...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Hospital das Clínicas começa a vacinar profissionais contra covid-19

Hospital das Clínicas começa a vacinar profissionais contra covid-19

Hospital das Clínicas -Fotos gerais e equipamento especial
© Gov­er­no do Esta­do de São Paulo (Repro­dução)

Trinta mil pessoas receberão o imunizante


Pub­li­ca­do em 18/01/2021 — 11:17 Por Daniel Mel­lo — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Começou hoje (18) a vaci­nação con­tra o novo coro­n­avírus dos 30 mil profis­sion­ais de saúde do com­plexo do Hos­pi­tal das Clíni­cas, na zona oeste da cap­i­tal paulista. Foram mon­tadas 30 estações no Cen­tro de Con­venções Rebouças, ao lado do hos­pi­tal, que farão a apli­cação das dos­es do imu­nizante em turnos de 12 horas diárias – das 7h às 19h.

Mais de mil pes­soas vão tra­bal­har na ação, fazen­do o cadas­tra­men­to e a apli­cação da vaci­na. Os profis­sion­ais que rece­berão o imu­nizante serão con­vo­ca­dos em horários pré-deter­mi­na­dos para evi­tar aglom­er­ações. Ontem (17), após a cer­imô­nia que mar­cou o iní­cio da vaci­nação, 112 pes­soas rece­ber­am as dos­es.

Foram envi­adas ain­da mais de 8 mil dos­es para os hos­pi­tais das clíni­cas de Botu­catu (vin­cu­la­do à Uni­ver­si­dade Estad­ual Paulista) e ao da Uni­ver­si­dade Estad­ual de Camp­inas, ambos no inte­ri­or do esta­do. As duas unidades devem começar a vaci­nar os fun­cionários na tarde de hoje. Ao todo, quase 1,5 mil­hão de dos­es da vaci­na devem ser dis­tribuí­das no esta­do de São Paulo nes­ta primeira eta­pa da cam­pan­ha.

A vacina

O uso emer­gen­cial da coro­n­aVac no Brasil foi aprova­do ontem (17), por una­n­im­i­dade, pela Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa). Os cin­co dire­tores da agên­cia tam­bém aprovaram o uso da vaci­na de Oxford con­tra a covid-19.

Campanha nacional

A coro­n­aVac foi pro­duzi­da pela far­ma­cêu­ti­ca chi­ne­sa Sino­vac, em parce­ria com o Insti­tu­to Butan­tan. Atual­mente, 6 mil­hões de dos­es do imu­nizante estão disponíveis para apli­cação em todo o ter­ritório nacional. A cam­pan­ha vai começar pelos gru­pos pri­or­itários: profis­sion­ais da saúde, idosos e indí­ge­nas.

Hoje de man­hã, 4,6 mil­hões de dos­es começaram a ser dis­tribuí­das para o Dis­tri­to Fed­er­al e as cap­i­tais de dez esta­dos: Acre, Amapá, Ama­zonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondô­nia, Roraima e San­ta Cata­ri­na.

Edição: Graça Adju­to

Agên­cia Brasil / EBC


Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d