...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Esportes / World Skate anuncia desfiliação da Confederação Brasileira de Skate

World Skate anuncia desfiliação da Confederação Brasileira de Skate

Repro­du­ção: © Gas­par Nóbrega/COB/Direitos Reser­va­dos

Federação pede criação de nova entidade para dirigir skate nacional


Publi­ca­do em 10/01/2024 — 22:41 Por Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

Fal­tan­do pou­co menos de 200 dias para o iní­cio da pró­xi­ma edi­ção dos Jogos Olím­pi­cos, em Paris (Fran­ça), a World Ska­te (fede­ra­ção inter­na­ci­o­nal de ska­te) anun­ci­ou, nes­ta quar­ta-fei­ra (10), que não reco­nhe­ce mais a Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Ska­te (CBSK) como uma das suas afi­li­a­das.

A deci­são foi toma­da após a World Ska­te deter­mi­nar que tan­to a CBSK como a Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Hóquei e Pati­na­ção (CBHP) deve­ri­am se jun­tar de for­ma a só haver um repre­sen­tan­te dos espor­tes sobre rodas no Bra­sil.

A fede­ra­ção inter­na­ci­o­nal de ska­te infor­mou que a Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Hóquei e Pati­na­ção propôs então que fos­se cri­a­da uma espé­cie de fede­ra­ção guar­da-chu­va, cha­ma­da Ska­te Bra­sil, que abar­ca­ria as 13 moda­li­da­des geren­ci­a­das tan­to pela CBHP como pela CBSK e que esti­ves­se em con­for­mi­da­de com as nor­mas da World Ska­te e do Comi­tê Olím­pi­co do Bra­sil (COB).

No entan­to, a World Ska­te afir­ma que a CBSK se negou a cola­bo­rar com esta pro­pos­ta ou apre­sen­tar outra alter­na­ti­va. Com isso, deci­diu reti­rar a ade­são da CBSK e con­fi­ar “a ges­tão téc­ni­ca, espor­ti­va e finan­cei­ra do ska­te em todas as suas moda­li­da­des ao Comi­tê Olím­pi­co Bra­si­lei­ro (COB), incluin­do a par­ti­ci­pa­ção de atle­tas bra­si­lei­ros em pro­vas clas­si­fi­ca­tó­ri­as olím­pi­cas até o final dos Jogos de Paris”.

Após esta deci­são, a CBSK sol­tou nota na qual lamen­tou a deci­são e afir­mou que a mes­ma “foi toma­da de manei­ra arbi­trá­ria, sen­do car­re­ga­da de teor polí­ti­co e cer­ca­da por irre­gu­la­ri­da­des”.

“A CBSk segui­rá tra­ba­lhan­do pela ges­tão do ska­te­bo­ar­ding em solo bra­si­lei­ro, já que a World Ska­te não pode inter­fe­rir na auto­no­mia naci­o­nal sobre qual enti­da­de deve gerir o espor­te. Assim, acre­di­ta­mos que o Minis­té­rio do Espor­te e o COB não segui­rão essa deci­são, já que, além de repre­sen­tar uma desas­tro­sa e fatal ação para o úni­co espor­te olím­pi­co da Fede­ra­ção Inter­na­ci­o­nal, seria acei­tar uma vio­len­ta inter­fe­rên­cia exter­na no orde­na­men­to espor­ti­vo bra­si­lei­ro defen­di­do pela Lei Geral do Espor­te”.

Quem tam­bém se pro­nun­ci­ou foi o COB: “O Comi­tê Olím­pi­co do Bra­sil rece­beu ofí­cio da World Ska­te infor­man­do que a Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Ska­te foi des­fi­li­a­da após deci­são toma­da pelo comi­tê exe­cu­ti­vo da enti­da­de. Com a defi­ni­ção, a CBSk não é mais a repre­sen­tan­te da moda­li­da­de no Bra­sil peran­te a fede­ra­ção inter­na­ci­o­nal. A úni­ca enti­da­de fili­a­da à World Ska­te no país é a Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Hóquei e Pati­na­ção. Dian­te da infor­ma­ção dada pela World Ska­te, o COB cri­a­rá uma for­ça-tare­fa para cui­dar da pre­pa­ra­ção dos atle­tas bra­si­lei­ros para os Jogos Olím­pi­cos Paris 2024 e segui­rá o pla­ne­ja­men­to defi­ni­do ante­ri­or­men­te, com todo apoio aos clas­si­fi­ca­dos e aos que ain­da bus­cam qua­li­fi­ca­ção para o even­to”.

Os Jogos de Paris serão rea­li­za­dos entre os dias 26 de julho a 11 de agos­to.

Edi­ção: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Botafogo e Vasco fazem clássico decisivo pelo Campeonato Carioca

Repro­du­ção: © Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reser­va­dos Rádio Nacional transmite o confronto a partir das 16h deste …