...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / Brasil permitirá acesso de ucranianos a passaporte humanitário

Brasil permitirá acesso de ucranianos a passaporte humanitário

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Presidente disse que será editada uma portaria, nos próximos dias


Pub­li­ca­do em 28/02/2022 — 19:37 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente da Repúbli­ca, Jair Bol­sonaro, disse nes­ta segun­da-feira (28) que o Brasil vai faz­er uma por­taria para garan­tir o aces­so de ucra­ni­anos ao pas­s­aporte human­itário brasileiro. O anún­cio foi feito em entre­vista à rádio Jovem Pan e retrans­mi­ti­da nas redes soci­ais do pres­i­dente. “Nós fare­mos todo o pos­sív­el para rece­ber o povo ucra­ni­ano”, desta­cou.

Segun­do Bol­sonaro, a por­taria que vai reg­u­la­men­tar a entra­da de ucra­ni­anos por meio do pas­s­aporte human­itário dev­erá ser pub­li­ca­da nos próx­i­mos dias. O pres­i­dente disse que o Brasil vai con­tin­uar com a pos­tu­ra neu­tra em relação ao con­fli­to entre Rús­sia e Ucrâ­nia que teve iní­cio na últi­ma sem­ana.

Nos últi­mos dias, o pres­i­dente já havia fal­a­do sobre o assun­to, quan­do desta­cou que o Brasil tem sido claro sobre sua posição “em defe­sa da sobera­nia, da autode­ter­mi­nação e da inte­gri­dade ter­ri­to­r­i­al dos Esta­dos”.

Sanções

O pres­i­dente afir­mou que não há pre­visão de imposição de sanções do Brasil para a Rús­sia em decor­rên­cia do con­fli­to. Con­forme Bol­sonaro, o Brasil pos­sui uma “dependên­cia enorme” dos fer­til­izantes da Rús­sia e, em caso de sanções, o agronegó­cio seria “seri­amente afe­ta­do”. “Acred­i­to que essas sanções difi­cil­mente pros­per­am”, disse.

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro voltou a destacar o apoio do gov­er­no rus­so na preser­vação da sobera­nia da Amazô­nia em dis­cussões inter­na­cionais e disse que, sem os fer­til­izantes rus­sos, o agronegó­cio brasileiro seria prej­u­di­ca­do, o que pode­ria ger­ar inse­gu­rança ali­men­tar e inflação de ali­men­tos.

Bol­sonaro falou ain­da sobre as críti­cas do rep­re­sen­tante da Ucrâ­nia no Brasil e afir­mou que o Brasil tem que ter o equi­líbrio na relação entre os país­es.

Resgate de brasileiros

O Min­istério das Relações Exte­ri­ores (MRE) infor­mou  que chegaram hoje a Varsóvia, cap­i­tal da Polô­nia, oito servi­dores do Ita­ma­raty para aju­dar no proces­so de res­gate dos brasileiros impe­di­dos de retornar ao país por causa do con­fli­to entre Rús­sia e Ucrâ­nia. “Esta força-tare­fa enviará desta­ca­men­to a Lviv, na Ucrâ­nia, onde será mon­ta­do escritório de apoio aos brasileiros que estão ten­tan­do deixar o país”, diz a pub­li­cação, em redes soci­ais.

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d