...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Saúde / Vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira no DF

Vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira no DF

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Campanha foi antecipada devido ao período de maior circulação do vírus


Publicado em 19/03/2024 — 08:18 Por Paula Laboissière — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O Dis­tri­to Fede­ral ini­cia nes­ta ter­ça-fei­ra (19) a vaci­na­ção con­tra gri­pe. De acor­do com a Secre­ta­ria de Saú­de, 125 pon­tos vão ofer­tar a dose – incluin­do a Rodo­viá­ria do Pla­no Pilo­to. A lis­ta com­ple­ta com ende­re­ços e horá­ri­os de fun­ci­o­na­men­to pode ser aces­sa­da aqui.

A uni­da­de fede­ra­ti­va é a pri­mei­ra a ini­ci­ar a imu­ni­za­ção con­tra a gri­pe este ano. A cam­pa­nha naci­o­nal está pre­vis­ta para come­çar no pró­xi­mo dia 25. O Dis­tri­to Fede­ral rece­beu, ao todo, 100,5 mil doses, do lote ini­ci­al envi­a­do pelo Minis­té­rio da Saú­de.

Em nota, a Secre­ta­ria de Saú­de des­ta­cou que a ante­ci­pa­ção tem como obje­ti­vo imu­ni­zar o mai­or núme­ro de pes­so­as, “ten­do em vis­ta que esta­mos viven­ci­an­do um perío­do de mai­or cir­cu­la­ção dos vírus”.

Quem pode se vacinar

Con­for­me ori­en­ta­ções do minis­té­rio, a vaci­na­ção con­tra a gri­pe no Dis­tri­to Fede­ral será foca­da nos seguin­tes gru­pos pri­o­ri­tá­ri­os:

- ido­sos a par­tir de 60 anos

- cri­an­ças de 6 meses a 5 anos (as que vão rece­ber o imu­ni­zan­te pela pri­mei­ra vez devem tomar duas doses, com inter­va­lo de 30 dias entre elas)

- ges­tan­tes e puér­pe­ras

- ado­les­cen­tes cum­prin­do medi­das soci­o­e­du­ca­ti­vas

- popu­la­ção pri­va­da de liber­da­de

- pes­so­as com doen­ças crô­ni­cas não trans­mis­sí­veis e outras con­di­ções espe­cí­fi­cas de saú­de (é pre­ci­so apre­sen­tar docu­men­tos que com­pro­vem a con­di­ção clí­ni­ca)

- pro­fes­so­res

- pro­fis­si­o­nais de saú­de

- pro­fis­si­o­nais das for­ças de segu­ran­ça e sal­va­men­to

- mili­ta­res das três For­ças Arma­das

- cami­nho­nei­ros

- tra­ba­lha­do­res por­tuá­ri­os

- tra­ba­lha­do­res de trans­por­te cole­ti­vo rodo­viá­rio

- fun­ci­o­ná­ri­os do sis­te­ma pri­si­o­nal.

Ao com­pa­re­cer a um dos pon­tos de imu­ni­za­ção, é neces­sá­rio apre­sen­tar docu­men­to de iden­ti­fi­ca­ção e a cader­ne­ta de vaci­na­ção. A Secre­ta­ria de Saú­de refor­çou que mes­mo quem já rece­beu doses con­tra a gri­pe em perío­dos ante­ri­o­res deve se vaci­nar este ano.

Entenda

Tra­di­ci­o­nal­men­te rea­li­za­da entre os meses de abril e maio, a cam­pa­nha naci­o­nal de vaci­na­ção con­tra a gri­pe foi ante­ci­pa­da pelo minis­té­rio este ano em razão do aumen­to da cir­cu­la­ção de vírus res­pi­ra­tó­ri­os no país.

A pas­ta infor­mou ter nego­ci­a­do a entre­ga ante­ci­pa­da das doses, que estão pre­vis­tas para serem dis­tri­buí­das aos esta­dos das regiões Nor­des­te, Cen­tro-Oes­te, Sudes­te e Sul. Muni­cí­pi­os do Nor­te já rea­li­za­ram a imu­ni­za­ção entre novem­bro e dezem­bro do ano pas­sa­do, aten­den­do às par­ti­cu­la­ri­da­des cli­má­ti­cas da região.

De acor­do com o minis­té­rio, a vaci­na pre­vi­ne con­tra os vírus que geral­men­te come­çam a cir­cu­lar no país nos meses de maio, junho e julho. A dose uti­li­za­da é a tri­va­len­te e, por­tan­to, con­ta com três tipos de cepas com­bi­na­das, pro­te­gen­do con­tra os prin­ci­pais vírus em cir­cu­la­ção no Bra­sil.

A esti­ma­ti­va do gover­no fede­ral é que 75 milhões de pes­so­as sejam imu­ni­za­das em todo o país. A pas­ta lem­brou que a vaci­na con­tra a gri­pe pode ser admi­nis­tra­da jun­to a outros imu­ni­zan­tes pre­vis­tos no Calen­dá­rio Naci­o­nal de Vaci­na­ção.

 

arte gripe público alvo

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda o que é o transtorno do espectro autista

Repro­du­ção: © Michal Parzuchowski/Pixabay Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado neste dia …