terça-feira ,22 junho 2021
Home / Saúde / Viana, no Espírito Santo, vacinará população de 19 a 49 anos

Viana, no Espírito Santo, vacinará população de 19 a 49 anos

Idosos são vacinados em estação de metrô em Brasília, durante o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe de 2014 que começou na última terça-feira (22) vai até 9 de maio (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Reprodução: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Programa visa imunizar 35 mil pessoas com meia dose de vacina


Publicado em 08/06/2021 – 20:59 Por Daniella Longuinho – Repórter da Rádio Nacional – Brasília

Toda a população de 18 a 49 anos do município de Viana, na Grande Vitória, no Espírito Santo, será vacinada contra a covid-19 com meia dose da vacina AstraZeneca, no dia 13 de junho. O público alvo do projeto Viana Vacinada é de 35 mil pessoas.

A ação tem o apoio do Ministério da Saúde, que disponibilizou as doses do imunizante, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal do Espírito Santo, além da coordenação dos governos do estado e do município de Viana.

Segundo a coordenadora do estudo, a médica Valéria Valim, a aplicação de meia dose é justificada pela falta de vacinas para imunização em massa, realidade observada ao redor do mundo. Além disso, a AstraZeneca já realizou estudos com essa dosagem, como ela detalha a pesquisadora.

Valéria Valim, também destacou que a estimativa de redução de incidência da covid-19 com meia dose é de 60% ao longo de seis meses após a vacinação.

Ouça na Radioagência Nacional

Ao anunciar o projeto, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou que a experiência no município de Viana pode ajudar o Brasil e até outros países.

Renato Casagrande também lembrou que a utilização de dose ajustada já se mostrou eficaz no Brasil com a vacina da febre amarela.

O governo do Espírito Santo ressalta que a participação no estudo é voluntária, e que caso não seja confirmada a efetividade da imunização, a população que fará parte do projeto receberá uma dose de reforço.

Moradores de Viana poderão fazer o agendamento da vacina pela internet.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Divulgada sequência genética de vírus dois dias depois de surgir o primeiro caso no Brasil. Artigos científicos são publicados com rapidez em todo o mundo (foto: Instituto Adolfo Lutz)Divulgada sequência genética de vírus dois dias depois de surgir o primeiro caso no Brasil. Artigos científicos são publicados com rapidez em todo o mundo (foto: Instituto Adolfo Lutz)

Covid-19: mortes voltam a passar de 2 mil por dia na média móvel

Incidência de casos cresce com mais de 70 mil por dia Publicado em 17/06/2021 – …