...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Audições selecionarão alunos para Orquestra Petrobras

Audições selecionarão alunos para Orquestra Petrobras

Repro­dução: © Orques­tra Petro­bras Sin­fôni­ca

Serão disputadas 29 vagas até 4 de março


Pub­li­ca­do em 12/02/2022 — 10:04 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Até o próx­i­mo dia 4 de março, estarão aber­tas as inscrições para a audição que vai sele­cionar novos alunos para a Acad­e­mia Juve­nil da Orques­tra Petro­bras Sin­fôni­ca (Ajopes). A seleção de novos alunos será fei­ta por meio das audições exter­nas pro­gra­madas para 12 e 13 de março, na sede da orques­tra, situ­a­da na Rua dos Arcos, 24, Espaço 5, Lapa, cen­tro do Rio de Janeiro. As inscrições são gra­tu­itas e devem ser feitas no site da orques­tra.

As vagas são lim­i­tadas a 29, dis­tribuí­das por instru­men­tos: vio­li­no (11 vagas), vio­la (qua­tro), vio­lon­ce­lo (três), con­tra­baixo (duas), flau­ta (uma), oboé (uma), clar­ine­ta (duas), fagote (duas), trompete (uma), trompa (uma) e per­cussão sin­fôni­ca (uma).

O proces­so vale para estu­dantes de músi­ca, entre 14 e 20 anos, que este­jam sob ori­en­tação de pro­fes­sores par­tic­u­lares ou vin­dos de esco­las de músi­ca, pro­je­tos soci­ais, cur­sos téc­ni­cos, con­ser­vatórios e orques­tras juve­nis de toda a região met­ro­pol­i­tana do Rio. Os inter­es­sa­dos devem ter ensi­no médio con­cluí­do ou em anda­men­to, exce­tuan­do os que já ingres­saram no ensi­no supe­ri­or.

O que é

Cri­a­da em 2012, a Acad­e­mia Juve­nil da Orques­tra Petro­bras Sin­fôni­ca ofer­ece for­mação gra­tui­ta para jovens ori­un­dos de esco­las de músi­ca e orques­tras comu­nitárias, a fim de prepará-los para o ingres­so em cur­so supe­ri­or de músi­ca e sua con­se­quente inserção profis­sion­al. Durante os dois anos do pro­gra­ma, os alunos par­tic­i­pam de aulas de teo­ria e per­cepção musi­cal e de práti­ca de orques­tra, além de ter a opor­tu­nidade de estu­dar com os músi­cos da Orques­tra Petro­bras Sin­fôni­ca.

Em dez anos de história, a Acad­e­mia Juve­nil viu seus alunos obterem média de 94% de aprovação nos testes de habil­i­dade especí­fi­ca (THE), em diver­sas uni­ver­si­dades. Para o vio­lonista Tomaz Soares, regente e pro­fes­sor de práti­ca de orques­tra da Ajopes, a acad­e­mia é uma óti­ma opor­tu­nidade para o jovem que dese­ja apro­fun­dar os estu­dos de músi­ca e de instru­men­to, bem como as habil­i­dades rumo à profis­sion­al­iza­ção.

“Na acad­e­mia, os alunos encon­tram um ambi­ente volta­do para seu desen­volvi­men­to inte­gral como músi­cos. Após dois anos, eles final­izam o pro­gra­ma tocan­do e solfe­jan­do mel­hor, pron­tos para sin­grar na uni­ver­si­dade e no mun­do da músi­ca, seja a orques­tral ou não. O obje­ti­vo final desse apri­mora­men­to é a comu­ni­cação com o públi­co por meio dessa lin­guagem tão úni­ca e uni­ver­sal que é a músi­ca”, disse Tomaz Soares, músi­co da orques­tra.

Ex-aluno da Ajopes, Daniel Mar­tins, de 19 anos, estu­dou na acad­e­mia entre 2020 e 2021. “Estudei não só com profis­sion­ais reno­ma­dos na área da músi­ca, como apren­di tam­bém com toda equipe por trás da orques­tra. Com certeza, foi min­ha maior exper­iên­cia musi­cal. Sem­pre soube, des­de pequeno, que tra­bal­haria com músi­ca, e a acad­e­mia me aju­dou a ter certeza dis­so”. O clar­inetista e ago­ra estu­dante da Esco­la de Músi­ca da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ), Daniel Mar­tins, recomen­dou que quem estu­da músi­ca não deve perder essa opor­tu­nidade.

Histórico

Fun­da­da pelo mae­stro Arman­do Praz­eres em 1975, a Orques­tra Petro­bras Sin­fôni­ca se con­sol­i­da como uma das mais con­ceitu­adas orques­tras do país e ocu­pa lugar de destaque entre os maiores con­jun­tos musi­cais da Améri­ca Lati­na.

Ela con­ta com uma for­mação de mais de 60 instru­men­tis­tas e tem como dire­tor artís­ti­co e mae­stro tit­u­lar Isaac Karabtchevsky, respeita­do regente brasileiro e nome con­sagra­do no panora­ma inter­na­cional. Ino­vado­ra e com forte pre­sença dig­i­tal, tornou-se a orques­tra brasileira com mais seguidores da platafor­ma, além de ser a úni­ca orques­tra do país geri­da por seus próprios músi­cos.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d