...
terça-feira ,18 junho 2024
Home / Esportes / Vinicius Júnior celebra punição de agressores racistas na Espanha

Vinicius Júnior celebra punição de agressores racistas na Espanha

Repro­du­ção: © IMAGO/Ricardo Lar­rei­na

Que outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras”


Publicado em 10/06/2024 — 22:24 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

“Que os outros racis­tas tenham medo, ver­go­nha e se escon­dam nas som­bras”, decla­rou o ata­can­te bra­si­lei­ro Vini­cius Júni­or nes­ta segun­da-fei­ra (10), momen­tos após a La Liga (enti­da­de que orga­ni­za o Cam­pe­o­na­to Espa­nhol de Fute­bol) anun­ci­ar que três pes­so­as foram con­de­na­das à pri­são por insul­tos racis­tas pro­fe­ri­dos ele. Segun­do a enti­da­de, esta é a pri­mei­ra sen­ten­ça des­se tipo pro­fe­ri­da pela Jus­ti­ça espa­nho­la.

“Mui­tos pedi­ram para que eu igno­ras­se, outros tan­tos dis­se­ram que minha luta era em vão e que eu deve­ria ape­nas ‘jogar fute­bol’. Mas, como sem­pre dis­se, não sou víti­ma de racis­mo. Eu sou algoz de racis­tas. Essa pri­mei­ra con­de­na­ção penal da his­tó­ria da Espa­nha não é por mim. É por todos os pre­tos. Que os outros racis­tas tenham medo, ver­go­nha e se escon­dam nas som­bras. Caso con­trá­rio, esta­rei aqui para cobrar. Obri­ga­do a La Liga e ao Real Madrid por aju­da­rem nes­sa con­de­na­ção his­tó­ri­ca. Vem mais por aí”, publi­cou o joga­dor do Real Madrid (Espa­nha) e da sele­ção bra­si­lei­ra em seu per­fil em uma rede soci­al.

Agressões racistas

Os gri­tos racis­tas que leva­ram a estas con­de­na­ções foram pro­fe­ri­dos por tor­ce­do­res do Valen­cia (Espa­nha) duran­te par­ti­da con­tra o Real Madrid em maio do ano pas­sa­do. Em nota, a La Liga des­ta­cou que os réus foram con­si­de­ra­dos cul­pa­dos por cri­me con­tra a inte­gri­da­de moral com agra­van­te de dis­cri­mi­na­ção por moti­vos racis­tas.

Os três tor­ce­do­res foram con­de­na­dos a oito meses de pri­são e paga­men­to dos cus­tos do pro­ces­so. Eles tam­bém fica­rão bani­dos por dois anos de está­di­os que rece­be­rem jogos orga­ni­za­dos pela La Liga ou pela Real Fede­ra­ção Espa­nho­la de Fute­bol.

“Esta é a pri­mei­ra con­de­na­ção des­se tipo pro­fe­ri­da na Espa­nha, após pro­ces­so leva­do aos tri­bu­nais pela La Liga, com o apoio da Real Fede­ra­ção Espa­nho­la de Fute­bol, do Real Madrid e, nas últi­mas sema­nas, da pró­pria víti­ma, Vini­cius Júni­or”, afir­mou a La Liga.

Ain­da segun­do a enti­da­de, duran­te a audi­ên­cia os réus leram uma car­ta em que pedem des­cul­pas a Vini­cius Júni­or e ao Real Madrid.

“Essa deci­são é uma óti­ma notí­cia no que diz res­pei­to à luta con­tra o racis­mo na Espa­nha, pois repa­ra o mal sofri­do por Vini­cius Júni­or. e envia uma men­sa­gem cla­ra às pes­so­as que vão a um está­dio de fute­bol para des­fi­lar insul­tos. A La Liga irá iden­ti­fi­cá-los, denun­ciá-los e have­rá con­sequên­ci­as cri­mi­nais para eles”, dis­se o pre­si­den­te da enti­da­de, Javi­er Tebas.

Edi­ção: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo goleia Santos por 4 a 0 no Brasileiro Feminino

Repro­du­ção: © Staff Images/CBF/Direitos Reser­va­dos Avaí e Ferroviária ficam do 0 a 0 em jogo …