...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Educação / Unicef lança guia voltado para a educação infantil e a alfabetização

Unicef lança guia voltado para a educação infantil e a alfabetização

Repro­dução: Agên­cia Brasil / EBC

Iniciativa traz podcasts com histórias e brincadeiras


Publicado em 03/06/2021 — 07:30 Por Agência Brasil — Brasília

O Fun­do das Nações Unidas para a Infân­cia (Unicef) lançou, esta sem­ana, o Guia de Pos­si­bil­i­dades Pedagóg­i­cas, volta­do para a edu­cação infan­til e a alfa­bet­i­za­ção. A pro­pos­ta, em tem­pos de pan­demia, é aux­il­iar edu­cadores e famílias com cri­anças por meio de histórias e brin­cadeiras de, em média, 30 min­u­tos.

No guia, são apre­sen­tadas ori­en­tações para o uso de pod­casts com histórias e brin­cadeiras em sala de aula e em casa. O doc­u­men­to traz ativi­dades divi­di­das por faixa etária e o con­teú­do é volta­do para cri­anças com idade de fre­quen­tar a edu­cação infan­til (0 a 5 anos) e em proces­so de alfa­bet­i­za­ção (anos ini­ci­ais do ensi­no fun­da­men­tal).

“Em um momen­to de pan­demia e neces­si­dade de iso­la­men­to social, as histórias e exper­iên­cias edu­ca­cionais em áudio con­vo­cam as cri­anças à cocri­ação e à imag­i­nação, trazen­do-as para serem pro­tag­o­nistas do seu desen­volvi­men­to e apren­diza­gem. Elas não sub­stituem as exper­iên­cias cole­ti­vas viven­ci­adas no con­tex­to das insti­tu­ições de edu­cação infan­til, mas garan­tem a aprox­i­mação com as famílias, essen­cial neste momen­to adver­so”, desta­cou o Unicef.

São mais de 180 pro­gra­mas com ativi­dades cor­re­spon­dentes, que incen­ti­vam diál­o­gos, desen­hos, jogos, danças e músi­cas para serem feitas cole­ti­va­mente. A par­tir da próx­i­ma segun­da-feira (7), todo o con­teú­do estará disponív­el tam­bém no site da ini­cia­ti­va Deixa que Eu Con­to. Todos os con­teú­dos podem ser baix­a­dos de for­ma gra­tui­ta. Cada pro­gra­ma está divi­di­do em quadros (con­tação de histórias, músi­cas e brin­cadeiras, entre out­ros).

Amazônia

Entre as opções, há, por exem­p­lo, um con­jun­to de pro­gra­mas de rádio diários para cri­anças e famílias com foco na cul­tura amazôni­ca – incluin­do histórias indí­ge­nas, ribeir­in­has, quilom­bo­las e os saberes da região. Os episó­dios são apre­sen­ta­dos pelo edu­cador paraense Lean­dro Med­i­na e pela pesquisado­ra de cul­turas tradi­cionais Andrea Soares e trazem lendas, brin­cadeiras e out­ros con­teú­dos inspi­ra­dos nas difer­entes cul­turas que for­mam a Amazô­nia Legal brasileira.

Cultura afro-brasileira

Out­ra opção são pod­casts que desta­cam a cul­tura negra no Brasil e pro­movem o enfrenta­men­to ao racis­mo. Os episó­dios trazem músi­cas, brin­cadeiras, curiosi­dades apre­sen­tadas por con­ta­dores de histórias negros e quilom­bo­las, incluin­do Vovó Cici, Iva­mar San­tos, Suane Brazão, Kem­la Bap­tista, Mafuane Oliveira e Sama­ra Rosa.

Edição: Paula Labois­sière — Repórter da Agên­cia Brasil

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …