...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Meios de comunicação / Xodó de Cozinha mostra como usar alimentos que seriam descartados

Xodó de Cozinha mostra como usar alimentos que seriam descartados

Convidada fala sobre destino de hortaliças e frutas após a xepa

TV Brasil
Pub­li­ca­do em 15/02/2025 — 07:32
Brasília
Rio de Janeiro (RJ) 12/02/2025 - Como utilizar alimentos que seriam descartados depois da feira. Frame TV Brasil
Repro­dução: © Frame TV Brasil

Na edição inédi­ta deste sába­do (15) do Xodó de Coz­in­ha, a chef Regi­na Tchelly recebe Semíramis Ramos, engen­heira agrôno­ma e pesquisado­ra da Empre­sa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embra­pa). O pro­gra­ma vai ao ar às 13h, na TV Brasil e abor­da o tra­je­to que os ali­men­tos fazem até as feiras e o des­ti­no daque­les itens que cos­tu­mam ser descar­ta­dos depois.

Durante a atração da emis­so­ra públi­ca, Regi­na vai a um fim de feira, recol­he ali­men­tos que seri­am joga­dos fora e leva o coco verde para a coz­in­ha. O coco é uma fru­ta nutri­ti­va e refres­cante, com alto teor de água e sais min­erais.

Rio de Janeiro (RJ) 12/02/2025 - Como utilizar alimentos que seriam descartados depois da feira. Frame TV Brasil
Repro­dução: Semíramis Ramos mostra como uti­lizar ali­men­tos que seri­am descar­ta­dos depois da feira — Frame TV Brasil

Enquan­to bate um papo descon­traí­do com Semíramis, a apre­sen­ta­do­ra ensi­na como faz­er receitas saudáveis, saborosas e acessíveis com a fru­ta. Regi­na e a con­vi­da­da uti­lizam o coco verde para preparar que­bra-queixo com carne de coco, vit­a­m­i­na de carne de coco com banana e maracu­já, e arroz com carne de coco.

O con­teú­do orig­i­nal da emis­so­ra públi­ca pri­or­iza a ali­men­tação saudáv­el, nutri­ti­va, de baixo cus­to e com uso inte­gral dos ali­men­tos. O Xodó de Coz­in­ha pode ser acom­pan­hado no YouTube do canal e fica disponív­el no app TV Brasil Play.

Sobre o Xodó de Cozinha

Apre­sen­ta­do pela chef Regi­na Tchelly na TV Brasil, o pro­gra­ma Xodó de Coz­in­ha bus­ca incen­ti­var a ali­men­tação saudáv­el e de baixo cus­to. A tem­po­ra­da de estreia tem 26 episó­dios. Cada edição con­ta com um con­vi­da­do espe­cial para preparar receitas com um ali­men­to especí­fi­co e con­ver­sar sobre um tema. A pro­dução recebe per­son­al­i­dades como Bela Gil, André Trigueiro e Sidar­ta Ribeiro, entre out­ros.

Com seu afe­to e caris­ma, a chef Regi­na Tchelly tem uma lin­guagem bas­tante car­ac­terís­ti­ca para cati­var o públi­co e os entre­vis­ta­dos da nova atração tele­vi­si­va. “Os con­vi­da­dos são incríveis e fico feliz de estar reuni­da com tan­ta gente que está fazen­do acon­te­cer, mostran­do que é pos­sív­el com­er bem, de for­ma saudáv­el e acessív­el”, con­ta.

Os assun­tos dis­cu­ti­dos na pro­dução giram em torno de questões como sus­tentabil­i­dade, com­bate à fome, sazon­al­i­dade dos ali­men­tos, ger­ação de ren­da, empreende­doris­mo e edu­cação finan­ceira. Além dis­so, o pro­gra­ma val­oriza a cul­tura tradi­cional e afe­ti­va, além de abor­dar pratos que evo­cam memórias e her­anças culinárias.

A atração é grava­da na coz­in­ha do pro­je­to Favela Orgâni­ca, ini­cia­ti­va ide­al­iza­da por Regi­na Tchelly que há 13 anos pro­move a culinária saudáv­el nas comu­nidades Babilô­nia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro. Copro­dução real­iza­da pela TV Brasil com a Kro­ma­ki, o Xodó de Coz­in­ha tem direção de Pedro Asbeg.

Sobre o Favela Orgânica

O Favela Orgâni­ca já rece­beu diver­sos prêmios, nacionais e inter­na­cionais, por suas ações que visam pro­mover a segu­rança ali­men­tar, capac­i­tação profis­sion­al e uma mudança na cul­tura de con­sumo e des­perdí­cio de ali­men­tos. Chef de coz­in­ha, empreende­do­ra social e fun­dado­ra do pro­je­to, Regi­na é paraibana e mora no Rio de Janeiro há 20 anos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …