...
sexta-feira ,13 dezembro 2024
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Voos entre Rio e São Paulo terão embarque totalmente digital

Voos entre Rio e São Paulo terão embarque totalmente digital

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

A implantação completa da tecnologia está prevista para julho


Pub­li­ca­do em 11/02/2022 — 16:23 Por Léo Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo será a primeira do país com embar­que 100% dig­i­tal. Os pas­sageiros terão aces­so ao avião uti­lizan­do bio­me­tria, dis­pen­san­do a apre­sen­tação de doc­u­men­tos de iden­ti­fi­cação. Ain­da este ano, a tec­nolo­gia dev­erá estar em fun­ciona­men­to nos aero­por­tos de Con­gonhas, na cap­i­tal paulista, e San­tos Dumont, na cap­i­tal flu­mi­nense.

A novi­dade inte­gra o pro­je­to Embar­que + Seguro Dig­i­tal, ide­al­iza­do pelo Min­istério da Infraestru­tu­ra em parce­ria com a Sec­re­taria Espe­cial de Des­buro­c­ra­ti­za­ção, Gestão e Gov­er­no Dig­i­tal do Min­istério da Econo­mia. Hoje (11), foi assi­na­do o acor­do de coop­er­ação téc­ni­ca entre a Infraero e o Serviço Fed­er­al de Proces­sa­men­to de Dados (Ser­pro), estatais envolvi­das na adoção da tec­nolo­gia. A expec­ta­ti­va do gov­er­no é de que a mudança facilite e agilize o trân­si­to de pas­sageiros e trip­u­lantes de aeron­aves.

“O acor­do de coop­er­ação téc­ni­ca que pre­vê uma con­ju­gação de esforços visan­do à insta­lação, à oper­ação e ao apri­mora­men­to da ini­cia­ti­va de for­ma coor­de­na­da nos aero­por­tos de Con­gonhas e San­tos Dumont”, infor­mou a Infraero por meio de suas redes soci­ais. Segun­do a estatal, a ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, além de ser a de maior movi­men­to do Brasil, é a quin­ta do mun­do em fluxo de voos.

Con­forme o acor­do, serão adquiri­dos os equipa­men­tos necessários à insta­lação e fun­ciona­men­to do sis­tema de recon­hec­i­men­to bio­métri­co desen­volvi­do pelo Ser­pro. A lic­i­tação para com­pra dos dis­pos­i­tivos deve ocor­rer ain­da neste mês. A implan­tação com­ple­ta da tec­nolo­gia está pre­vista para jul­ho.

O uso da bio­me­tria para o embar­que já vin­ha sendo exper­i­men­ta­do. De out­ubro de 2020 a janeiro deste ano, mais de 6,2 mil pas­sageiros par­tic­i­param da fase de testes do pro­je­to em sete aero­por­tos. Profis­sion­ais da avi­ação civ­il tam­bém foram chama­dos para avaliar a tec­nolo­gia.

Para os pas­sageiros, o pro­ced­i­men­to se ini­cia jun­to ao check-in online. Será pre­ciso apre­sen­tar os dados pes­soais, incluin­do o número do Cadas­tro de Pes­soas Físi­cas (CPF), e tirar uma foto com a câmera do celu­lar. Caberá à com­pan­hia aérea usar o aplica­ti­vo desen­volvi­do pelo Ser­pro para realizar a val­i­dação bio­métri­ca do cidadão, com­para­n­do os dados e a foto envi­a­da com os reg­istros das bases gov­er­na­men­tais. Uma vez val­i­da­do, as câmeras dos aero­por­tos estarão prontas para recon­hecer o via­jante e lib­er­ar seu aces­so.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula

Professora teme que crianças fiquem ansiosas Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em …