...
quinta-feira ,19 setembro 2024
Home / Noticias do Mundo / Vieira: chegou o momento de pôr fim ao derramamento de sangue

Vieira: chegou o momento de pôr fim ao derramamento de sangue

Repro­dução: © REUTERS/Brendan McDer­mid

Chanceler participa de cúpula para discutir conflito no Oriente Médio


Pub­li­ca­do em 21/10/2023 — 09:22 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O min­istro das Relações Exte­ri­ores (MRE), Mau­ro Vieira, disse neste sába­do (21), no Cairo, que a expec­ta­ti­va do Brasil sobre o encon­tro con­vo­ca­do pelo Egi­to para dis­cu­tir a crise human­itária provo­ca­da pela guer­ra entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza, é grande. 

“A expec­ta­ti­va é que se crie uma con­sciên­cia de que é chega­do o momen­to de pôr um pon­to final a este der­ra­ma­men­to de sangue e a essa guer­ra que, no fun­do, afe­ta todo o mun­do”, disse o chancel­er brasileiro, ante do iní­cio do encon­tro.

O min­istro rep­re­sen­ta o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va na cúpu­la egíp­cia. Tam­bém par­tic­i­pam do encon­tro mem­bros per­ma­nentes no Con­sel­ho de Segu­rança da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU), país­es do mun­do árabe e out­ros atores na região do con­fli­to. Durante o mês de out­ubro, o Brasil está na presidên­cia rota­ti­va do Con­sel­ho de Segu­rança da ONU.

O chancel­er brasileiro adiantou que foi ao Cairo levar a mes­ma men­sagem apre­sen­ta­da por ele em Nova York (EUA) durante a reunião do Con­sel­ho de Segu­rança das Nações Unidas, na últi­ma quin­ta-feira, a de que é chega­do o momen­to de se tomar medi­das de aju­da human­itária para aliviar o sofri­men­to do povo de Gaza.

“Não é pos­sív­el mais que con­tin­uem com uma carên­cia abso­lu­ta de todos os víveres, de todas as neces­si­dades, de água. Pre­cisamos dis­cu­tir essa questão antes que a situ­ação se trans­forme num prob­le­ma human­itário de maior vol­ume ain­da.”

Mau­ro Vieira disse, ain­da, que serão dis­cu­ti­das as questões rel­a­ti­vas ao con­fli­to, tan­to sobre os atos do Hamas con­tra Israel, como tam­bém a reação do Esta­do de Israel a ess­es atos de vio­lên­cia, que já viti­maram, aprox­i­mada­mente, 4,4 mil pes­soas, do lado palesti­no, e cer­ca de 1,4 mil, do lado de Israel.  Esti­ma-se que 201 pes­soas foram feitas reféns pelo Hamas e lev­adas para a Faixa de Gaza, em 9 de out­ubro. Duas norte-amer­i­canas foram as primeiras reféns lib­er­tadas nes­ta sex­ta-feira.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil fala em “preocupação” com ordem de prisão de opositor de Maduro

© Reuters/Leonardo Fer­nan­dez Viloria/Proibida repro­dução Itamaraty lembrou dos compromissos assumidos nos Acordos de Barbados Publicado …