...
segunda-feira ,17 novembro 2025
Home / Saúde / Vírus respiratório ainda é principal causa de internações de crianças

Vírus respiratório ainda é principal causa de internações de crianças

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Dados são do boletim InfoGripe da Fiocruz


Publicado em 25/07/2024 — 17:07 Por Douglas Corrêa — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O vírus sin­ci­cial res­pi­ratório (VSR) se man­tém como a prin­ci­pal causa de inter­nação e óbitos em cri­anças peque­nas, ain­da que ten­ha apre­sen­ta­do que­da nas últi­mas sem­anas, segun­do o bole­tim Info­Gripe, da Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz), divul­ga­do nes­ta quin­ta-feira (25).

Ape­sar de a análise ter obser­va­do sinais de inter­rupção do cresci­men­to ou iní­cio de redução das hos­pi­tal­iza­ções por VSR e influen­za A, em alguns esta­dos do cen­tro-sul ain­da há cresci­men­to dos casos do vírus influen­za, espe­cial­mente entre os idosos, e do VSR e rinovírus, em cri­anças em alguns esta­dos do Sul e Sud­este.

O bole­tim apon­tou tam­bém que alguns esta­dos do Norte reg­is­tram con­tinuidade do aumen­to de casos de VSR e rinovírus na pop­u­lação de até 2 anos de idade.

O estu­do apon­ta indí­cios de que­da da Sín­drome Res­pi­ratória Agu­da Grave (SRAG) na tendên­cia de lon­go pra­zo no Acre, Bahia, Minas Gerais e Roraima.         Entre as cap­i­tais, cin­co têm indí­cios de cresci­men­to de SRAG: Boa Vista, For­t­aleza, Rio Bran­co, Sal­vador e São Luís.

A pesquisado­ra do Pro­gra­ma de Com­putação Cien­tí­fi­ca da Fiocruz e do Info­Gripe Tatiana Portel­la obser­va que o cenário atu­al da SRAG no país é decor­rente prin­ci­pal­mente dos vírus VSR, influen­za A e rinovírus.

“Ape­sar de o vírus influen­za A ain­da apre­sen­tar cresci­men­to, prin­ci­pal­mente em idosos, em alguns esta­dos das regiões Sul e Sud­este, como Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, já é pos­sív­el obser­var inter­rupção do cresci­men­to em alguns esta­dos da região cen­tro-sul”.

Covid-19

A cir­cu­lação da covid-19 tem aumen­ta­do entre os idosos nas últi­mas sem­anas em alguns esta­dos do Nordeste e no Ama­zonas. Con­tu­do, o vírus ain­da se man­tém em pata­mares baixos quan­do com­para­do ao seu históri­co de cir­cu­lação. No Ama­zonas, Alagoas e Per­nam­bu­co, já é pos­sív­el obser­var um leve sinal de aumen­to nas inter­nações por SRAG em idosos dev­i­do à covid-19. No Ceará e no Piauí a prin­ci­pal causa de inter­nações por SRAG em idosos na últi­ma sem­ana foi a covid-19.

“Diante desse con­tex­to, é muito impor­tante que os hos­pi­tais e as unidades sen­tinelas de sín­drome gri­pal das regiões Norte e Nordeste reforcem a atenção para qual­quer sinal de aumen­to expres­si­vo na cir­cu­lação do vírus”, aler­ta Tatiana Portel­la.

Óbitos

A mor­tal­i­dade da SRAG nas últi­mas oito sem­anas foi semel­hante entre cri­anças peque­nas e idosos. Na pop­u­lação idosa se desta­cam aque­las asso­ci­adas ao vírus da gripe influen­za A e à covid-19. Na pop­u­lação entre 5 e 64 anos de iade, a pre­sença do vírus influen­za A dom­i­na entre os óbitos das últi­mas sem­anas.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Anvisa manda retirar do mercado duas marcas de suplemento alimentar

Produtos são proteínas em pó da marca Proteus/Whey Isolate Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia …