...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Noticias / Velocidade de afundamento de mina em Maceió diminui

Velocidade de afundamento de mina em Maceió diminui

Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

Mina da petroquímica Braskem rompeu-se no último dia 10


Pub­li­ca­do em 23/12/2023 — 17:31 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O coor­de­nador-ger­al da Defe­sa Civ­il de Maceió (AL), Abelar­do Nobre, anun­ciou que a veloci­dade com que o solo da mina 18 da empre­sa petro­quími­ca Braskem vin­ha afun­dan­do diminuiu “sig­ni­fica­ti­va­mente” nos últi­mos dias. Segun­do Nobre, a con­statação, fei­ta por equipes de análise da Defe­sa Civ­il munic­i­pal, sug­ere que o solo na região da mina pode estar se esta­bi­lizan­do.

“Aque­le cenário de pre­ocu­pação que tín­hamos antes já não existe. O afun­da­men­to reduz­iu sig­ni­fica­ti­va­mente, o que nos leva a enten­der que o solo pode se aco­modar e esta­bi­lizar”, afir­mou Abelar­do, em nota divul­ga­da pela prefeitu­ra da cap­i­tal alagoana.

Parte da mina 18 se rompeu na tarde do últi­mo dia 10, em um pon­to sob as águas da Lagoa Mundaú. O instante em que o solo cede foi reg­istra­do por câmeras de segu­rança que fla­graram o rede­moin­ho que se for­mou quan­do a água inva­diu a cav­er­na sub­ter­rânea resul­tante de décadas de explo­ração do sal-gema.

Um equipa­men­to (DGPS, do inglês Sis­tema de Posi­ciona­men­to Glob­al Difer­en­cial) que téc­ni­cos da Defe­sa Civ­il e da Braskem usavam para mon­i­torar movi­men­tações do solo em torno da mina 18 e das áreas des­ocu­padas foi per­di­do no rompi­men­to. Emb­o­ra o apar­el­ho sub­sti­tu­to ten­ha sido insta­l­a­do nas prox­im­i­dades da mina já no dia seguinte (11), demor­ou dias para que ele começasse a fornecer dados con­sis­tentes sobre a situ­ação do ter­reno.

De acor­do com a Defe­sa Civ­il munic­i­pal, após dez dias de mon­i­tora­men­to usan­do o novo equipa­men­to insta­l­a­do nas prox­im­i­dades da mina 18 da Braskem, é pos­sív­el afir­mar que a movi­men­tação do solo teve uma sig­ni­fica­ti­va redução, afun­dan­do alguns milímet­ros por hora.

Entre a tarde des­ta sex­ta-feira (22) e a tarde deste sába­do (23), por exem­p­lo, o deslo­ca­men­to ver­ti­cal total­i­zou 2,5 cen­tímet­ros, ou cer­ca de 1 mm/hora. A títu­lo de com­para­ção, em 29 de novem­bro, a veloci­dade de afun­da­men­to do solo chegou a 5 cen­tímet­ros por hora.

Ape­sar do otimis­mo, a Defe­sa Civ­il e a prefeitu­ra aler­tam: a pop­u­lação deve evi­tar tran­si­tar pela área des­ocu­pa­da e de nave­g­ar em parte da Lagoa Mundaú.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …