...
sábado ,9 novembro 2024
Home / Esportes / Vini, Neymar e Debinha estão entre indicados ao prêmio Fifa The Best

Vini, Neymar e Debinha estão entre indicados ao prêmio Fifa The Best

Repro­dução: © Lucas Figueiredo/CBF

Richarlison representará o Brasil no prêmio Puskás de gol mais bonito


Pub­li­ca­do em 12/01/2023 — 17:47 Por Lin­coln Chaves — Repórter da EBC — São Paulo

ouvir:

O Brasil tem sete rep­re­sen­tantes no The Best, prêmio da Fed­er­ação Inter­na­cional de Fute­bol (Fifa) aos destaques do ano. As indi­cações foram divul­gadas nes­ta quin­ta-feira (12). Três deles brigam pelos pos­tos de mel­hores da tem­po­ra­da entre home­ns (Ney­mar e Viní­cius Júnior) e mul­heres (Debin­ha).

Os goleiros Alis­son e Eder­son con­cor­rem à pre­mi­ação de mel­hor da posição. A sue­ca Pia Sund­hage, téc­ni­ca da seleção fem­i­ni­na, dis­pu­ta como mel­hor treinado­ra. Já o ata­cante Richarli­son briga pelo Prêmio Puskás, de gol mais boni­to, graças ao voleio do segun­do gol brasileiro na vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia, na estreia da Copa do Catar. Os eleitos serão anun­ci­a­dos em cer­imô­nia no próx­i­mo dia 27 de fevereiro, em Paris (França).

Brasil, Sérvia, Copa do Catar, Copa 2022, Catar - gol de voleio - Richarlison
Repro­dução: Gol de voleio do brasileiro Richarli­son foi eleito o mais boni­to da Copa do Catar e ago­ra con­corre ao Puskás, de gol mais boni­to da tem­po­ra­da — Lucas Figueiredo/CBF

Na dis­pu­ta pelo The Best mas­culi­no, Ney­mar (ter­ceiro em 2015 — quan­do o prêmio era jun­to com a Bola de Ouro da revista France Foot­ball — e 2017) e Vini Jr. terão a con­cor­rên­cia dos argenti­nos Lionel Mes­si e Julian Alvarez, do inglês Jude Belling­ham, dos france­ses Karim Ben­ze­ma e Kylian Mbap­pé, do bel­ga Kevin de Bruyne, do norueguês Erling Haa­land, do mar­ro­quino Achraf Haki­mi, do polonês Robert Lewandows­ki, do sene­galês Sadio Mane, do croa­ta Luka Mod­ric e do egíp­cio Mohamed Salah.

Eleito seis vezes o mel­hor do mun­do e prin­ci­pal nome da Argenti­na na con­quista da Copa do Catar, Mes­si aparece como favorito, ten­do Ben­ze­ma (destaque do espan­hol Real Madrid na con­quista da Liga dos Campeões e gan­hador da Bola de Ouro de 2022) e Mbap­pé (artil­heiro do Mundi­al, com oito gols) como prin­ci­pais adver­sários. O argenti­no lev­ou o prêmio pela últi­ma vez em 2019.

debinha, seleção feminina, futebol feminina
Repro­dução: Pro­tag­o­nista no oita­vo títu­lo do Brasil na Copa Améri­ca fem­i­ni­na em jul­ho do ano pas­sa­do, Debin­ha foi indi­ca­da pela primeira ao prêmio de mel­hores do ano da Fifa — Lucas Figueiredo/CBF

No fem­i­ni­no, Debin­ha foi indi­ca­da ao The Best pela primeira vez, cre­den­ci­a­da por ter sido pro­tag­o­nista no títu­lo do Brasil na Copa Améri­ca, além de ser elei­ta para a seleção das mel­hores da Liga Norte-Amer­i­cana. A camisa 9 da seleção brasileira terá como adver­sárias as ingle­sas Keira Walsh, Beth Mead e Leah Williamson; as espan­ho­las Aitana Bon­matí e Alex­ia Putel­las, as alemãs Lena Ober­dorf e Alexan­dra Popp, a canadense Jessie Flem­ing, a noruegue­sa Ada Hegerberg, a aus­traliana Sam Kerr, a holan­desa Vivianne Miede­ma, a estadunidense Alex Mor­gan e a france­sa Wendie Renard.

A últi­ma gan­hado­ra do prêmio foi Putel­las, que venceu a Bola de Ouro ref­er­ente a 2022, mas a espan­ho­la terá dura con­cor­rên­cia. Mead, Walsh e Williamson foram os destaques da Inglater­ra na cam­pan­ha do títu­lo da Euro­co­pa fem­i­ni­na. Além de elei­ta a mel­hor da com­petição, a primeira ain­da foi a artil­heira, com seis gols (e cin­co assistên­cias).

Na briga pelo pos­to de mel­hores goleiros, Alis­son (vence­dor em 2019) e Eder­son terão como rivais o mar­ro­quino Yas­sine Bounou, o bel­ga Thibaut Cour­tois e o argenti­no Emil­iano Martínez. Este últi­mo foi eleito o Luva de Ouro da Copa do Catar, enquan­to Cour­tois foi o grande nome do Real Madrid na final da Liga dos Campeões, con­tra o inglês Liv­er­pool.

Pia Sundhage - técnica - convocação 18/03/2022
Repro­dução: Pia Sund­hage, téc­ni­ca da seleção brasileira fem­i­ni­na de fute­bol, con­corre ao segun­do prêmio Fifa The Best na car­reira: o primeiro foi em 2012, quan­do a treinado­ra coman­da­va a seleção dos Esta­dos Unidos — Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reser­va­dos

Mel­hor téc­ni­ca de fute­bol fem­i­ni­no do mun­do em 2012 — quan­do esta­va à frente dos Esta­dos Unidos — e ter­ceira colo­ca­da em 2016, Pia Sund­hage tem cin­co con­cor­rentes na dis­pu­ta pelo bi. Três tam­bém são treinado­ras de seleções: Bev Priest­man (Canadá), Mar­ti­na Voss-Teck­len­burg (Ale­man­ha) e Sari­na Wieg­man (Inglater­ra). As out­ras duas são Sonia Bom­pas­tor, que coman­da o Lyon (França), e Emma Hayes, que dirige o Chelsea (Inglater­ra) e é a atu­al vence­do­ra. Gan­hado­ra pela últi­ma vez em 2020, Wieg­man lev­ou as ingle­sas ao títu­lo da Euro­co­pa em 2022.

Por fim, o golaço de Richarli­son con­tra a Sérvia tem dez con­cor­rentes pelo Prêmio Puskás: o ital­iano Mario Balotel­li, os france­ses Mbap­pé, Théo Hernán­dez, Dim­it­ry Payet e Aman­dine Hen­ry, o argenti­no Fran­cis­co Metil­li, o sudanês Alou Kuol, o polonês Marcin Oleksy, a espan­ho­la Salma Par­al­lue­lo e a ingle­sa Alessia Rus­so. O brasileiro tem a favor o fato de o gol ter sido eleito o mais boni­to da Copa, em votação pop­u­lar.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nicole Silveira é prata na 1ª corrida de skeleton da Copa da Ásia

Gaúcha volta a competir às 3h deste sábado na Coreia do Sul Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …