...
quinta-feira ,20 junho 2024
Home / Noticias / Vice-presidente participa de Cúpula do Prosul na Colômbia

Vice-presidente participa de Cúpula do Prosul na Colômbia

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Mourão representa Bolsonaro no encontro de líderes sul-americanos


Publi­ca­do em 26/01/2022 — 20:28 Por Pedro Rafa­el Vile­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O vice-pre­si­den­te Hamil­ton Mou­rão está em Car­ta­ge­na das Índi­as, na Colôm­bia, onde par­ti­ci­pa­rá da Cúpu­la do Fórum para o Pro­gres­so e Desen­vol­vi­men­to da Amé­ri­ca do Sul (Pro­sul), repre­sen­tan­do o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro. Ele embar­cou na manhã des­ta quar­ta-fei­ra (26), acom­pa­nha­do do minis­tro das Rela­ções Exte­ri­o­res, Car­los Fran­ça.

Pro­cu­ra­do pela repor­ta­gem, o Palá­cio do Pla­nal­to não infor­mou ofi­ci­al­men­te os moti­vos da desis­tên­cia do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro de par­ti­ci­par do encon­tro de líde­res regi­o­nais. Infor­mal­men­te, um dos dos moti­vos ale­ga­dos para o can­ce­la­men­to da via­gem é o luto do pre­si­den­te pela mor­te da mãe, Olin­da Bol­so­na­ro, ocor­ri­da na últi­ma sex­ta-fei­ra (21). Está pre­vis­ta a pre­sen­ça do pre­si­den­te na mis­sa de séti­mo dia em memó­ria da mãe, nes­ta quin­ta-fei­ra (27).

Segun­do a agen­da ofi­ci­al de Mou­rão, o úni­co com­pro­mis­so dele nes­ta quar­ta-fei­ra é o jan­tar ofe­re­ci­do pre­si­den­te da Colôm­bia, Iván Duque, aos che­fes de Esta­do pre­sen­tes à cúpu­la. Outros deta­lhes sobre a agen­da na cúpu­la ain­da não foram infor­ma­dos pelo Ita­ma­raty.

O Pro­sul foi cri­a­do em mar­ço de 2019 para subs­ti­tuir a União Sul-Ame­ri­ca­na de Nações (Una­sul), que exis­tia des­de 2008. Par­ti­ci­pam atu­al­men­te do blo­co Argen­ti­na, Bra­sil, Chi­le, Colôm­bia, Equa­dor, Gui­a­na, Para­guai e Peru. Três paí­ses sul-ame­ri­ca­nos não fazem par­te do blo­co: Bolí­via, Uru­guai e Suri­na­me. A Vene­zu­e­la não foi con­vi­da­da para inte­grar o gru­po.

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

RS e seis cidades gaúchas pediram ajuda ao IBGE para verificar danos

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Cadastro de endereços do IBGE é cruzado com áreas afetadas …