...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Mostra de filmes nacionais celebra 200 anos da independência

Mostra de filmes nacionais celebra 200 anos da independência

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Com 200 filmes nacionais, mostra ocorrerá de 2 a 30 de junho


Pub­li­ca­do em 29/05/2022 — 08:33 Por Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Para cel­e­brar o bicen­tenário da Inde­pendên­cia da Repúbli­ca, a ser comem­o­ra­do no dia 7 de setem­bro, a Sec­re­taria de Cul­tura e Econo­mia Cria­ti­va de São Paulo pro­move mostra gra­tui­ta de cin­e­ma em for­ma­to híbri­do. A mostra 200 Anos da Inde­pendên­cia em 200 Filmes acon­tece do dia 2 a 30 de jun­ho.

Serão apre­sen­ta­dos 200 filmes nacionais, sendo 100 deles cur­tas e, o restante, lon­gas. Segun­do a sec­re­taria, o fes­ti­val vai incluir diver­sos perío­dos e movi­men­tos do cin­e­ma nacional, como as chan­chadas, o Cin­e­ma Novo, a Boca do Lixo e o Cin­e­ma de Retoma­da, além da pro­dução atu­al. “Nada mais sig­ni­fica­ti­vo do que apre­sen­tar ao públi­co, den­tro da comem­o­ração do Bicen­tenário, uma mostra ret­ro­spec­ti­va que refaz a tra­jetória do nos­so cin­e­ma, com clás­si­cos de todos os movi­men­tos, esti­los e gêneros”, disse o secretário Sér­gio Sá Leitão.

Os filmes online poderão ser vis­tos gra­tuita­mente na platafor­ma #Cul­tur­aEm­Casa. Já os pres­en­ci­ais estarão sendo exibidos no Cine Petra Belas Artes, na Rua da Con­so­lação, na cap­i­tal paulista, a preços pop­u­lares. Para o fes­ti­val, o Petra Belas Artes reser­vou a sala 4, pro­moven­do qua­tro sessões diárias.

Na aber­tu­ra do fes­ti­val será apre­sen­ta­do o filme Um Bro­to Legal, dirigi­do por Luiz Alber­to Pereira, uma cinebi­ografia da can­to­ra Cel­ly Campel­lo, famosa pelas músi­cas Ban­ho de Lua e Estúpi­do Cupi­do. O filme será exibido no Petra Belas Artes no dia 31 de maio, às 19h.

Entre os destaques da mostra está Gan­ga Bru­ta, de Hum­ber­to Mau­ro; Rio, 40 Graus, de Nel­son Pereira dos San­tos; O Assalto ao Trem Pagador, de Rober­to Farias; À Meia-Noite Levarei Sua Alma, de José Moji­ca Marins; Cabra Mar­ca­do Para Mor­rer, de Eduar­do Coutin­ho, e Que Horas Ela Vol­ta?, de Anna Muy­laert.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d