...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Esportes / WTA ameaça retirar torneios de tênis da China devido a caso Peng Shuai

WTA ameaça retirar torneios de tênis da China devido a caso Peng Shuai

Repro­du­ção: © Reuters/Adnan Abidi/Direitos reser­va­dos

Ex-número um de duplas não é vista desde que denunciou assédio sexual


Publi­ca­do em 19/11/2021 — 11:43 Por Tony Mun­roe * — Pequim

logo_reuters

Uma como­ção a res­pei­to do para­dei­ro da estre­la de tênis chi­ne­sa Peng Shu­ai se inten­si­fi­cou nes­ta sex­ta-fei­ra (19), quan­do a Asso­ci­a­ção de Tênis Femi­ni­no (WTA) dis­se estar pre­pa­ra­da para reti­rar tor­nei­os da Chi­na em rea­ção ao caso, o que levou um edi­tor influ­en­te da mídia esta­tal da Chi­na a cri­ti­car a orga­ni­za­ção por usar um “tom coer­ci­ti­vo”.

Ex-núme­ro um de duplas do mun­do, Peng não é vis­ta ou ouvi­da em públi­co des­de que dis­se em redes soci­ais chi­ne­sas no dia 2 de novem­bro que o ex-vice-pre­miê chi­nês Zhang Gao­li a coa­giu a fazer sexo e que mais tar­de eles tive­ram um rela­ci­o­na­men­to con­sen­su­al oca­si­o­nal.

Nem Zhang, nem o gover­no chi­nês comen­ta a ale­ga­ção. A pos­ta­gem de Peng foi apa­ga­da rapi­da­men­te e o tópi­co está blo­que­a­do para deba­tes na inter­net chi­ne­sa alta­men­te cen­su­ra­da.

A pre­o­cu­pa­ção na comu­ni­da­de glo­bal do tênis e além a res­pei­to da segu­ran­ça e do para­dei­ro de Peng cres­ce des­de a acu­sa­ção, e a WTA pediu uma inves­ti­ga­ção. Algu­mas das mai­o­res tenis­tas do mun­do, como Sere­na Wil­li­ams e Nao­mi Osa­ka, assim como o Comi­tê Olím­pi­co Ale­mão, tui­ta­ram #Whe­reIs­PengShu­ai (onde está Peng Shu­ai?).

O tema emer­ge no momen­to em que a Chi­na se pre­pa­ra para sedi­ar a Olim­pía­da de Inver­no de Pequim em feve­rei­ro em meio a pedi­dos de boi­co­te de gru­pos ati­vis­tas em rea­ção ao his­tó­ri­co de direi­tos huma­nos do país. O Comi­tê Olím­pi­co Inter­na­ci­o­nal (COI) não comen­ta o caso Peng, dizen­do acre­di­tar que uma “diplo­ma­cia silen­ci­o­sa” ofe­re­ce a melhor opor­tu­ni­da­de de uma solu­ção.

O exe­cu­ti­vo-che­fe da WTA, Ste­ve Simon, dis­se a vári­os veí­cu­los de notí­ci­as nor­te-ame­ri­ca­nos nes­ta quin­ta-fei­ra (18) que o cir­cui­to cogi­ta­rá reti­rar tor­nei­os de deze­nas de milhões de dóla­res da Chi­na.

A Asso­ci­a­ção de Tênis na Gra­ma (LTA, na sigla em inglês) do Rei­no Uni­do emi­tiu um comu­ni­ca­do dizen­do que está ofe­re­cen­do sua assis­tên­cia para que a WTA esta­be­le­ça a “segu­ran­ça e o bem-estar” de Peng Suai.

“A pri­o­ri­da­de ime­di­a­ta é garan­tir que Peng Suai este­ja segu­ra e bem e, além dis­so, que ela pos­sa falar livre­men­te sem estar sujei­ta a qual­quer for­ma de cen­su­ra”, dis­se.

* Tex­to em par­ce­ria com Nick Mul­ven­ney, em Syd­ney; repor­ta­gem adi­ci­o­nal de Sudip­to Gan­guly, em Mum­bai (Índia)

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

No Rio, Clube do CCBB debate literatura feminina negra

Repro­du­ção: © Clu­be de Lei­tu­ra CCBB/Divulgação Debate terá participação especial da poeta e filósofa Viviane …