...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Esportes / Vinicius Júnior celebra punição de agressores racistas na Espanha

Vinicius Júnior celebra punição de agressores racistas na Espanha

Repro­dução: © IMAGO/Ricardo Lar­reina

Que outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras”


Publicado em 10/06/2024 — 22:24 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

“Que os out­ros racis­tas ten­ham medo, ver­gonha e se escon­dam nas som­bras”, declar­ou o ata­cante brasileiro Vini­cius Júnior nes­ta segun­da-feira (10), momen­tos após a La Liga (enti­dade que orga­ni­za o Campe­ona­to Espan­hol de Fute­bol) anun­ciar que três pes­soas foram con­de­nadas à prisão por insul­tos racis­tas pro­feri­dos ele. Segun­do a enti­dade, esta é a primeira sen­tença desse tipo pro­feri­da pela Justiça espan­ho­la.

“Muitos pedi­ram para que eu igno­rasse, out­ros tan­tos dis­ser­am que min­ha luta era em vão e que eu dev­e­ria ape­nas ‘jog­ar fute­bol’. Mas, como sem­pre disse, não sou víti­ma de racis­mo. Eu sou algoz de racis­tas. Essa primeira con­de­nação penal da história da Espan­ha não é por mim. É por todos os pre­tos. Que os out­ros racis­tas ten­ham medo, ver­gonha e se escon­dam nas som­bras. Caso con­trário, estarei aqui para cobrar. Obri­ga­do a La Liga e ao Real Madrid por aju­darem nes­sa con­de­nação históri­ca. Vem mais por aí”, pub­li­cou o jogador do Real Madrid (Espan­ha) e da seleção brasileira em seu per­fil em uma rede social.

Agressões racistas

Os gri­tos racis­tas que levaram a estas con­de­nações foram pro­feri­dos por torce­dores do Valen­cia (Espan­ha) durante par­ti­da con­tra o Real Madrid em maio do ano pas­sa­do. Em nota, a La Liga desta­cou que os réus foram con­sid­er­a­dos cul­pa­dos por crime con­tra a inte­gri­dade moral com agra­vante de dis­crim­i­nação por motivos racis­tas.

Os três torce­dores foram con­de­na­dos a oito meses de prisão e paga­men­to dos cus­tos do proces­so. Eles tam­bém ficarão ban­idos por dois anos de está­dios que rece­berem jogos orga­ni­za­dos pela La Liga ou pela Real Fed­er­ação Espan­ho­la de Fute­bol.

“Esta é a primeira con­de­nação desse tipo pro­feri­da na Espan­ha, após proces­so lev­a­do aos tri­bunais pela La Liga, com o apoio da Real Fed­er­ação Espan­ho­la de Fute­bol, do Real Madrid e, nas últi­mas sem­anas, da própria víti­ma, Vini­cius Júnior”, afir­mou a La Liga.

Ain­da segun­do a enti­dade, durante a audiên­cia os réus ler­am uma car­ta em que pedem des­cul­pas a Vini­cius Júnior e ao Real Madrid.

“Essa decisão é uma óti­ma notí­cia no que diz respeito à luta con­tra o racis­mo na Espan­ha, pois repara o mal sofri­do por Vini­cius Júnior. e envia uma men­sagem clara às pes­soas que vão a um está­dio de fute­bol para des­fi­lar insul­tos. A La Liga irá iden­ti­ficá-los, denun­ciá-los e haverá con­se­quên­cias crim­i­nais para eles”, disse o pres­i­dente da enti­dade, Javier Tebas.

Edição: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Piloto falece após novo acidente de motovelocidade em Interlagos

Morte de João Eloi no Superbike Brasil é a 7ª nos últimos sete anos Lin­coln …