...
domingo ,26 janeiro 2025
Home / Cultura / Ziraldo é homenageado na programação das fábricas de Cultura de SP

Ziraldo é homenageado na programação das fábricas de Cultura de SP

Repro­dução:© Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Eventos começam neste sábado em Jardim São Luís


Publicado em 01/06/2024 — 08:52 Por Camila Boehm — Repórter da Agência Brasil — São Paulo

O car­tunista Ziral­do será hom­e­nagea­do na pro­gra­mação do mês de jun­ho da Fábri­ca de Cul­tura, da Sec­re­taria da Cul­tura, Econo­mia e Indús­tria Cria­ti­vas do Esta­do de São Paulo. Autor de diver­sas obras infan­tis e cri­ador de O Meni­no Maluquin­ho, o artista mor­reu em abril deste ano. Os even­tos ocor­rerão nas unidades da cap­i­tal, Diade­ma e Osas­co, gra­tuita­mente.

A pro­gra­mação começa neste sába­do (1º), às 10h, na Fábri­ca de Cul­tura Jardim São Luís, com a ação Grafite Arte Urbana: Viva Ziral­do. Os artis­tas Leche e Alore farão um mur­al orig­i­nal em hom­e­nagem ao car­tunista, com alguns de seus per­son­agens. Out­ra ação de grafite ocorre de 6 a 8 de jun­ho, na unidade Jaçanã. A grafiteira e artista visu­al Caluz cri­ará um painel com os prin­ci­pais per­son­agens de Ziral­do.

No Capão Redon­do, a ativi­dade O humor como denún­cia res­ga­ta as pro­duções humorís­ti­cas de Ziral­do cri­adas durante o perío­do da ditadu­ra mil­i­tar no país. Nes­sa ofic­i­na, que será real­iza­da no dia 5, o públi­co poderá cri­ar os próprios car­tuns rela­cio­nan­do às opressões dos dias atu­ais. O resul­ta­do será uma inter­venção artís­ti­ca no for­ma­to de exposição.

No mes­mo dia, na Fábri­ca de Cul­tura Osas­co, ocorre a ofic­i­na de autor­re­tra­to inspi­ra­do na obra do car­tunista. O públi­co poderá con­hecer obras como O Meni­no Maluquin­ho e a Tur­ma do Per­erê, para cri­ar desen­hos a par­tir do esti­lo do artista. Em Diade­ma, a ofic­i­na Uni­ver­so de Ziral­do ensi­nará a faz­er tir­in­has ao esti­lo do car­tunista no dia 11.

Já no dia 13, a unidade Brasilân­dia terá apre­sen­tação do espetácu­lo O Meni­no Maluquin­ho: Lison­jeiro ao Mestre, do grupo Trapiche Teatro. Na história, o cri­ador do O Meni­no Maluquin­ho ten­ta tra­bal­har em seu ateliê em meio às brin­cadeiras dos netos, revis­i­tan­do suas prin­ci­pais obras. Uma sessão de cin­e­ma com a exibição do filme O Meni­no Maluquin­ho (1995) será real­iza­da na Fábri­ca de Cul­tura Vila Nova Cachoeir­in­ha, no dia 25.

E de 4 a 13 de jun­ho, difer­entes fábri­c­as de Cul­tura terão a ativi­dade Sucat­in­ha: um meni­no maluquin­ho sus­ten­táv­el. Na ativi­dade, haverá a cri­ação de robôs-luminárias, a par­tir de resí­du­os, inspi­ra­dos no per­son­agem. Entre os dias 21 e 28 de jun­ho, o públi­co poderá par­tic­i­par da con­tação de histórias As cores de Ziral­do, relem­bran­do per­son­agens cri­a­dos por ele.

A pro­gra­mação com­ple­ta está disponív­el no site da Fábri­ca de Cul­tura.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu do Ipiranga celebra aniversário de SP com atividades gratuitas

Programação prevê atividades infantis e para adolescentes Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …