...
sábado ,15 junho 2024
Home / Cultura / Ziraldo é homenageado na programação das fábricas de Cultura de SP

Ziraldo é homenageado na programação das fábricas de Cultura de SP

Repro­du­ção:© Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil

Eventos começam neste sábado em Jardim São Luís


Publicado em 01/06/2024 — 08:52 Por Camila Boehm — Repórter da Agência Brasil — São Paulo

O car­tu­nis­ta Ziral­do será home­na­ge­a­do na pro­gra­ma­ção do mês de junho da Fábri­ca de Cul­tu­ra, da Secre­ta­ria da Cul­tu­ra, Eco­no­mia e Indús­tria Cri­a­ti­vas do Esta­do de São Pau­lo. Autor de diver­sas obras infan­tis e cri­a­dor de O Meni­no Malu­qui­nho, o artis­ta mor­reu em abril des­te ano. Os even­tos ocor­re­rão nas uni­da­des da capi­tal, Dia­de­ma e Osas­co, gra­tui­ta­men­te.

A pro­gra­ma­ção come­ça nes­te sába­do (1º), às 10h, na Fábri­ca de Cul­tu­ra Jar­dim São Luís, com a ação Gra­fi­te Arte Urba­na: Viva Ziral­do. Os artis­tas Leche e Alo­re farão um mural ori­gi­nal em home­na­gem ao car­tu­nis­ta, com alguns de seus per­so­na­gens. Outra ação de gra­fi­te ocor­re de 6 a 8 de junho, na uni­da­de Jaça­nã. A gra­fi­tei­ra e artis­ta visu­al Caluz cri­a­rá um pai­nel com os prin­ci­pais per­so­na­gens de Ziral­do.

No Capão Redon­do, a ati­vi­da­de O humor como denún­cia res­ga­ta as pro­du­ções humo­rís­ti­cas de Ziral­do cri­a­das duran­te o perío­do da dita­du­ra mili­tar no país. Nes­sa ofi­ci­na, que será rea­li­za­da no dia 5, o públi­co pode­rá cri­ar os pró­pri­os car­tuns rela­ci­o­nan­do às opres­sões dos dias atu­ais. O resul­ta­do será uma inter­ven­ção artís­ti­ca no for­ma­to de expo­si­ção.

No mes­mo dia, na Fábri­ca de Cul­tu­ra Osas­co, ocor­re a ofi­ci­na de autor­re­tra­to ins­pi­ra­do na obra do car­tu­nis­ta. O públi­co pode­rá conhe­cer obras como O Meni­no Malu­qui­nho e a Tur­ma do Pere­rê, para cri­ar dese­nhos a par­tir do esti­lo do artis­ta. Em Dia­de­ma, a ofi­ci­na Uni­ver­so de Ziral­do ensi­na­rá a fazer tiri­nhas ao esti­lo do car­tu­nis­ta no dia 11.

Já no dia 13, a uni­da­de Bra­si­lân­dia terá apre­sen­ta­ção do espe­tá­cu­lo O Meni­no Malu­qui­nho: Lison­jei­ro ao Mes­tre, do gru­po Tra­pi­che Tea­tro. Na his­tó­ria, o cri­a­dor do O Meni­no Malu­qui­nho ten­ta tra­ba­lhar em seu ate­liê em meio às brin­ca­dei­ras dos netos, revi­si­tan­do suas prin­ci­pais obras. Uma ses­são de cine­ma com a exi­bi­ção do fil­me O Meni­no Malu­qui­nho (1995) será rea­li­za­da na Fábri­ca de Cul­tu­ra Vila Nova Cacho­ei­ri­nha, no dia 25.

E de 4 a 13 de junho, dife­ren­tes fábri­cas de Cul­tu­ra terão a ati­vi­da­de Suca­ti­nha: um meni­no malu­qui­nho sus­ten­tá­vel. Na ati­vi­da­de, have­rá a cri­a­ção de robôs-lumi­ná­ri­as, a par­tir de resí­du­os, ins­pi­ra­dos no per­so­na­gem. Entre os dias 21 e 28 de junho, o públi­co pode­rá par­ti­ci­par da con­ta­ção de his­tó­ri­as As cores de Ziral­do, relem­bran­do per­so­na­gens cri­a­dos por ele.

A pro­gra­ma­ção com­ple­ta está dis­po­ní­vel no site da Fábri­ca de Cul­tu­ra.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Biodança, ovnis, perucas: com que trabalham as novas profissões

Repro­du­ção: © ABRAÇA/Arquivo Pes­so­al Lista oficial de ocupações foi atualizada pelo Ministério do Trabalho Publicado …