...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Enem: ônibus e metrô funcionam normalmente na capital paulista

Enem: ônibus e metrô funcionam normalmente na capital paulista

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Metrô terá funcionamento normal neste domingo


Pub­li­ca­do em 20/11/2021 — 17:36 Por Lud­mil­la Souza — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Todas as lin­has oper­adas pelo Metrô fun­cionarão nor­mal­mente neste domin­go (21), dia da pro­va do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem). Segun­do infor­mou o Metrô, não estão pro­gra­ma­dos testes nem ativi­dades de manutenção das vias que inter­fi­ram no horário de oper­ação no fim de sem­ana. 

As fro­tas pro­gra­madas para cir­cu­lar nas lin­has 1‑Azul, 2‑Verde, 3‑Vermelha e 15-Pra­ta serão semel­hantes às uti­lizadas em out­ros finais de sem­ana, porém, em razão do Enem, trens reser­vas ficarão prepara­dos para entrar em oper­ação a qual­quer momen­to caso seja obser­va­do algum aumen­to de deman­da.

Para evi­tar sur­pre­sas de últi­ma hora, o Metrô recomen­da a todos, se pos­sív­el, que pro­gramem a viagem para os locais de provas com ante­cedên­cia e que real­izem a com­pra ante­ci­pa­da das via­gens. Em caso de dúvi­das, os pas­sageiros poderão entrar em con­ta­to com a Cen­tral de Infor­mações do Metrô diari­a­mente, entre 8h e 20h, pelo tele­fone 0800–770-7722.

Trânsito

A Com­pan­hia de Engen­haria de Tráfego (CET) vai realizar uma oper­ação espe­cial de trân­si­to para este domin­go de Enem, mon­i­toran­do os prin­ci­pais corre­dores da cidade, para garan­tir as condições de segu­rança aos pedestres e a flu­idez no trân­si­to na cap­i­tal paulista.

As equipes da CET irão inten­si­ficar o mon­i­tora­men­to, agilizan­do a remoção de inter­fer­ên­cias, a fis­cal­iza­ção em áreas de embar­que e desem­bar­que, a ori­en­tação da trav­es­sia de pedestres e a oper­ação de semá­foros.

A Aveni­da Paulista, que inte­gra o Pro­gra­ma Ruas Aber­tas, ficará fecha­da para o públi­co na man­hã de domin­go (21), até as 13h. A medi­da visa facil­i­tar o deslo­ca­men­to dos estu­dantes que vão faz­er as provas do Enem, com tráfego livre para ônibus e veícu­los.

Para quem pre­tende seguir alter­na­ti­vas ao trân­si­to da Aveni­da Paulista, as dicas são:

Sen­ti­do Paraíso/Consolação: Aveni­da Bernardi­no de Cam­pos, Rua Treze de Maio, Rua Cin­ci­na­to Bra­ga, Rua São Car­los do Pin­hal, Rua Antônio Car­los e Rua da Con­so­lação.

Sen­ti­do Consolação/Paraíso: Alame­da San­tos, Rua Cubatão, Rua Abílio Soares, Aveni­da Bernardi­no de Cam­pos.

Para infor­mações de trân­si­to, ocor­rên­cias, recla­mações, remoções e sug­estões, ligue SP156. O atendi­men­to é 24 horas por dia.

Ônibus

A SPTrans, sis­tema de trans­porte públi­co de ônibus na cidade de São Paulo, infor­mou que a fro­ta pro­gra­ma­da para este domin­go cor­re­spon­derá a 100% de um domin­go.

Veja aqui a relação de lin­has e esco­las aten­di­das para facil­i­tar a chega­da dos estu­dantes aos locais de pro­va do Enem.

Bilhete Único

Aos domin­gos, quem tem o Bil­hete Úni­co Estu­dante (gra­tu­idade ou meia tar­i­fa) pode uti­lizar até qua­tro ônibus difer­entes em um perío­do de duas horas, pagan­do somente uma tar­i­fa. Já quem tem o Bil­hete Úni­co com crédi­tos comuns pode usar até qua­tro ônibus, em um perío­do de oito horas durante os domin­gos e feri­ados, pagan­do somente uma pas­sagem (des­de que a últi­ma recar­ga ten­ha sido no mín­i­mo de qua­tro tar­i­fas).

Nas primeiras duas horas, é pos­sív­el usar o Bil­hete Úni­co Comum na inte­gração com Metrô ou trem. Nas seis horas seguintes, deve-se usar somente ônibus, des­de que o total de via­gens ônibus + metrô / trem não ultra­passem qua­tro via­gens, para evi­tar a cobrança de uma nova tar­i­fa.

Acom­pan­he a cober­tu­ra da Agên­cia Brasil sobre o Enem 2021

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d