...
quinta-feira ,19 setembro 2024
Home / Noticias do Mundo / Voo para resgate de mais brasileiros em Gaza decola para o Egito

Voo para resgate de mais brasileiros em Gaza decola para o Egito

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

tamaraty lista 102 nacionais e familiares interessados em retornar


Pub­li­ca­do em 09/12/2023 — 08:11 Por Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O voo que aguar­da­va no Rio de Janeiro para res­gatar mais brasileiros que estão na Faixa de Gaza decolou no iní­cio da man­hã deste sába­do (9) em direção ao Egi­to, infor­mou a Força Aérea Brasileira (FAB). Este será o 11º voo de repa­tri­ação de brasileiros em áreas de con­fli­to no Ori­ente Médio na Oper­ação Voltan­do em Paz, do Gov­er­no Fed­er­al.

A aeron­ave KC-30 (Air­bus A330 200) decolou da Base Aérea do Galeão às 5h08 e leva a bor­do um car­rega­men­to de cer­ca de 11 toneladas de ali­men­tos não perecíveis, forneci­dos pelo Brasil para assistên­cia human­itária. O des­ti­no da aeron­ave será o Aero­por­to Inter­na­cional do Cairo, cap­i­tal do Egi­to, em voo dire­to com pre­visão de duração de 15 horas.

A deco­lagem chegou a ser pre­vista para a últi­ma quin­ta-feira, mas a Aeronáu­ti­ca expli­cou que era necessário aguardar autor­iza­ção para que os brasileiros atrav­es­sas­sem a fron­teira da Palesti­na com o Egi­to.

Mais de 100 brasileiros

O Min­istério das Relações Exte­ri­ores, por meio do Escritório de Rep­re­sen­tação em Ramalá, lista 102 brasileiros e famil­iares próx­i­mos de brasileiros inter­es­sa­dos em repa­tri­ação a par­tir da Faixa de Gaza.

A solic­i­tação para saí­da deste novo grupo da Faixa de Gaza pelo Por­tal de Rafah em direção ao Egi­to foi apre­sen­ta­da em novem­bro, e o gov­er­no brasileiro aguar­da autor­iza­ção dos país­es respon­sáveis pela orga­ni­za­ção da saí­da de estrangeiros de Gaza para dar iní­cio ao proces­so de repa­tri­ação.

Coor­de­na­do com a Embaix­a­da em Tel Aviv, o escritório brasileiro em Ramalá trans­portou vários inte­grantes do grupo de out­ros pon­tos do enclave até Rafah, onde estão mais de 80 brasileiros e famil­iares próx­i­mos, a maior parte deles em casas alu­gadas pelo Ita­ma­raty para abrigá-los.

O min­istério infor­ma ain­da que per­manece em con­ta­to con­stante com o grupo e ofer­ece gêneros de primeira neces­si­dade, abri­go, trans­porte e atendi­men­to psi­cológi­co remo­to.

Primeiro grupo

A primeira leva de brasileiros que veio de Gaza chegou ao país no últi­mo dia 13 de novem­bro, tam­bém em voo que saiu do Cairo em direção ao Brasil.

O voo trouxe 22 brasileiros de nasci­men­to, sete palesti­nos nat­u­ral­iza­dos brasileiros e três palesti­nos famil­iares próx­i­mos. Dos 32 repa­tri­a­dos, 17 são cri­anças, nove mul­heres e seis home­ns.

Conflito

No dia 7 de out­ubro, o Hamas, que con­tro­la a Faixa de Gaza, lançou um ataque sur­pre­sa de mís­seis con­tra Israel e a incursão de com­bat­entes arma­dos por ter­ra, matan­do civis e mil­itares e fazen­do cen­te­nas de reféns israe­lens­es e estrangeiros. Em respos­ta, Israel bom­bardeou várias infraestru­turas do Hamas, em Gaza, e impôs cer­co total ao ter­ritório, com o corte do abastec­i­men­to de água, com­bustív­el e ener­gia elétri­ca.

Os ataques já deixaram mil­hares de mor­tos, feri­dos e desabri­ga­dos nos dois ter­ritórios. A guer­ra entre Israel e Hamas tem origem na dis­pu­ta por ter­ritórios que já foram ocu­pa­dos por diver­sos povos, como hebreus e fil­is­teus, dos quais descen­dem israe­lens­es e palesti­nos.

Edição: Vini­cius Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil fala em “preocupação” com ordem de prisão de opositor de Maduro

© Reuters/Leonardo Fer­nan­dez Viloria/Proibida repro­dução Itamaraty lembrou dos compromissos assumidos nos Acordos de Barbados Publicado …