...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Noticias / Velho Chico: rio percorre a cultura, a história e a economia do país

Velho Chico: rio percorre a cultura, a história e a economia do país

rio_sao_francisco_fabio_pozzebom

Repro­du­ção: © Fábio Pozzebom/Agência Bra­sil

Hoje é dia de nacional mobilização em defesa do Rio São Francisco


Publi­ca­do em 03/06/2021 — 09:39 Por Dani­el­la Lon­gui­nho — Repór­ter da Rádio Naci­o­nal — Bra­sí­lia

Com 168 aflu­en­tes, o Rio São Fran­cis­co é o mai­or rio intei­ra­men­te bra­si­lei­ro. Ele per­cor­re 2.863 km pas­san­do por seis esta­dos: Minas Gerais, Goiás, Bahia, Per­nam­bu­co, Ala­go­as e Ser­gi­pe, além do Dis­tri­to Fede­ral. Dezoi­to milhões de bra­si­lei­ros depen­dem de suas águas.

Para cha­mar aten­ção para os pro­ble­mas enfren­ta­dos pelo rio e sua bacia, a cam­pa­nha Eu viro car­ran­ca para defen­der o Velho Chi­co che­ga ao 7º ano. As car­ran­cas, que são escul­tu­ras com figu­ras assom­bro­sas, eram usa­das nas embar­ca­ções para espan­tar as “feras” do rio e os peri­gos da tra­ves­sia.

O Comi­tê da Bacia Hidro­grá­fi­ca do Rio São Fran­cis­co, for­ma­do por repre­sen­tan­tes da soci­e­da­de civil e do gover­no, ins­ti­tuiu o dia 3 de junho como Dia Naci­o­nal de mobi­li­za­ção em Defe­sa do Rio São Fran­cis­co.

O escri­tor e pro­fes­sor de lite­ra­tu­ra da Uni­ver­si­da­de Fede­ral da Bahia (UFBA) Auré­lio de Lacer­da des­ta­ca que o Velho Chi­co não é só o rio da inte­gra­ção naci­o­nal, mas enxer­ga poe­sia e vê o recur­so como uma per­so­na­gem bra­si­lei­ra.

“O Rio São Fran­cis­co é uma per­so­na­gem, e, como per­so­na­gem tra­ta­da na lite­ra­tu­ra, na lite­ra­tu­ra de cor­del, nos cau­sos, nos con­tos, nos enre­dos, nas can­ti­gas, nas can­to­ri­as, essa per­so­na­gem con­ta seus dra­mas, con­ta tam­bém as suas fes­tas, o seu pro­gres­so.”

Ima­gi­nem as his­tó­ri­as e len­das con­ta­das pelos 70 mil índi­os, de 32 povos, que habi­tam a Bacia do Velho Chi­co? E pelos qui­lom­bo­las, ribei­ri­nhos, bar­ran­quei­ros e pes­ca­do­res.

Impulsionador da economia

Além de toda essa diver­si­da­de cul­tu­ral, o Rio São Fran­cis­co é um gran­de impul­si­o­na­dor da eco­no­mia dos muni­cí­pi­os situ­a­dos ao lon­go de seu per­cur­so, segun­do a pes­qui­sa­do­ra da Empre­sa Bra­si­lei­ra de Pes­qui­sa Agro­pe­cuá­ria (Embra­pa) Maria Auxi­li­a­do­ra Lima. O trans­por­te de car­gas, a pro­du­ção de ener­gia elé­tri­ca, a pis­ci­cul­tu­ra e o turis­mo estão entre os poten­ci­ais do rio.

Mas, para a espe­ci­a­lis­ta, a ati­vi­da­de agrí­co­la é o car­ro-che­fe do Velho Chi­co, com des­ta­que para a agri­cul­tu­ra irri­ga­da: são mais de 150 mil hec­ta­res irri­ga­dos pelo rio.

“Essa agri­cul­tu­ra irri­ga­da repre­sen­ta um ele­men­to fun­da­men­tal para a eco­no­mia, o prin­ci­pal gera­dor de ren­da e desen­vol­vi­men­to para as comu­ni­da­des, para a região, para os muni­cí­pi­os no entor­no des­sas áre­as irri­ga­das e tem tra­zi­do bene­fí­ci­os soci­ais impor­tan­tes.”

Práticas sustentáveis

O desen­vol­vi­men­to imple­men­ta­do na região pre­ci­sa vir acom­pa­nha­do de prá­ti­cas sus­ten­tá­veis, des­ta­ca o coor­de­na­dor da Arti­cu­la­ção no Semiá­ri­do Bra­si­lei­ro (Asa Bra­sil), Cíce­ro Félix. Para ele, a des­trui­ção dos bio­mas do cer­ra­do e caa­tin­ga para implan­ta­ção da mine­ra­ção e gran­des áre­as de cul­ti­vo para expor­ta­ção, bem como a polui­ção, são as gran­des res­pon­sá­veis pela degra­da­ção da bacia do São Fran­cis­co. O espe­ci­a­lis­ta expli­ca que a con­ser­va­ção das nas­cen­tes e a des­ti­na­ção de orça­men­to para sane­a­men­to ambi­en­tal são neces­sá­ri­as para a pre­ser­va­ção do rio.

“Con­ser­va­ção dos bens natu­rais que ain­da exis­tem, cober­tu­ra vege­tal de solos, de pro­te­ção da flo­ra e da fau­na, das nas­cen­tes dos peque­nos rios, dos peque­nos ria­chos, e orça­men­to para sane­a­men­to ambi­en­tal da bacia do São Fran­cis­co.”

Este ano, a Cam­pa­nha em defe­sa do Rio São Fran­cis­co ganhou prê­mio da Agên­cia Naci­o­nal das Águas na cate­go­ria entes do Sis­te­ma Naci­o­nal de Geren­ci­a­men­to de Recur­sos Hídri­cos. Para fazer par­te da mobi­li­za­ção e conhe­cer mais sobre a ação, bas­ta aces­sar o site da cam­pa­nha.

Ouça na Radioagência Nacional:

Edi­ção: Líli­an Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 03 – 07 – 10 – …