...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Entretenimento / Unidos de Padre Miguel vence a Série Ouro do carnaval carioca

Unidos de Padre Miguel vence a Série Ouro do carnaval carioca

Repro­dução: © Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Escola desfilou no sábado (10) e contou a história de Padre Cícero


Pub­li­ca­do em 14/02/2024 — 21:50 Por Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Unidos de Padre Miguel foi a campeã da Série Ouro do car­naval do Rio de Janeiro e con­quis­tou o dire­ito de se jun­tar à elite das esco­las de sam­ba em 2025, o Grupo Espe­cial. O resul­ta­do foi con­heci­do ago­ra há pouco, depois da apu­ração na Cidade do Sam­ba, na região por­tuária da cidade.

O des­file da esco­la da zona oeste do Rio foi con­sid­er­a­do prati­ca­mente per­feito pelos jura­dos. Ape­nas uma nota 9,9 no que­si­to enre­do. Todas as demais foram 10. Mas como todas têm dire­ito a descar­tar a menor nota em cada que­si­to, a agremi­ação rece­beu a pon­tu­ação máx­i­ma pos­sív­el: 270.

Dois déci­mos atrás, veio a Império Ser­ra­no, que ter­mi­nou na segun­da colo­cação. Na sequên­cia, vier­am Está­cio, União de Mar­icá e São Clemente. Com as menores pon­tu­ações da apu­ração, Império da Tiju­ca (268,1) e Sereno (267,9) foram rebaix­adas e vão des­fi­lar na Série Pra­ta no ano que vem.

Ao todo, 16 esco­las se apre­sen­taram na Mar­quês de Sapu­caí pela Série Ouro, orga­ni­za­da pela Liga Inde­pen­dente do Grupo A do Rio de Janeiro (Liga RJ). Horas antes da apu­ração o que­si­to har­mo­nia foi sortea­do como critério de desem­pate. Além dele, foram jul­ga­dos: fan­tasias, enre­do, sam­ba-enre­do, evolução, comis­são de frente, bate­ria, mestre-sala e por­ta-ban­deira, ale­go­rias e adereços.

Quin­ta esco­la a se apre­sen­tar no segun­do dia de des­files, no sába­do (10), a Unidos de Padre Miguel trouxe para a aveni­da enre­do com títu­lo: “O reden­tor do sertão”, lid­er­a­do pelos car­navale­scos Lucas Mila­to e Edson Pereira. Em destaque, Padre Cícero, um dos mais impor­tantes sac­er­dotes católi­cos do Brasil.

A história do “Pade Ciço” foi con­ta­da a par­tir do imag­inário do povo nordes­ti­no, explo­ran­do as questões mís­ti­cas em torno dele. Ao falar do nasci­men­to do sac­er­dote, lem­brou, por exem­p­lo, como muitos o con­sid­er­aram uma rep­re­sen­tação do próprio Deus cristão. O sam­ba tam­bém desta­cou como o mila­greiro foi sen­sív­el às difi­cul­dades do ser­tane­jo, entre out­ras questões, como a seca e a fome.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …