...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Meio Ambiente / Capital paulista terá trilha de 170 km ligando parques da zona sul

Capital paulista terá trilha de 170 km ligando parques da zona sul

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Projeto terá primeiro trecho entregue ainda neste ano


Pub­li­ca­do em 09/07/2022 — 12:10 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

A cap­i­tal paulista terá uma tril­ha de aprox­i­mada­mente 170 quilômet­ros (km), interli­gan­do unidades de con­ser­vação munic­i­pais e out­ras áreas pro­te­gi­das da zona sul. O pro­je­to Inter­par­ques inclui par­ques nat­u­rais munic­i­pais, par­ques estad­u­ais, repre­sas, reser­vas par­tic­u­lares e áreas próx­i­mas a ter­ras indí­ge­nas na região do Polo de Eco­tur­is­mo de Par­el­heiros, Mar­si­lac e Ilha do Bororé, ain­da pouco con­heci­da e vis­i­ta­da. 

“Nos­so intu­ito é sen­si­bi­lizar as pes­soas para a existên­cia dess­es par­ques e para con­ser­vação, porque eles pos­suem frag­men­tos muito sig­ni­fica­tivos de Mata Atlân­ti­ca do municí­pio de São Paulo, mapea­d­os em 2017 pelo Plano Munic­i­pal de Mata Atlân­ti­ca. Temos ali uma con­cen­tração de 70% da veg­e­tação nati­va do municí­pio”, ressaltou Ani­ta Mar­tins, dire­to­ra de Gestão de Unidades de Con­ser­vação (DGUC) da Sec­re­taria do Verde e do Meio Ambi­ente, órgão que encabeça a ini­cia­ti­va.

O pro­je­to, que está em fase de plane­ja­men­to, envolve tam­bém a Sec­re­taria Munic­i­pal do Desen­volvi­men­to Econômi­co e Tra­bal­ho e Tur­is­mo, a Sec­re­taria Munic­i­pal de Esportes, a Sec­re­taria Munic­i­pal de Mobil­i­dade e Trân­si­to, a Sec­re­taria Munic­i­pal de Sub­prefeituras, a Sec­re­taria Munic­i­pal de Segu­rança Urbana e a SPTuris.

Trilha

Foram feitos estu­dos que deter­mi­naram uma rota de ori­en­tação que ain­da não é defin­i­ti­va. Ela foi fei­ta a par­tir da indi­cação de moradores, tur­is­tas e ciclis­tas, além de lev­an­ta­men­tos pelo Google Earth e pesquisa de cam­po.

“A ideia é que a rota pos­sa ser fei­ta tan­to de bici­cle­ta como a pé. É uma tril­ha de lon­ga dis­tân­cia nos moldes do que é inter­na­cional­mente con­heci­do, tan­to nos Esta­dos Unidos como na Europa e aqui no Brasil”, apon­ta Ani­ta. Ela cita tril­has do inte­ri­or de São Paulo, como a que liga municí­pios a Apare­ci­da e per­cur­sos na Ser­ra da Man­tiqueira.

A pro­pos­ta é que comece na Bal­sa da Ilha do Bororé – Gra­jaú, pas­san­do pelos Par­ques Nat­u­rais Munic­i­pais Bororé, Vargin­ha, Itaim e Jacegua­va, em segui­da pelo Par­que Estad­ual Várzeas do Embu-Guaçu, Par­que Crat­era de Colô­nia, Par­que Estad­ual da Ser­ra do Mar Curu­cu­tu e, por fim, a Reser­va Par­tic­u­lar do Patrimônio Nat­ur­al Curu­cu­tu, retor­nan­do para onde começou.

Lago do Parque Natural Municipal Varginha, no bairro Chácara Santo Amaro.
Repro­dução: Lago do Par­que Nat­ur­al Munic­i­pal Vargin­ha, no bair­ro Chá­cara San­to Amaro. — Rove­na Rosa/Agência Brasil

De acor­do com a sec­re­taria, a imple­men­tação do tra­je­to é com­plexa, pois exige estu­dos ambi­en­tais, treina­men­tos de fun­cionários e capac­i­tação de com­er­ciantes, lic­i­tações, sinal­iza­ção, entre out­ros aspec­tos. A ideia é que o per­cur­so seja entregue grad­ual­mente. Ani­ta desta­ca, por exem­p­lo, ações em parce­ria com a sec­re­taria de Trans­portes, ten­do em vista as sinal­iza­ções que serão necessárias na via.

“Existe uma série de aparatos que têm que ser imple­men­ta­dos, des­de pla­cas de redução de veloci­dade até as lom­badas, para que a gente não ten­ha aci­dentes, porque as pes­soas vão com­par­til­har essas vias com veícu­los”, expli­cou a dire­to­ra. A expec­ta­ti­va é começar um primeiro tre­cho de 14 km neste ano. “Você aces­sa um lugar muito pecu­liar com car­ac­terís­ti­cas pais­agís­ti­cas muito inter­es­santes, muito praze­roso. É muito inter­es­sante. Você nem acred­i­ta que está ain­da São Paulo”, descreve.

Os lev­an­ta­men­tos ini­ci­ais estão sendo feitos por gru­pos téc­ni­cos for­ma­dos para tratar das diver­sas estru­turas de apoio necessárias, como comér­cio, capac­i­tação de pes­soal, aces­so viário, con­strução e manutenção, sinalização/comunicação e mobilização/gestão com­par­til­ha­da.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d