...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / Zelensky apela ao povo russo que combata a guerra

Zelensky apela ao povo russo que combata a guerra

Repro­dução: © UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SER

Ele diz que soldados russos reforçam tese de invasão planejada


Pub­li­ca­do em 06/03/2022 — 16:37 Por Jonas Valente – Repórter Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente da Ucrâ­nia, Wolodymyr Zelen­sky, fez novo pro­nun­ci­a­men­to neste domin­go (3), em que se dirigiu ao povo rus­so e pediu que eles se posi­cionem con­tra a guer­ra.

“Ciadãos rus­sos, essa não é só a luta pela paz na Ucrâ­nia, mas pela riqueza que vocês tin­ham no seu país. Se ficarem cal­a­dos, a mis­éria que vai falar por vocês no futuro. Não fiquem cal­a­dos”, declar­ou o pres­i­dente.

Ele voltou a afir­mar que não se tra­ta de uma oper­ação mil­i­tar nem é oca­sion­al, mas uma invasão plane­ja­da. Segun­do ele, os sol­da­dos rus­sos cap­tura­dos pelas forças ucra­ni­anas fornece­r­am infor­mações que reforçam essa tese.

“Essas pes­soas [do Exérci­to rus­so] que­ri­am acabar com nos­sas cidades. Tive­mos aces­so a doc­u­men­tos. Por isso que está ocor­ren­do essa atro­ci­dade. Estão lançan­do bom­bas, artil­haria, mís­seis. Isso não é uma impro­visação”, disse.

Zelen­sky afir­mou que os ataques da Rús­sia sobre o país estão violan­do regras inter­na­cionais. “Isso será um crime mil­i­tar históri­co”, desta­cou.

No pro­nun­ci­a­men­to, o pres­i­dente ucra­ni­ano comen­tou que sua gestão está plane­jan­do medi­das de estí­mu­lo econômi­co e de apoio à pop­u­lação com vis­tas à recon­strução do país.

“Já sabe­mos como vamos recon­stru­ir e refor­mar a nos­sa Ucrâ­nia. Cri­amos fun­dos para este fim, um para infraestru­tu­ra, um para crédi­to e um de auxílio para negó­cios pequenos, além de vários pro­gra­mas que esta­mos crian­do”, infor­mou.

Na Rús­sia, diver­sos atos vêm sendo pro­movi­dos con­tra a guer­ra. Mas o pres­i­dente Vladimir Putin tem endure­ci­do. Os protestos têm sido dura­mente reprim­i­dos. Nes­ta sem­ana, aprovou uma nova lei cen­suran­do con­teú­dos críti­cos à guer­ra, com pena de prisão de até 15 anos.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d