...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Governo do Rio de Janeiro flexibiliza uso da máscara contra a covid-19

Governo do Rio de Janeiro flexibiliza uso da máscara contra a covid-19

Repro­dução: © 28/10/2021/Fernando Frazão/Agência Brasil

Decisão caberá a cada município


Pub­li­ca­do em 03/03/2022 — 20:23 Por Vladimir Platonow — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O uso de más­cara con­tra a covid-19 no esta­do do Rio de Janeiro pas­sa a depen­der do entendi­men­to de cada municí­pio. Decre­to nesse sen­ti­do foi pub­li­ca­do nes­ta quin­ta-feira (3) pelo gov­er­nador Cláu­dio Cas­tro, flex­i­bi­lizan­do o uso da pro­teção.

Entre os motivos que levaram à per­mis­são para a reti­ra­da das más­caras, estão as mel­ho­ras suces­si­vas do cenário epi­demi­ológi­co da covid-19 no esta­do, “com diminuição da taxa de incidên­cia de casos graves e óbitos, redução da pos­i­tivi­dade dos exam­es, assim como redução da deman­da por leitos de inter­nação”.

Tam­bém foi lev­a­do em con­sid­er­ação a ele­va­da cober­tu­ra vaci­nal con­tra a covid-19 no esta­do, assim como o avanço da vaci­nação para todas as faixas etárias maiores de 5 anos de idade nos 92 municí­pios flu­mi­nens­es.

A por­taria explici­ta a respon­s­abil­i­dade dos municí­pios na sus­pen­são da obri­ga­to­riedade do uso de más­caras. “Fica fac­ul­ta­do aos Poderes Exec­u­tivos Munic­i­pais a flex­i­bi­liza­ção das medi­das san­itárias no tocante ao uso obri­gatório de más­cara de pro­teção res­pi­ratória medi­ante ato próprio”, diz arti­go do doc­u­men­to.

Porém, nos locais em que a Sec­re­taria de Esta­do de Saúde deter­mi­nar a per­manên­cia do uso de más­cara de pro­teção res­pi­ratória, per­manecerá em vig­or as penal­i­dades pre­vis­tas na leg­is­lação estad­ual.

No municí­pio do Rio de Janeiro, a decisão sobre a con­tinuidade do uso de más­caras em locais fecha­dos será deci­di­da na próx­i­ma segun­da-feira (7), pelo Comitê Cien­tí­fi­co da prefeitu­ra. O não uso do equipa­men­to em áreas aber­tas já era per­mi­ti­do na cidade, mas a pop­u­lação ain­da se divide, com boa parte das pes­soas ain­da usan­do a más­cara nas ruas enquan­to out­ras não.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ministério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUS

Imunizante foi considerado caro diante do impacto da doença Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 13/01/2026 — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d