...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Presidente diploma cadetes e fala sobre governo: “Aqui é mais difícil”

Presidente diploma cadetes e fala sobre governo: “Aqui é mais difícil”

Repro­dução: © Clauber Cle­ber Caetano/PR

Turma de cadetes das Agulhas Negras teve 23 formandas


Pub­li­ca­do em 27/11/2021 — 14:35 Por Dou­glas Cor­rea — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro pre­sid­iu hoje (27) a cer­imô­nia de for­matu­ra de 391 novos aspi­rantes a ofi­cial do Exérci­to na Acad­e­mia Mil­i­tar das Agul­has Negras (Aman), em Resende sul do Rio de Janeiro. Bol­sonaro fez um dis­cur­so de impro­vi­so à tropa e evi­tou falar de políti­ca. 

Durante a fala, o pres­i­dente relem­brou os qua­tro anos necessários para a con­clusão do cur­so e com­parou a jor­na­da à da presidên­cia. “Eu até hoje guar­do os ensi­na­men­tos que aqui apren­di. Nos momen­tos difí­ceis a frente da Presidên­cia da Repúbli­ca  eu vejo o que pas­sei por aqui e me con­for­mo dizen­do: aqui foi mais difí­cil.”

Bol­sonaro tam­bém exal­tou as 23 mul­heres que inte­gram a tur­ma e que se for­mam “mostran­do para todos nós que quem tem gar­ra, deter­mi­nação, força de von­tade, cor­agem e fé con­segue atin­gir os seus obje­tivos. Parabéns a vocês todas.”

O pres­i­dente atribuiu ao Exérci­to Brasileiro suas con­quis­tas pes­soais. “Esta for­mação mar­ca a vida de todos nós. Essa for­mação nos fará vencer obstácu­los. Lem­brem-se de uma coisa: o que for pos­sív­el nós fare­mos, o que não for, entre­gare­mos nas mãos de Deus; Ele no dia a dia nos dá exem­p­los de super­ação”, afir­mou.

Jair Bol­sonaro tam­bém afir­mou que é papel dos for­man­dos defend­er a democ­ra­cia brasileira e a liber­dade, além de fris­ar a neces­si­dade de respeito pela Con­sti­tu­ição. “Nós atin­gire­mos o nos­so obje­ti­vo, que é o bem estar de toda a nos­sa pop­u­lação.”

Além da defe­sa de val­ores, Bol­sonaro tam­bém dis­cur­sou sobre a amizade e o com­pan­heiris­mo entre inte­grantes das Forças Armadas. “Sem gratidão não chegare­mos a lugar algum. Quem esquece o seu pas­sa­do está con­de­na­do a não ter futuro”, frisou.

Duque de Cax­i­as, patrono do Exérci­to Brasileiro, tam­bém foi exal­ta­do durante a fala. ”Um homem exem­p­lo para todos nós. E digo a vocês: quem fará o futuro da nos­sa pátria não será um homem ou uma mul­her. Ser­e­mos todos nós, 210 mil­hões de habi­tantes.”

Duração

Sob sol forte, a cer­imô­nia de for­matu­ra dos 391 novos aspi­rantes a ofi­cial do Exérci­to durou aprox­i­mada­mente 1h30. No moi­men­to dos aspi­rantes rece­berem a espa­da de Duque de Cax­i­as, Bol­sonaro desceu do palanque das autori­dades e foi cumpri­men­tar e tirar fotos com famil­iares de for­man­dos. Ele ficou cer­ca de 20 min­u­tos no pátio.

Na cer­imô­nia tam­bém estavam pre­sentes, o vice-pres­i­dente Hamil­ton Mourão, o min­istro da Defe­sa, Wal­ter Bra­ga Net­to e os coman­dantes das três Forças, além de out­ros gen­erais.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d