...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Saúde / Vacinas da dengue que vencem hoje foram redistribuídas, diz Ministério

Vacinas da dengue que vencem hoje foram redistribuídas, diz Ministério

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Estados podem ampliar faixa etária de imunização


Publicado em 30/04/2024 — 19:13 Por Sabrina Craide — Repórter da Agência Brasil  — Brasília

O Min­istério da Saúde infor­mou nes­ta terça-feira (30) que a maio­r­ia dos esta­dos com dos­es de vaci­nas con­tra a dengue que vencem hoje con­seguiu faz­er a dis­tribuição para out­ros municí­pios, para garan­tir o uso dos imu­nizantes den­tro do pra­zo.

“Esta­mos mon­i­toran­do essa questão com os secretários e recebe­mos a infor­mação de que há pouquís­si­mas dos­es e em alguns esta­dos essas dos­es já ter­mi­naram”, diz a secretária de Vig­ilân­cia em Saúde e Ambi­ente do Min­istério da Saúde, Ethel Maciel.

Ini­cial­mente, havia 600 mil dos­es de vaci­nas que vence­ri­am hoje, mas foram ado­tadas estraté­gias de redis­tribuição das dos­es e, em alguns esta­dos, ampli­ação da faixa etária. “Basea­do no que temos de dados, não vai acon­te­cer per­da físi­ca de vaci­nas. Se acon­te­cer, vai ser de for­ma muito resid­ual, per­to do total de 600 mil dos­es que nós dis­tribuí­mos ini­cial­mente”, expli­cou o dire­tor do Depar­ta­men­to do Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ção, Eder Gat­ti.

Para evi­tar o des­perdí­cio de vaci­nas, o Min­istério da Saúde ampliou o públi­co-alvo, per­mitin­do a imu­niza­ção, pref­er­en­cial­mente, em cri­anças e ado­les­cente de 6 a 16 anos.

A critério dos gestores munic­i­pais, a imu­niza­ção pode ser esten­di­da a pes­soas de 4 a 59 anos, que é o lim­ite etário especi­fi­ca­do na bula da vaci­na Qden­ga, aprova­da pela Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa).

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saiba o que é doença de Crohn, que afeta o jornalista Evaristo Costa

Síndrome não tem cura, mas o tratamento pode controlar os sintomas Éri­ca San­tana — Repórter …