...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Direitos Humanos / Voo de repatriação de brasileiros em Gaza aguarda autorização

Voo de repatriação de brasileiros em Gaza aguarda autorização

Repro­dução: © Gov /BR FAB

Avião leva 11 toneladas de alimentos não perecíveis


Pub­li­ca­do em 07/12/2023 — 07:11 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Uma aeron­ave KC-30 (Air­bus A330 200) aguar­da autor­iza­ção para deco­lar da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para faz­er a repa­tri­ação de mais brasileiros que estão na Faixa de Gaza. De acor­do com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião só deco­lará rumo ao Egi­to quan­do os brasileiros tiverem per­mis­são para cruzar a fron­teira em Rafah. 

Assim que rece­ber o sinal verde, o KC-30 deco­lará rumo ao Aero­por­to Inter­na­cional do Cairo, em uma viagem de 15 horas. A FAB ain­da não divul­gou o número de pes­soas que serão repa­tri­adas.

O avião tam­bém leva um car­rega­men­to de cer­ca de 11 toneladas de ali­men­tos não perecíveis, forneci­dos como assistên­cia human­itária pelo gov­er­no brasileiro.

O primeiro voo de repa­tri­ação de brasileiros prove­nientes de Gaza só chegou ao Brasil no dia 15 de novem­bro, mais de um mês depois do iní­cio dos ataques de Israel ao ter­ritório palesti­no, dev­i­do à demo­ra na autor­iza­ção para saí­da pelo pos­to de fron­teira de Rafah, que liga Gaza ao Egi­to.

No total, 32 brasileiros, segun­do a FAB, foram trazi­dos ao país nesse voo. Tam­bém foi real­iza­do um voo de repa­tri­ação com 32 brasileiros que estavam na Cisjordâ­nia, out­ro ter­ritório palesti­no.

Antes deles, já havi­am sido real­iza­dos oito voos de repa­tri­ação de 1.413 brasileiros que estavam em Israel.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Parada LGBT+ Rio: organizadores planejam iniciativas sustentáveis

Evento no dia 24 de novembro deve se transformar em Parada Verde Rafael Car­doso — …