...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Com tempo instável, Rio transfere missa de 90 anos do Cristo Redentor

Com tempo instável, Rio transfere missa de 90 anos do Cristo Redentor

Repro­dução:  © Tomaz Silva/Agência Brasil

A cerimônia religiosa foi realizada na Catedral Metropolitana


Pub­li­ca­do em 12/10/2021 — 11:36 Por Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Dev­i­do ao tem­po fecha­do no Rio, com chu­va pre­vista para todo o dia e o céu encober­to, cobrindo a imagem do Cristo, a mis­sa dos 90 anos do Cristo Reden­tor mar­ca­da para as 8h da man­hã foi trans­feri­da para a Cat­e­dral Met­ro­pol­i­tana do Rio de Janeiro, na Aveni­da Chile, região cen­tral da cidade.

O cardeal arce­bis­po do Rio, D. Orani Tem­pes­ta cele­brou a mis­sa na Cat­e­dral Met­ro­pol­i­tana. A mis­sa durou quase duas horas e durante a homil­ia, D. Orani ao lem­brar das nuvens que enco­bri­ram o Cristo hoje, disse que “nes­sa época de pan­demia, já olhan­do com otimis­mo, com con­fi­ança na imu­niza­ção [da pop­u­lação], os tem­pos que virão, espero que se con­firmem que nós queríamos tam­bém enx­er­gar isso: das nuvens tene­brosas que nós tive­mos no ano pas­sa­do e que de cer­ta  já vão dimin­uin­do nesse ano, nós quer­e­mos ver tam­bém a pre­sença do Sen­hor em nos­sas vidas de esper­ança e con­fi­ança no aman­hã”.

Em out­ro tre­cho, o cardeal arce­bis­po disse que em tem­pos de polar­iza­ções, de ódios, de ran­cores, de situ­ações diver­sas, cel­e­brar 90 anos da inau­gu­ração do Cristo Reden­tor, “nós quer­e­mos tam­bém nos com­pro­m­e­ter hoje a aju­dar o Brasil a ser cada vez mais um país que acol­he e con­strói pontes, para con­viver­mos com os difer­entes, uns com os out­ros, e aqui­lo que sus­ci­ta a imagem do Reden­tor de braços aber­tos, além da fé, em Cristo Jesus, falam que os braços aber­tos pos­sam aju­dar o país, o mun­do, a ver que é pos­sív­el olhar com frater­nidade, uns com os out­ros, e seria um son­ho que nós somos chama­dos a aca­len­tar”.

Ao tér­mi­no da mis­sa, as autori­dades pre­sentes foram chamadas a falar. Entre elas, o min­istro do Meio Ambi­ente, Jorge Álvaro Pereira Leite. O min­istro disse que o pres­i­dente Jair Bol­sonaro pediu a ele, num encon­tro na sem­ana pas­sa­da, para traz­er uma solução defin­i­ti­va para a área onde se encon­tra o San­tuário do Cristo Reden­tor.

No dia 11 de setem­bro últi­mo, o padre Omar Raposo e comi­ti­va foram impe­di­dos de aces­sar o San­tuário Cristo Reden­tor. Eles se diri­giam ao local para um bati­za­do, a ser real­iza­do nos pés do Cristo, e foram bar­ra­dos por segu­ranças do Insti­tu­to Chico Mendes de Con­ser­vação da Bio­di­ver­si­dade (ICM­Bio), que faz a gestão do Par­que Nacional da Tijuca.O padre Omar disse que tin­ha comu­ni­ca­do ao ICM­Bio que seria real­iza­da à cer­imô­nia, mas isso só foi resolvi­do cer­ca de 2h30 depois.

O min­istro disse que o pres­i­dente Bol­sonaro pediu uma atenção espe­cial e com apoio de todos e da Mitra Dioce­sana “vamos achar essa solução defin­i­ti­va para traz­er har­mo­nia ao local do San­tuário do Cristo Reden­tor”. O min­istro foi muito aplau­di­do e disse que o Cristo é um sím­bo­lo dessa cidade, do Brasil e de um país de braços aber­tos e não é por coin­cidên­cia que esse sím­bo­lo “em uma escul­tura de con­cre­to está na sala da min­ha casa”.

Procissão

Após a mis­sa, as autori­dades foram chamadas a sair em pro­cis­são até o pátio da Cat­e­dral Met­ro­pol­i­tana, onde está sendo real­iza­da uma grande fes­ta sus­ten­táv­el para a pop­u­lação em situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade social, nas áreas de saúde, ali­men­tação, cidada­nia e serviço social, e apre­sen­tações cul­tur­ais, ofic­i­nas e assistên­cia reli­giosa, além de ativi­dades para as cri­anças por tam­bém ser cel­e­bra­do o Dia das Cri­anças, no esta­ciona­men­to da cat­e­dral, com dezenas de bar­ra­cas para aten­der à pop­u­lação.

Entre os serviços soci­ais que estão disponíveis na Cat­e­dral há atendi­men­to médi­co, com exam­es, atendi­men­to para casas de acol­hi­da, serviços de higiene pes­soal e de beleza, ofer­ec­i­men­to de cur­sos para diver­sas áreas, ori­en­tação voca­cional, ban­co de tal­en­tos, com encam­in­hamen­to ao mer­ca­do de tra­bal­ho, entre out­ros.

A coor­de­nado­ra do Pro­je­to Cristo Sus­ten­táv­el, Sil­va Gon­za­ga disse que “todas essas pes­soas que virão aqui hoje cel­e­brar a fes­ta do Cristo Reden­tor são pes­soas muito neces­si­tadas. Você pode vir aqui tirar seus doc­u­men­tos, ter con­sul­ta com médi­cos, doação de sangue, que é a grande novi­dade, com o Hemorio. Quem quis­er faz­er o bem, ven­ha doar sangue, doar vida”.

As ações abrangem os 17 Obje­tivos de Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el, pro­pos­tos pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU). O obje­ti­vo da fes­ta é deixar um lega­do socioam­bi­en­tal e educa­ti­vo como refer­ên­cia para o povo do Rio de Janeiro, do Brasil e do mun­do.

O reitor do San­tuário Cristo Reden­tor, padre Omar disse que “quer­e­mos ser exten­são dos braços do Cristo Reden­tor que acol­he a todos sem dis­tinção. Ao lon­go dos seus 90 anos, o Cristo Reden­tor sem­pre se desta­cou no cenário nacional e inter­na­cional como por­ta de entra­da do tur­is­mo brasileiro, maior mon­u­men­to em art déco do mun­do e San­tuário católi­co, um local sagra­do que recebe pere­gri­nos do mun­do inteiro. Des­de a con­strução, é o sím­bo­lo nacional de fé e esper­ança. Chegou a hora de cel­e­brar­mos tudo o que ele rep­re­sen­ta para o povo brasileiro e o mun­do inteiro. Por isso vamos faz­er uma grande fes­ta, com ativi­dades reli­giosas, sus­ten­táveis e cul­tur­ais”, desta­cou.

As ações na Cat­e­dral Met­ro­pol­i­tana vão até as 17h.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d