sábado ,8 maio 2021
Home / Educação / Universidades têm até amanhã para aderir à 1ª seleção do Sisu de 2021

Universidades têm até amanhã para aderir à 1ª seleção do Sisu de 2021

Portões são fechados às 13h para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ).
© Tomaz Silva/Agência Brasil (Reprodução)

Instituições devem descrever condições de concorrência às vagas


Publicado em 11/02/2021 – 10:46 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Termina amanhã (12) o prazo de adesão de instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A adesão, que começou na segunda-feira (8), deve ser feita exclusivamente por meio do site Sisu Gestão.

Só poderão participar desta seleção estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, que foi adiado em razão da pandemia de covid-19 e aplicado em janeiro e fevereiro deste ano.

As inscrições para os estudantes vão de 6 a 9 de abril, segundo edital publicado hoje (11) pelo Ministério da Educação.

Entrada no ensino superior

O Sisu é o programa do MEC para acesso de brasileiros a um curso de graduação em universidades públicas do país, sejam elas federais, estaduais ou municipais. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e, para participar, é preciso ter garantido um bom desempenho nas provas do Enem e não ter zerado a redação.

É de exclusiva responsabilidade da instituição participante descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas por ela ofertadas no âmbito do Sisu. Após o período de adesão, as instituições terão de 17 a 23 de fevereiro para retificar, se for o caso, as informações constantes nos documentos de adesão, que deverão ser encaminhados ao MEC.

O edital de adesão prevê ainda que seja disponibilizado, pelas instituições, o acesso virtual para que os estudantes selecionados pelo Sisu possam encaminhar a documentação exigida e efetuar suas matrículas de forma remota, caso não possam realizar os procedimentos necessários de forma presencial.

Cabe a elas, ainda, divulgar, tanto em suas páginas na internet como em locais de grande circulação de estudantes, as condições específicas de concorrência às vagas ofertadas no âmbito do Sisu, conforme expressas em seus documentos de adesão, bem como editais próprios, como da lista de espera, e a sistemática adotada para a convocação dos candidatos.

Edição: Lílian Beraldo

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A 4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura começa neste sábado (18) e vai até 26 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Inscrições para Olimpíadas de Língua Portuguesa vão até 30 de abril

Competição está em sua sétima edição Publicado em 08/04/2021 – 06:00 Por Camila Boehm – …