...
domingo ,27 abril 2025
Home / Espaço / Veículo da Nasa chega ao polo sul da Lua em 2023 para procurar água

Veículo da Nasa chega ao polo sul da Lua em 2023 para procurar água

Repro­dução:  © Divulgação/Nasa

Missão faz parte do programa Artemis. Viagem vai durar 100 dias


Pub­li­ca­do em 21/09/2021 — 08:00 Por RTP — Lis­boa

RTP - Rádio e Televisão de Portugal

O Veícu­lo de Explo­ração Polar para Inves­ti­gação Volátil (Viper) vai pousar no polo sul da Lua em 2023 para procu­rar água e out­ros recur­sos, anun­ciou nes­sa segun­da-feira (20) a Nasa, agên­cia espa­cial norte-amer­i­cana.

O local da mis­são, parte do pro­gra­ma Artemis, será per­to da bor­da oci­den­tal da crat­era Nobile, onde irá explo­rar a super­fí­cie e sub­su­per­fí­cie da área.

A equipe da agên­cia avaliou tra­jetórias viáveis para o rover, ten­do em con­ta locais onde o Viper pode­ria uti­lizar os seus painéis solares para car­regar e con­ser­var o calor durante a viagem de 100 dias.

“Esta­mos à procu­ra de respostas a algu­mas per­gun­tas bas­tante com­plexas, e estu­dar ess­es recur­sos na Lua, que resi­s­ti­ram ao teste do tem­po, vai nos aju­dar a respon­der”, disse Antho­ny Colaprete, cien­tista que coor­de­na o pro­je­to.

O Viper, que será lança­do a bor­do de um foguete Fal­con Heavy da empre­sa pri­va­da SpaceX, estu­dará uma super­fí­cie lunar de aprox­i­mada­mente 93 quilômet­ros quadra­dos.

Durante a mis­são, serão recol­hi­das amostras de pelo menos três locais em áreas cuida­dosa­mente sele­cionadas, que pro­por­cionarão maior com­preen­são de uma vas­ta gama de difer­entes tipos de ambi­entes lunares, disse a Nasa.

A equipe Viper procu­rará anal­is­ar as car­ac­terís­ti­cas do gelo e out­ros recur­sos, uti­lizan­do sen­sores e o berbe­quim do rover a bor­do.

A análise de amostras de uma var­iedade de pro­fun­di­dades e tem­per­at­uras aju­dará os cien­tis­tas a pre­v­er mel­hor onde mais poderá haver gelo na Lua, com base em ter­reno semel­hante, per­mitin­do à Nasa mapear recur­sos.

A ideia é com­preen­der mel­hor a dis­tribuição de recur­sos na Lua e doc­u­men­tar as futuras mis­sões trip­u­ladas à super­fí­cie lunar.

A Nasa expli­cou que o pólo sul lunar é uma das regiões mais frias do sis­tema solar.

“Nen­hu­ma mis­são ante­ri­or à super­fí­cie da Lua explor­ou essa região”, acres­cen­tou.

Dados de mis­sões ante­ri­ores aju­daram os cien­tis­tas a con­cluir que o gelo e out­ros recur­sos poten­ci­ais exis­tem em áreas da lua próx­i­mas dos pólos.

Os dados que o Viper envia vão fornecer aos cien­tis­tas de todo o mun­do “maior com­preen­são da origem cós­mi­ca, evolução e história da nos­sa lua”, disse Thomas Zur­buchen, admin­istrador asso­ci­a­do da Nasa para a ciên­cia.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Sete planetas estarão alinhados no céu nesta sexta-feira

  Marte, Vênus e Júpiter são os únicos que podem ser vistos a olho nu …