...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Valdileia Martins se classifica à final do salto em altura em Paris

Valdileia Martins se classifica à final do salto em altura em Paris

© Repro­dução X /Time Brasil

Paranaense igualou marca do recorde brasileiro estabelecido há 35 anos


Publicado em 02/08/2024 — 14:29 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Brasil abriu o primeiro dia de com­petições do atletismo no Stade de France com a clas­si­fi­cação da para­nense Valdileia Mar­tins à final do salto em altura nos Jogos de Paris. Nes­ta sex­ta-feira (2), a brasileira ultra­pas­sou o sar­rafo com a mar­ca de 1,92 metro de altura, diante do está­dio lota­do. Valdileia garan­tiu a 11ª colo­cação entre as 12 que avançaram à final, de um total de 32 com­peti­do­ras. No entan­to, a par­tic­i­pação dela ain­da é incer­ta na decisão por medal­has no domin­go (4), a par­tir das 14h55 (horário de Brasília).

“Eu esta­va treinan­do super bem. Antes de eu via­jar para cá na segun­da-feira, eu fiz um treino e que­brei o recorde em treina­men­to, saltei 1,93 m, então eu esta­va real­mente pronta para o resul­ta­do. Era acred­i­tar no meu poten­cial e não ficar ner­vosa por ser uma com­petição tão grande, com públi­co muito grande. Isso pode­ria inter­ferir no resul­ta­do, mas eu entrei na pro­va com a cabeça muito boa, eu estou muito bem men­tal­mente este ano. Então, se não pas­sei de primeira, pas­sa­va de segun­da. No 1,95 m, colo­quei um pouco mais de força do que dev­e­ria e acabei torcendo o meu pé. Mas eu estou super con­tente com o resul­ta­do, é o resul­ta­do que eu imag­i­na­va, foi tudo como o plane­ja­do. Eu treinei para sair na Olimpía­da. Acho que foi um feito muito grande. Eu e o Dino [téc­ni­co Dino Aguiar] esta­mos muito felizes com o que a gente con­quis­tou até ago­ra”, detal­hou Valdileia, em depoi­men­to à Con­fed­er­ação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Segun­do nota da CBAt, após avali­ação com o médi­co André Guer­reiro, a atle­ta ini­ciou um trata­men­to inten­si­vo com medica­men­tos e fisioter­apia para se recu­per­ar da entorse no tornoze­lo e saltar na final. Segun­do o espe­cial­ista, Valdileia apre­sen­ta dor no local e ede­ma mod­er­a­do.

Ao alcançar a altura de 1,92m, Valdileira igualou o recorde brasileiro, esta­b­ele­ci­do há 35 anos por Orlane Maria dos San­tos. Em maio deste ano, a salta­do­ra de 34 anos já con­quis­tara ouro inédi­to no Campe­ona­to Íbero-Amer­i­cano, em Cuiabá, com a mar­ca de 1,88m.

Balotelli, atletismo, decatlo, paris 2024
Repro­dução: Na primeira pro­va do decat­lo, Balotel­li somou 938 pon­tos ao con­cluir o per­cur­so em 10s66, seu mel­hor tem­po da car­reira — Wag­n­er Carmo/CBAt/Direitos Reser­va­dos

Outros resultados

Out­ros brasileiros com­pe­ti­ram nes­ta sex­ta (2) no Stade de France. O per­nam­bu­cano José Fer­nan­do San­tana, con­heci­do pelo apeli­do de Balotel­li dis­putou três das cin­co provas do decat­lo (100m rasos, salto em dis­tân­cia e arremes­so do peso). Na cor­ri­da dos 100m rasos, que abre o decat­lo, o atle­ta já somou os primeiros 938 pon­tos, ao cruzar a lin­ha de chega­da em 10s66, seu mel­hor tem­po na car­reira.  Até o momen­to ele ocu­pa a 16ª colo­cação ger­al (2.536 pon­tos), entre 24 com­peti­dores. Ele ain­da com­pete nes­ta sex­ta (2) nas provas do salto com vara, o salto em altura e nos 400m rasos. No domin­go (4), a par­tir das 5h, ele con­clui a com­petição de decat­lo com as séries dos 110m com bar­reiras, lança­men­to de dis­co, salto com vara, lança­men­to de dar­do e 1.500m rasos.

Na dis­pu­ta fem­i­ni­na dos 100m rasos, Vitória Rosa e Ana Car­oli­na Azeve­do não se clas­si­ficaram às semi­fi­nais. Vitória encer­rou a pro­va em 12s02 (68ª colo­ca­da) e Ana Car­oli­na Azeve­do em 11.32 (35ª).

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mães de vítimas da violência estatal puxam Grito dos Excluídos no Rio

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil “Todas as formas de vida importam” foi o slogan da …