...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Uso inadequado da internet pode afetar saúde, diz especialista

Uso inadequado da internet pode afetar saúde, diz especialista

Estudo revela que 24,5 milhões de crianças usam a internet

Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 06/01/2025 — 06:15
São Paulo
A pandemia revelou a desigualdade de acesso à internet
Repro­dução: © Cam­in­hos da Reportagem/TV Brasil

A aprovação de pro­je­to de lei na Assem­bleia Leg­isla­ti­va de São Paulo (Ale­sp), que proíbe o uso de apar­el­hos eletrôni­cos em esco­las públi­cas e pri­vadas no esta­do, já no ano leti­vo de 2025, deu destaque ao tema. Além do cuida­do nas esco­las, o Cen­tro Marista de Defe­sa da Infân­cia avalia que a uti­liza­ção dos apar­el­hos e da inter­net tam­bém pre­cisa de atenção em casa.

Lev­an­ta­men­to da TIC Kids Online Brasil (2024), real­iza­do pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Edu­cação, a Ciên­cia e a Cul­tura (Unesco) e Cetic.br, mostrou que 93% das cri­anças e ado­les­centes brasileiros — de 9 a 17 anos — usam a inter­net, o que rep­re­sen­ta 24,5 mil­hões de pes­soas.

O estu­do apon­tou, ain­da, que cer­ca de três a cada dez usuários de inter­net de nove a 17 anos têm respon­sáveis que usam recur­sos para blo­quear ou fil­trar alguns tipos de sites (34%); para fil­trar aplica­tivos baix­a­dos (32%), que limi­tam pes­soas que entram em con­ta­to por chamadas de voz ou men­sagens (32%); que mon­i­toram sites ou aplica­tivos aces­sa­dos (31%); que blo­queiam anún­cios (28%); aler­tam sobre o dese­jo de faz­er com­pras em aplica­tivos (26%); e que restringem o tem­po na inter­net (24%).

“Assim como ensi­namos nos­sas cri­anças a não falar com estran­hos na rua, temos que ago­ra ensiná-las a como se com­por­tar na inter­net. Atual­mente, pais e respon­sáveis devem tra­bal­har no letra­men­to dig­i­tal, super­vi­sio­n­an­do as ativi­dades e ensi­nan­do dinâmi­cas mer­cadológ­i­cas, pois o uso inad­e­qua­do da inter­net pode ger­ar um meio propí­cio para o adoec­i­men­to físi­co e men­tal”, disse, em nota, Valdir Gugiel, dire­tor do Cen­tro Marista de Defe­sa da Infân­cia e mem­bro do Con­sel­ho Estad­ual dos Dire­itos da Cri­ança e do Ado­les­cente de San­ta Cata­ri­na.

Ele acres­cen­ta que, atual­mente, quan­do se tra­ta de infân­cia e juven­tude, é necessário pro­mover um debate sobre o uso con­sciente de telas e dis­pos­i­tivos e a vio­lên­cia no ambi­ente dig­i­tal.

Ofensas

Ain­da segun­do a TIC Kids Online, entre os usuários de nove a 17 anos, 29% con­taram ter pas­sa­do por situ­ações ofen­si­vas, que não gostaram ou os chatear­am no ambi­ente dig­i­tal. Dess­es, 31% relataram sobre o que acon­te­ceu para seus pais, mães ou respon­sáveis; 29% para um ami­go ou ami­ga da mes­ma idade; 17% para irmãs, irmãos ou pri­mos; e 13% não rev­e­laram para ninguém.

A ger­ente do Cen­tro Marista de Defe­sa da Infân­cia, Bár­bara Pim­pão, expli­ca que alguns casos de situ­ações ofen­si­vas na inter­net podem evoluir para cyber­bul­ly­ing [vio­lên­cia vir­tu­al que ocorre geral­mente com as pes­soas tími­das e inde­fe­sas].

“Cri­anças e ado­les­centes que estão sendo expostas repeti­da­mente a men­sagens que têm o obje­ti­vo de assus­tar, enver­gonhar ou enfure­cer podem sofr­er con­se­quên­cias psi­cológ­i­cas, físi­cas e soci­ais, como baixa autoes­ti­ma, depressão, transtornos de ansiedade e insô­nia”, disse, em nota.

A enti­dade apon­tou as seguintes dicas e cuida­dos para os respon­sáveis em relação ao aces­so de cri­anças e ado­les­centes a fer­ra­men­tas dig­i­tais:

1. Faz­er mon­i­tora­men­to e con­t­role parental do tele­fone celu­lar.

2. Ficar aler­ta a situ­ações ofen­si­vas.

3. Explicar sobre peri­gos do con­ta­to com estran­hos.

4. Con­ver­sar sobre o uso exces­si­vo da inter­net.

5. Acessem jun­tos con­teú­dos para con­sci­en­ti­za­ção.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …