...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Meios de comunicação / Xodó de Cozinha: TV Brasil estreia programa de culinária neste sábado

Xodó de Cozinha: TV Brasil estreia programa de culinária neste sábado

Comandada por Regina Tchelly, nova atração vai ao ar às 13h

EBC
Pub­li­ca­do em 07/12/2024 — 08:15
Brasília
Rio de Janeiro (RJ), 16/05/2024 - Regina Tchelly, apresentadora do novo programa da TV Brasil, Xodó de Cozinha, no Morro da Babilônia. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

TV Brasil estreia neste sába­do (7), às 13h, Xodó de Coz­in­ha — novo pro­gra­ma de culinária da emis­so­ra. A atração será coman­da­da por Regi­na Tchelly, ide­al­izado­ra do Favela Orgâni­ca, um pro­je­to que há 13 anos pro­move sus­tentabil­i­dade e culinária saudáv­el nas comu­nidades Babilô­nia e Chapéu Mangueira, local­izadas na zona sul do Rio de Janeiro.

A tem­po­ra­da terá um total de 26 episó­dios. Cada um deles con­tará com um con­vi­da­do espe­cial, um ali­men­to e um tema para dis­cussão. Os assun­tos giram em torno da ali­men­tação saudáv­el com baixo cus­to, ger­ação de ren­da e empreende­doris­mo, edu­cação finan­ceira, com­bate à fome, sazon­al­i­dade dos ali­men­tos, e sus­tentabil­i­dade. Além dis­so, haverá foco na val­oriza­ção da cul­tura tradi­cional e afe­ti­va, desta­can­do receitas que evo­cam memórias e her­anças culinárias.

“Esta­mos entu­si­as­ma­dos em traz­er para o públi­co uma atração que pro­move a ali­men­tação saudáv­el e respon­sáv­el ao mes­mo tem­po que val­oriza a cul­tura e as tradições do povo brasileiro, cumprindo uma das mis­sões da comu­ni­cação públi­ca”, desta­cou o dire­tor-pres­i­dente da EBC, Jean Lima.

Para a dire­to­ra de Con­teú­do e Pro­gra­mação da EBC, Anto­nia Pel­le­gri­no, Xodó de Coz­in­ha é um pro­gra­ma que agre­ga à comu­ni­cação públi­ca e à mis­são da TV Brasil. “Este é um pro­gra­ma de culinária difer­ente, apre­sen­ta­do por uma chef que mora no Mor­ro da Babilô­nia [RJ] e que tra­bal­ha com coz­in­ha sus­ten­táv­el des­de antes de o debate da emergên­cia climáti­ca estar colo­ca­do com a urgên­cia que vemos hoje. A atração ensi­na receitas sim­ples e acessíveis que tam­bém podem servir de fonte extra de ren­da. É um pro­gra­ma que tem charme e con­vi­da­dos fan­tás­ti­cos”, declar­ou.

O primeiro episó­dio recebe os chefs de coz­in­ha Claude Trois­gros e João Batista. O tema é o aproveita­men­to inte­gral dos ali­men­tos em restau­rantes, que descar­tam mais de 5 toneladas de comi­da por ano no Brasil. Com isso em mente, na estreia, Regi­na faz receitas com a man­ga – fru­ta abun­dante e tradi­cional no país – e con­ver­sa sobre maneiras de ger­ar menos resí­du­os. O públi­co vai poder ano­tar receitas como sorvete de man­ga com banana, suco de fol­has de man­ga com aba­caxi, e sal­a­da de man­ga verde.

“Os con­vi­da­dos são incríveis e fico feliz de estar reuni­da com tan­ta gente que está fazen­do acon­te­cer, mostran­do que é pos­sív­el com­er bem, de for­ma saudáv­el e acessív­el”, con­ta Regi­na Tchelly.

Coprodução

Xodó de Coz­in­ha é uma copro­dução com a Kro­ma­ki, que tem entre seus mais recentes suces­sos as séries Os Qua­tro da Can­delária (Net­flix), Romário – O Cara (Max), além do lon­ga Isabel­la: O Caso Nar­doni (Net­flix).

A direção é de Pedro Asbeg. For­ma­do em cin­e­ma pela Uni­ver­si­dade de West­min­ster, Asbeg é um pre­mi­a­do doc­u­men­tarista em ativi­dade des­de 1997. Seu mais recente tra­bal­ho é O Nin­ho, série de três episó­dios para a Net­flix sobre o incên­dio que matou dez jovens atle­tas no Cen­tro de Treina­men­tos do Fla­men­go. Entre out­ras obras, dirigiu qua­tro doc­u­men­tários de lon­ga-metragem: Men­ti­ras Sin­cerasDemoc­ra­cia em Pre­to e Bran­coGeraldinos, e Améri­ca Arma­da.

“O prin­ci­pal difer­en­cial de Xodó de Coz­in­ha é o olhar da Regi­na para o uso inte­gral dos ali­men­tos. O públi­co vai se deparar com receitas que difi­cil­mente acharia em out­ro lugar. São pratos muito orig­i­nais, que tra­bal­ham com ingre­di­entes do nos­so dia a dia, mas usan­do méto­dos de preparo muito difer­entes” avaliou Asbeg.

Sobre o Favela Orgânica

O Favela Orgâni­ca já rece­beu diver­sos prêmios, nacionais e inter­na­cionais, por suas ações que visam pro­mover a segu­rança ali­men­tar, capac­i­tação profis­sion­al e uma mudança na cul­tura de con­sumo e des­perdí­cio de ali­men­tos. Chef de coz­in­ha, empreende­do­ra social e fun­dado­ra do pro­je­to, Regi­na é paraibana e mora no Rio de Janeiro há 20 anos.

Ao vivo e on demand

Acom­pan­he a pro­gra­mação da TV Brasil pelo canal aber­to, TV por assi­natu­ra e parabóli­ca. Sin­tonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus pro­gra­mas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplica­ti­vo no smart­phone. O app pode ser baix­a­do gra­tuita­mente e está disponív­el para Android e iOS. Assista tam­bém pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Estreia do pro­gra­ma de culinária Xodó de Coz­in­ha

Sába­do (7), às 13h, na TV Brasil

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …