...
sexta-feira ,13 dezembro 2024
Home / Saúde / Vacinação contra febre aftosa é prorrogada até 17 de dezembro

Vacinação contra febre aftosa é prorrogada até 17 de dezembro

Repro­dução: © CNA/ Wen­der­son Araujo/Trilux

Declaração pode ser feita, no entanto, até o dia 24


Pub­li­ca­do em 10/12/2022 — 11:34 Por Karine Melo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Ter­mi­na no próx­i­mo sába­do (17) a segun­da eta­pa da cam­pan­ha de vaci­nação con­tra a febre aftosa em todo o país. A declar­ação da vaci­nação pelo pro­du­tor, no entan­to, pode ser fei­ta até o dia 24 de dezem­bro.

Ao todo, cer­ca de 161 mil­hões de ani­mais devem ser imu­niza­dos. O pra­zo foi pror­ro­ga­do pelo Min­istério da Agri­cul­tura, Pecuária e Abastec­i­men­to após solic­i­tação de alguns esta­dos, que somente ago­ra tiver­am lotes de par­tidas de vaci­na lib­er­a­dos.

“A ampli­ação do pra­zo foi defini­da para evi­tar transtornos ao pro­du­tor e pre­juí­zos à cober­tu­ra vaci­nal”, expli­ca o dire­tor do Depar­ta­men­to de Saúde Ani­mal, Ger­al­do Moraes.

Em dez esta­dos — Alagoas, Ama­zonas, Ceará, Maran­hão, Pará, Paraí­ba, Per­nam­bu­co, Piauí, Roraima e Rio Grande do Norte — a vaci­nação ocorre em ani­mais de até 24 meses. No caso de 11 unidades da Fed­er­ação (Bahia, Espíri­to San­to, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocan­tins e mais o Dis­tri­to Fed­er­al), que com­põem o Blo­co IV do Plano Estratégi­co do Pro­gra­ma Nacional de Vig­ilân­cia da Febre Aftosa (PE-Pne­fa), a vaci­nação é para bovi­nos e bubali­nos de todas as idades.

Além da vaci­nação, os pro­du­tores devem com­pro­var no órgão execu­tor de defe­sa san­itária ani­mal de seu esta­do. A declar­ação da vaci­na pode ser entregue de for­ma online ou, quan­do não for pos­sív­el, pres­en­cial­mente nos pos­tos des­ig­na­dos pelo serviço vet­er­inário estad­ual nos pra­zos estip­u­la­dos.

As vaci­nas devem ser adquiri­das nas reven­das autor­izadas e man­ti­das entre 2°C e 8°C, des­de a aquisição até o momen­to da uti­liza­ção – incluin­do o trans­porte e a apli­cação, já na fazen­da. Devem ser usadas agul­has novas para apli­cação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada ani­mal, preferindo as horas mais fres­cas do dia, para faz­er a con­tenção ade­qua­da dos ani­mais e a apli­cação da vaci­na.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Revalida 2024: provas da 2ª etapa serão aplicadas neste fim de semana

Exame valida diplomas em medicina de instituições estrangeiras Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil …