...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Meta em São Paulo é vacinar 7,8 milhões contra gripe na segunda etapa

Meta em São Paulo é vacinar 7,8 milhões contra gripe na segunda etapa

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que será realizada entre os dias 23 de abril a 1º de junho em todo país, no Centro de Saúde Pinheiros, região oeste.
Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Também podem receber a vacina integrantes de grupos da 1ª fase


Pub­li­ca­do em 11/05/2021 — 07:00 Por Cami­la Bohem — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

O esta­do de São Paulo começa a vaci­nar con­tra a gripe (vírus Influen­za), nes­ta terça-feira (11), os idosos — pes­soas com 60 anos ou mais — e pro­fes­sores das redes públi­ca e pri­va­da. O novo públi­co-alvo definido para a segun­da eta­pa da cam­pan­ha soma mais 7,8 mil­hões de pes­soas.

O gov­er­no ressaltou que tam­bém poderão com­pare­cer aos pos­tos as pes­soas que inte­gram gru­pos da primeira eta­pa de vaci­nação, já que ain­da não foi atingi­da a meta de 90% de imu­niza­ção. A cober­tu­ra vaci­nal é infe­ri­or a 30% em cri­anças, grávi­das, puér­peras e tra­bal­hadores de saúde.

Mes­mo com dos­es disponíveis des­de o dia 12 de abril, só foram imu­nizadas até o momen­to 978,4 mil cri­anças (29,6% de cober­tu­ra vaci­nal), 114,7 mil ges­tantes (26,2%), 342,9 mil profis­sion­ais da saúde (22,1%) e 21,4 mil puér­peras (29,9%). Tam­bém foram vaci­na­dos 3,7 mil indí­ge­nas (63,7%).

“A gripe e a covid-19 são doenças res­pi­ratórias que cir­cu­lam simul­tane­a­mente aqui no esta­do. Por isso, toda medi­da pre­ven­ti­va é necessária para cuidar de si e do próx­i­mo. A vaci­na é total­mente segu­ra e não causa gripe, pois é com­pos­ta ape­nas de frag­men­tos do vírus que garan­tem a dev­i­da pro­teção”, disse a dire­to­ra de Imu­niza­ção da Sec­re­taria de Saúde, Nubia Araújo.

No ano pas­sa­do, o esta­do de São Paulo reg­istrou 809 casos de Sín­drome Res­pi­ratória Agu­da Grave (SRAG), atribuí­das ao vírus Influen­za, e 119 mortes.

Quem estiv­er tan­to no grupo da cam­pan­ha de gripe quan­to no grupo da vaci­nação con­tra covid-19 deve respeitar um inter­va­lo de 14 dias para rece­ber dos­es des­ti­nadas à pre­venção dessas doenças.

De acor­do com o gov­er­no estad­ual, os profis­sion­ais estão ori­en­ta­dos a faz­er triagem para iden­ti­fi­cação de paciente com sin­tomas res­pi­ratórios, como tosse, coriza e fal­ta de ar. Aque­les que apre­sentarem ape­nas tosse ou coriza poderão rece­ber a vaci­na con­tra a gripe, com a ori­en­tação de procu­rar um serviço de saúde. Aque­les que tiverem febre ou mau esta­do ger­al, além da ori­en­tação para procu­rar o serviço de saúde terão de adi­ar a apli­cação da vaci­na até a recu­per­ação.

Terceira etapa

Para reduzir aglom­er­ações e reforçar a pre­venção à covid-19, o crono­gra­ma da cam­pan­ha foi divi­di­do em três eta­pas que se esten­derão até 9 de jul­ho.

A últi­ma eta­pa começa em 9 de jun­ho, com a meta de alcançar 5,1 mil­hões de pes­soas com comor­bidades e com defi­ciên­cia (físi­ca, audi­ti­va, visu­al, int­elec­tu­al e men­tal ou múlti­pla); cam­in­honeiros, tra­bal­hadores por­tuários e de trans­porte cole­ti­vo; profis­sion­ais das Forças Armadas, de segu­rança e sal­va­men­to e fun­cionários do sis­tema pri­sion­al; pop­u­lação pri­va­da de liber­dade e jovens e ado­les­centes sob medi­das socioe­d­uca­ti­vas.

Seguin­do a leg­is­lação, dev­erão ser pri­or­iza­dos nas salas de vaci­nação os idosos com mais de 80 anos e haverá triagem difer­en­ci­a­da e ori­en­tações para quem tiv­er sin­tomas res­pi­ratórios. Além dis­so, a apli­cação da vaci­na con­tra a gripe deve ocor­rer em sala dis­tin­ta da reser­va­da à imu­niza­ção con­tra covid-19.

O Insti­tu­to Butan­tan disponi­bi­liza ao país 80 mil­hões de dos­es para a cam­pan­ha nacional, com pro­dução inte­gral do imu­nizante e sem neces­si­dade de impor­tação de matéria-pri­ma. O imu­nizante deste ano é con­sti­tuí­do por três cepas de Influen­za: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (lin­hagem B/Victoria).

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d