...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Mostra Ecofalante de Cinema estreia em São Paulo nesta quarta-feira

Mostra Ecofalante de Cinema estreia em São Paulo nesta quarta-feira

Repro­dução: ecofalante.org.br/

Mostra gratuita termina em 17 de agosto


Pub­li­ca­do em 24/07/2022 — 12:38 Por Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Ouça a matéria:

A 11ª edição da Mostra Eco­falante de Cin­e­ma, impor­tante even­to sul-amer­i­cano ded­i­ca­do à temáti­ca socioam­bi­en­tal, exibirá 106 filmes de 35 país­es em salas da cidade de São Paulo e de for­ma online, de 27 de jul­ho até 17 de agos­to. As sessões são gra­tu­itas e a pro­gra­mação com­ple­ta está no site do even­to.

O filme Ani­mal, do dire­tor e escritor francês Cyril Dion e inédi­to no Brasil, abre a mostra na quar­ta-feira (27). Exibido no Fes­ti­val de Cannes, o filme mostra como dois jovens ativis­tas fazem parte de uma ger­ação con­ven­ci­da de que o futuro está em peri­go, entre a emergên­cia climáti­ca e uma extinção em mas­sa.

Além de pro­duções indi­cadas ao Oscar e pre­mi­a­dos nos fes­ti­vais de Cannes, Sun­dance, Roter­dã e Locarno, a mostra faz uma hom­e­nagem aos cineas­tas Sarah Mal­doror, que mor­reu em 2020 víti­ma da covid-19, e Jacques Per­rin, que mor­reu em abril deste ano aos 80 anos.

Uma ret­ro­spec­ti­va reúne obras de Mal­doror, con­sid­er­a­da pio­neira do cin­e­ma africano, incluin­do a ver­são recém-restau­ra­da em 4K de seu filme mais emblemáti­co, Sam­bizan­ga, real­iza­do há 50 anos e vence­dor de dois prêmios no Fes­ti­val de Berlim. A obra abor­da o movi­men­to de lib­er­tação angolano, com foco na figu­ra de Domin­gos Xavier, operário angolano e ativista anti­colo­nial que foi pre­so e tor­tu­ra­do até a morte, em 1961, pela polí­cia políti­ca por­tugue­sa. O lon­ga é con­duzi­do sob a per­spec­ti­va de sua com­pan­heira.

Com 41 filmes real­iza­dos no perío­do de 1968 a 2009, entre eles qua­tro lon­gas-metra­gens, a car­reira Mal­doror foi ded­i­ca­da a val­orizar e pro­mover a per­spec­ti­va dos povos negros sobre a cul­tura e os acon­tec­i­men­tos históri­cos. O públi­co poderá con­ferir na mostra uma seleção de seus títu­los, que tratam de questões ref­er­entes à história e cul­tura africanas.

Serão exibidos qua­tro tra­bal­hos de Per­rin, um como pro­du­tor (Micro­cos­mos) e três como codi­re­tor: As EstaçõesOceanos e Migração Ala­da, este últi­mo indi­ca­do ao Oscar. Exibido na Mostra Eco­falante de Cin­e­ma em 2018, As Estações refaz a história da flo­res­ta europeia des­de o final da últi­ma era glacial até a atu­al­i­dade, abor­dan­do os impactos cau­sa­dos pelas ativi­dades humanas.

O even­to terá ain­da a exibição que cel­e­bra os 40 anos do filme Koy­aanisqat­si, a com­petição lati­no-amer­i­cana com 35 títu­los, um amp­lo panora­ma inter­na­cional recente, o con­cur­so de cur­tas-metra­gens brasileiros assi­na­dos por estu­dantes, sessões espe­ci­ais, debates e mas­ter­class Cin­e­ma de Impacto: Filmes para Mudar o Mun­do, min­istra­da pelo pro­du­tor francês Jean-François Camil­leri, pro­du­tor dos filmes A Mar­cha dos Pin­guins e Oceanos.

O Panora­ma Inter­na­cional Con­tem­porâ­neo está orga­ni­za­do a par­tir dos temas Ativis­mo, Bio­di­ver­si­dade, Econo­mia, Emergên­cia Climáti­ca, Povos & Lugares e Tra­bal­ho. Entre os destaques estão os indi­ca­dos ao Oscar Ascen­são, de Jes­si­ca King­don, e Escreven­do com Fogo, de Rin­tu Thomas.

Já na Com­petição Lati­no-amer­i­cana estão sele­ciona­dos rep­re­sen­tantes da Argenti­na, Brasil, Chile, Colôm­bia, Cuba e Méx­i­co, com a par­tic­i­pação de Esqui, de Manque La Ban­ca, prêmio da críti­ca na seção Fórum do Fes­ti­val de Berlim, e A Mon­tan­ha Lem­bra, de Del­fi­na Car­lota Vazquez, gan­hador da com­petição inter­na­cional de cur­tas do É Tudo Ver­dade.

A mostra pro­moverá parte de sua pro­gra­mação em cidades do inte­ri­or paulista como Piraci­ca­ba, de 2 a 20 de agos­to, e Lore­na, de 16 a 26 agos­to, e tam­bém em Belo Hor­i­zonte (MG), de 10 a 31 de agos­to, e Por­to Ale­gre (RS), de 25 de agos­to a 7 de setem­bro.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d