...
domingo ,27 abril 2025
Home / Meios de comunicação / Xodó de Cozinha, da TV Brasil, destaca empreendedorismo feminino

Xodó de Cozinha, da TV Brasil, destaca empreendedorismo feminino

Chef e apresentadora Regina Tchelly prepara receitas com tomate

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 29/03/2025 — 08:10
Brasília
Rio de Janeiro (RJ) 27/03/2025 - Xodó de Cozinha, da TV Brasil, destaca empreendedorismo feminino. Frame TV Brasil
Repro­dução: © Frame TV Brasil

TV Brasil leva ao ar neste sába­do (29), às 13h, mais um episó­dio inédi­to do Xodó de Coz­in­ha. Des­ta vez, o pro­gra­ma abor­da o empreende­doris­mo fem­i­ni­no, em um bate-papo com Lid­i­ane de Paula, secretária munic­i­pal de Políti­cas e Pro­moção da Mul­her do Rio de Janeiro.

Ao lon­go da atração da emis­so­ra públi­ca, a chef e apre­sen­ta­do­ra Regi­na Tchelly desta­ca a pos­si­bil­i­dade de mul­heres empreen­derem na coz­in­ha e assim ger­arem ren­da extra. Ela lem­bra da sua própria tra­jetória e con­ta como criou opor­tu­nidades para com­ple­men­tar a ren­da com o aproveita­men­to total dos ali­men­tos.

Entre uma con­ver­sa e out­ra com a con­vi­da­da, Regi­na mostra receitas deli­ciosas e sim­ples com tomate. Ela apre­sen­ta seu clás­si­co mol­ho de tomate, feito com os fru­tos con­sid­er­a­dos “fora do pon­to”. Lid­i­ane e Regi­na tam­bém preparam macar­rão com mol­ho de tomate e cas­ca de melan­cia, e geleia de tomate.

O tomate é um ali­men­to ver­sátil e está muito pre­sente na mesa do brasileiro. É um fru­to rico em nutri­entes, como vit­a­m­i­nas A, B, C e K, e min­erais, como potás­sio, cál­cio e fer­ro. Tem tam­bém licopeno, um antiox­i­dante que dá ao fru­to a cor ver­mel­ha.

O con­teú­do orig­i­nal da emis­so­ra públi­ca tem como pri­or­i­dade a ali­men­tação saudáv­el, nutri­ti­va, de baixo cus­to e com uso inte­gral dos ali­men­tos. O Xodó de Coz­in­ha pode ser acom­pan­hado no YouTube do canal e fica disponív­el no App TV Brasil Play.

 O programa

Xodó de Coz­in­ha bus­ca incen­ti­var a ali­men­tação saudáv­el e de baixo cus­to. A tem­po­ra­da de estreia tem 26 episó­dios e, em cada um, um con­vi­da­do espe­cial prepara receitas com um ali­men­to especí­fi­co e con­ver­sa sobre um tema. A pro­dução recebe per­son­al­i­dades como Bela Gil, André Trigueiro e Sidar­ta Ribeiro, entre out­ros.

Com afe­to e caris­ma, Regi­na Tchelly usa uma lin­guagem bem car­ac­terís­ti­ca para cati­var o públi­co e os entre­vis­ta­dos do pro­gra­ma.

“Os con­vi­da­dos são incríveis e fico feliz de estar reuni­da com tan­ta gente que está fazen­do acon­te­cer, mostran­do que é pos­sív­el com­er bem, de for­ma saudáv­el e acessív­el”, afir­ma.

Os assun­tos dis­cu­ti­dos na pro­dução giram em torno de questões como sus­tentabil­i­dade, com­bate à fome, sazon­al­i­dade dos ali­men­tos, ger­ação de ren­da, empreende­doris­mo e edu­cação finan­ceira. Além dis­so, o pro­gra­ma val­oriza a cul­tura tradi­cional e afe­ti­va e dá destaque a pratos que evo­cam memórias e her­anças culinárias.

A atração é grava­da na coz­in­ha do pro­je­to Favela Orgâni­ca, ini­cia­ti­va ide­al­iza­da por Regi­na Tchelly que há 13 anos pro­move a culinária saudáv­el nas comu­nidades Babilô­nia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro. Copro­dução real­iza­da pela TV Brasil com a Kro­ma­ki, o Xodó de Coz­in­ha tem direção de Pedro Asbeg.

Favela Orgânica

O pro­je­to Favela Orgâni­ca já rece­beu diver­sos prêmios, nacionais e inter­na­cionais, por suas ações que visam pro­mover segu­rança ali­men­tar, ofer­e­cer capac­i­tação profis­sion­al e pro­mover mudanças na cul­tura de con­sumo e des­perdí­cio de ali­men­tos. Chef de coz­in­ha, empreende­do­ra social e fun­dado­ra do pro­je­to, Regi­na é paraibana e mora no Rio de Janeiro há 20 anos.

Ao vivo e on demand  

A pro­gra­mação da TV Brasil pode ser acom­pan­ha­da pelo canal aber­to, TV por assi­natu­ra e parabóli­ca. Sin­tonize.

Seus pro­gra­mas estão no TV Brasil Play, por este site ou por aplica­ti­vo no smart­phone. O App pode ser baix­a­do gra­tuita­mente e está disponív­el para Android e iOS. Assista tam­bém pela WebTV.

Serviço

Xodó de Coz­in­ha, sába­do (29), às 13h, na TV Brasil

TV Brasil na inter­net e nas redes soci­ais 

Site   https://tvbrasil.ebc.com.br

Face­book – https://www.facebook.com/tvbrasil

Insta­gram – https://www.instagram.com/tvbrasil

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil

X – https://x.com/TVBrasil

Tik­Tok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

Alerta é de especialista que organizou material sobre o tema Ana Cristi­na Cam­pos — Repórter …