...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Colégio Pedro II, no Rio, mantém regime semipresencial

Colégio Pedro II, no Rio, mantém regime semipresencial

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Alunos usarão máscaras para estudar


Pub­li­ca­do em 11/02/2022 — 20:51 Por Léo Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Colé­gio Pedro II, que faz parte da rede fed­er­al de ensi­no no Rio de Janeiro, anun­ciou regras para o regime semi­pres­en­cial de ensi­no a par­tir de segun­da-feira (14). As tur­mas serão divi­di­das em dois gru­pos e, a cada sem­ana, um deles dev­erá com­pare­cer para as ativi­dades, enquan­to o out­ro acom­pan­hará as aulas de modo remo­to.

Os alunos dev­erão obser­var medi­das de pre­venção para evi­tar a dis­sem­i­nação do novo coro­n­avírus cau­sador da pan­demia de covid-19, entre elas, o uso de más­caras. A decisão foi toma­da por meio da Por­taria 225/2022, aprova­da hoje (11) em reunião extra­ordinária do Con­sel­ho Supe­ri­or (Con­sup) do colé­gio.

Em dezem­bro do ano pas­sa­do, uma out­ra por­taria havia pre­vis­to a retoma­da ple­na das aulas pres­en­ci­ais a par­tir do dia 7 de fevereiro, data esta­b­ele­ci­da para o retorno dos alunos após as férias.

No entan­to, cin­co dias antes, a insti­tu­ição anun­ciou que, levan­do em con­ta a nova onda de con­t­a­m­i­nação pelo coro­n­avírus impul­sion­a­da pela dis­sem­i­nação da vari­ante Ômi­cron no país, man­te­ria o regime híbri­do tal como vig­o­ra­va no fim do ano leti­vo de 2021: as aulas pres­en­ci­ais estavam voltadas para com­ple­men­tação pedagóg­i­ca e acom­pan­hamen­to e ori­en­tação de alunos, reser­van­do a autono­mia de plane­ja­men­to da direção de cada cam­pus.

Ao todo, cer­ca de 13 mil estu­dantes da edu­cação infan­til ao ensi­no médio e de pós-grad­u­ação estu­dam no Colé­gio Pedro II. São 14 campi no esta­do do Rio de Janeiro, local­iza­dos nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Cax­i­as, além de um Cen­tro de Refer­ên­cia em Edu­cação Infan­til, em Realen­go, na zona oeste da cap­i­tal.

Promessa

Mes­mo haven­do promes­sa de que o cenário seria reavali­a­do e um novo plane­ja­men­to seria real­iza­do ao lon­go dessa primeira sem­ana do cal­endário esco­lar de 2022, pais de alunos chegaram a orga­ni­zar um protesto na segun­da-feira (7) em frente a cin­co unidades. Eles pedi­ram aulas 100% pres­en­ci­ais. Mas esse não é um posi­ciona­men­to de con­sen­so na comu­nidade esco­lar. Parte dos pais e dos próprios alunos defende a decisão de se man­ter as aulas par­cial­mente remo­tas.

De acor­do com a direção do colé­gio, a nova por­taria reit­era as novas regras definidas na Por­taria 2.389/2021, aprova­da em dezem­bro do ano pas­sa­do. Ela esta­b­ele­ceu para o ano leti­vo de 2022 três planos de fun­ciona­men­to, a serem aciona­dos con­forme as cores das ban­deiras do mapa de risco de covid-19 do esta­do do Rio.

O plano A, de retorno pleno, deve entrar em vig­or após 15 dias inin­ter­rup­tos de ban­deira verde. O plano B, com ativi­dades semi­pres­en­ci­ais, pas­sa a valer após uma sem­ana de ban­deira amarela/laranja. Já na ban­deira ver­mel­ha, o plano C, com aulas total­mente remo­tas, é implan­ta­do de ime­di­a­to.

A Por­taria 225/2022 tam­bém apon­ta a neces­si­dade de um plane­ja­men­to para encon­trar soluções diante da Instrução Nor­ma­ti­va nº 90, do Min­istério da Econo­mia, que esta­b­elece o afas­ta­men­to de servi­dores com comor­bidades. São 319 tra­bal­hadores do colé­gio que per­manecem legal­mente em tra­bal­ho remo­to. Uma nova reunião do Con­sel­ho Supe­ri­or do colé­gio foi agen­da­da para a próx­i­ma sex­ta-feira (18), quan­do a situ­ação voltará a ser avali­a­da.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d