...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Marinha faz desfile com carros blindados na Esplanada dos Ministérios

Marinha faz desfile com carros blindados na Esplanada dos Ministérios

Comboio com veículos blindados e armamentos passa pela Esplanada dos Ministérios
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Ato ocorre no dia da votação da PEC do Voto Impresso na Câmara


Pub­li­ca­do em 10/08/2021 — 11:50 Por Agên­cia Brasil — Brasília

A Mar­in­ha real­i­zou hoje (10) um des­file com veícu­los blinda­dos e arma­men­tos na Esplana­da dos Min­istérios, em Brasília, a cam­in­ho do Cen­tro de Instrução de For­mosa, em Goiás, onde haverá treina­men­to de mil­itares. O pres­i­dente Jair Bol­sonaro acom­pan­hou o even­to da ram­pa do Palá­cio do Planal­to, onde rece­beu o con­vite para com­pare­cer a uma demon­stração oper­a­ti­va que será real­iza­da em 16 de agos­to.

O ato ocorre no mes­mo dia em que está pre­vista a votação, no plenário da Câmara dos Dep­uta­dos, da Pro­pos­ta de Emen­da à Con­sti­tu­ição (PEC) 135/2019, que tor­na obri­gatório o voto impres­so no país. Para par­la­mentares, o even­to seria uma ten­ta­ti­va de intim­i­dação.

No entan­to, em nota divul­ga­da na noite de ontem (9), o Coman­do da Mar­in­ha desta­ca que a “entre­ga sim­bóli­ca foi plane­ja­da antes da agen­da para a votação da PEC 135/2019 no Plenário da Câmara dos Dep­uta­dos, não pos­suin­do relação com a mes­ma, ou qual­quer out­ro ato em cur­so nos Poderes da Repúbli­ca”.

Ao abrir a sessão da Comis­são Par­la­men­tar de Inquéri­to (CPI) da Pan­demia, nes­ta terça-feira, o pres­i­dente do cole­gia­do, senador Omar Aziz, disse que “o papel das Forças Armadas é defend­er a democ­ra­cia, não ameaçá-la”.

Comboio com veículos blindados e armamentos passa pela Esplanada dos Ministérios
Repro­dução: Com­boio com veícu­los blinda­dos e arma­men­tos pas­sa pela Esplana­da dos Min­istérios — Marce­lo Camargo/Agência Brasil

“É um absur­do ina­ceitáv­el. Não é um teatro sem con­se­quên­cias, mas um ataque frontal à democ­ra­cia que pre­cisa ser repu­di­a­do”, disse Aziz. “Des­files como esse serviri­am para mostrar força para con­ter inimi­gos exter­nos que ameaçassem nos­sa sobera­nia, o que não é o caso. As Forças Armadas jamais podem ser usadas para intim­i­dar sua pop­u­lação, seus adver­sários, atacar a oposição legit­i­ma­mente con­sti­tuí­da. Não há nen­hu­ma pre­visão con­sti­tu­cional para isso”, com­ple­tou.

Segun­do o Coman­do da Mar­in­ha, o obje­ti­vo do des­file foi con­vi­dar o pres­i­dente Bol­sonaro para par­tic­i­par do treina­men­to em For­mosa, que é real­iza­do des­de 1988. Porém, o con­vite cos­tu­ma­va acon­te­cer em gabi­nete, de for­ma pro­to­co­lar. É a primeira vez que esse des­file ocorre na área cen­tral de Brasília. De acor­do com a Mar­in­ha, a oper­ação tem o obje­ti­vo de “asse­gu­rar o preparo do Cor­po de Fuzileiros Navais como força estratég­i­ca, de pron­to emprego e de caráter anfíbio e expe­di­cionário, con­forme pre­vis­to na Estraté­gia Nacional de Defe­sa. Este ano, de for­ma inédi­ta, haverá tam­bém a par­tic­i­pação de meios do Exérci­to Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, de modo a incre­men­tar a inter­op­er­abil­i­dade das Forças Armadas do País”.

Ontem, par­tidos políti­cos entraram na Justiça para ten­tar impedir a exibição, mas as ações não tiver­am efeito. Tam­bém nes­ta segun­da-feira, o pres­i­dente da Câmara, Arthur Lira, afir­mou que não apoia a demon­stração e que, se os dep­uta­dos quis­erem, a votação sobre o voto impres­so pode ser adi­a­da.

Entre­tan­to, ele não acred­i­ta que o des­file ten­ha relação com a votação. “No país polar­iza­do, isso dá cabi­men­to para que se especule algum tipo de pressão. Entramos em con­ta­to com o pres­i­dente Bol­sonaro, que garan­tiu que não há esse intu­ito. Mas não é usu­al, é uma coin­cidên­cia trág­i­ca dos blinda­dos para For­mosa. Isso api­men­ta este momen­to”, afir­mou.

Este ano, a oper­ação envolve mais de 2,5 mil mil­itares, da Mar­in­ha, do Exérci­to e da Força Aérea, que sim­u­lam uma oper­ação anfíbia, empre­gan­do mais de 150 difer­entes meios, entre aeron­aves, car­ros de com­bate, veícu­los blinda­dos e anfíbios, de artil­haria e lançadores de mís­seis e foguetes. Os veícu­los e equipa­men­tos que serão uti­liza­dos foram trans­porta­dos do Rio de Janeiro para Brasília.

Comboio com veículos blindados e armamentos passa pela Esplanada dos Ministérios
Repro­dução: Com­boio com veícu­los blinda­dos e arma­men­tos pas­sa pela Esplana­da dos Min­istérios — Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Edição: Bruna Saniele

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d