esse pro­tag­o­nis­mo da mul­her negra pudesse se tornar uma pau­ta para reflexão, tan­to den­tro da uni­ver­si­dade como na comu­nidade do Dis­tri­to Fed­er­al como um todo”, expli­ca a dire­to­ra da Edi­to­ra UnB, Ger­mana Hen­riques.

Com 35 edi­toras par­tic­i­pantes, a 1ª Fes­ta do Livro terá qua­tro lança­men­tos, qua­tro palestras, uma mesa-redon­da, um work­shop e um mini­cur­so. Tam­bém haverá a exibição de ilus­trações escol­hi­das no con­cur­so orga­ni­za­do pela Edi­to­ra UnB e a divul­gação do resul­ta­do do edi­tal de ensaios. Além dos qua­tro livros a serem lança­dos, haverá o lança­men­to con­jun­to de obras do Núcleo de Escritoras Pre­tas Maria Firmi­na dos Reis, con­sti­tuí­do por pro­fes­so­ras uni­ver­sitárias.

Entre alguns temas de destaque nos debates, estão a análise da políti­ca de cotas raci­ais; do lema “vidas negras impor­tam”; da relação entre cor­pos negros e homos­sex­u­al­i­dade; e uma análise do racis­mo como neu­rose cul­tur­al, inspi­ra­da no tra­bal­ho da antropólo­ga Lélia González.

Todas as edi­toras par­tic­i­pantes venderão livros com descon­to de pelo menos 30%. No caso da Edi­to­ra UnB, os preços terão reduções maiores, de 40% a 50%.

Para­le­la­mente à feira do livro, haverá a Feira da Viração, onde fun­cionários da UnB venderão arte­sanatos, biju­te­rias e itens usa­dos. “É por isso que chamamos o even­to de Fes­ta do Livro, porque quer­e­mos que seja muito mais do que uma feira”, jus­ti­fi­ca Ger­mana.

Adiamento

Segun­do a dire­to­ra da Edi­to­ra UnB, a ideia da Fes­ta do Livro esta­va em ges­tação des­de 2016. No entan­to, uma reestru­tu­ração na uni­ver­si­dade e na própria edi­to­ra adi­aram a ini­cia­ti­va. A primeira edição chegou a ser plane­ja­da em 2019 e ocor­re­ria em 2020, mas a pan­demia de covid-19 poster­gou nova­mente o even­to.

“Essa será a primeira edição. A ideia é que a Fes­ta do Livro ocor­ra em todos os anos, sem­pre no segun­do semes­tre. Como em edi­toras uni­ver­sitárias de diver­sas cap­i­tais”, expli­ca Ger­mana. “Quer­e­mos que esse even­to, que será muito mais do que uma sim­ples feira, vire uma tradição no Dis­tri­to Fed­er­al.”

A pro­gra­mação com­ple­ta da 1ª Fes­ta do Livro pode ser con­feri­da na seguinte pági­na: festadolivro.unb.br. Out­ras infor­mações tam­bém podem ser obti­das nos per­fis da Edi­to­ra UnB no Face­book, no Insta­gram e no Tik Tok.

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

ONU alerta sobre impactos da mudança climática nas geleiras

Países em desenvolvimento nas montanhas precisam de US$ 187 bi anuais Fabío­la Sin­im­bú — Repórter …