...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: cordel, maracatu e capoeirista têm datas nesta semana

Hoje é Dia: cordel, maracatu e capoeirista têm datas nesta semana

Repro­dução: © Agên­cia Brasil/Arquivo

Hoje é Dia: cordel, maracatu e capoeirista têm datas nesta semana


Pub­li­ca­do em 31/07/2022 — 07:26 Por Gabriel­la Cas­tro* — Estag­iária da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

Hoje é Dia des­ta sem­ana exal­ta man­i­fes­tações cul­tur­ais pop­u­lares, sobre­tu­do, do Nordeste brasileiro. Agos­to começa trazen­do datas ded­i­cadas a um gênero literário e a uma man­i­fes­tação pop­u­lar: o cordel e o mara­catu.

Vin­da de Por­tu­gal para o Brasil no sécu­lo XVII, a lit­er­atu­ra de cordel adquir­iu traços da cul­tura nordes­ti­na e se trans­for­mou em expressão da região. Impres­sos de for­ma arte­sanal em fol­hetos, os cordéis eram pop­u­lar­mente ven­di­dos em feiras dis­pos­tos em cordões — daí veio o nome desse gênero literário.

A poe­sia dos cordelis­tas é fei­ta para ser decla­ma­da. Para ser con­sid­er­a­da lit­er­atu­ra de cordel, as obras devem obe­de­cer cer­tas regras de métri­ca, rimas e vari­ações lin­guís­ti­cas. Os temas, no entan­to, per­cor­rem os mais vari­a­dos assun­tos — des­de aven­turas de heróis da cul­tura nordes­ti­na a piadas. Em 2019, o pro­gra­ma Tril­ha de Letras, da TV Brasil, trouxe o poeta Bráulio Bessa para falar des­ta “poe­sia pop­u­lar e sofisti­ca­da”. Assista:

No mes­mo ano, o Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil, debruçou-se sobre a história das mul­heres cordelis­tas. O pro­gra­ma mostrou como os ver­sos escritos por mul­heres estão sain­do da gave­ta e gan­han­do espaço, em um meio onde os home­ns ain­da pre­dom­i­nam:

A magia da lit­er­atu­ra de cordel é trazi­da tam­bém em reportagem da Agên­cia Brasil, que nar­ra a história da família de Abraão Batista, um dos maiores cordelis­tas brasileiros.

Ain­da no dia 1º, é dia de um rit­mo fol­clóri­co nacional, que mis­tu­ra dança e músi­ca, e é recon­heci­da como Patrimônio Cul­tur­al Ima­te­r­i­al do Brasil. É o mara­catu, cel­e­bração pop­u­lar de origem africana surgi­da em Per­nam­bu­co no sécu­lo XVII.

Há dois tipos difer­entes de mara­catu: o mara­catu rur­al, ou de baque solto, e o mara­catu nação, ou de baque vira­do. O primeiro acon­tece durante os perío­dos de car­naval e Pás­coa, sobre­tu­do na região da Zona da Mata nordes­ti­na. Esse rit­mo mis­tu­ra out­ras man­i­fes­tações cul­tur­ais, como cam­bindas, bum­ba-meu-boi, cav­a­lo-mar­in­ho e coroação dos reis negros.

Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco
Repro­dução: Mara­catu rur­al, tam­bém con­heci­do como mara­catu de baque solto — Foto: Arquimedes Santos/Prefeitura de Olin­da

Já o mara­catu nação está pre­sente prin­ci­pal­mente na região met­ro­pol­i­tana de Recife. Essa expressão artís­ti­ca apre­sen­ta um con­jun­to musi­cal per­cus­si­vo e um corte­jo real, que sai às ruas para des­files e apre­sen­tações durante o car­naval.

O pro­gra­ma Sába­dos Azuis: Histórias de um Brasil que dá cer­to, exibido pela TV Brasil em 2017, fez um pas­seio pelo municí­pio per­nam­bu­cano de Nazaré da Mata, um dos berços do rit­mo.

Na quar­ta-feira (3), out­ra man­i­fes­tação de origem africana é lem­bra­da: o Dia do Capoeirista. Luta dis­farça­da de dança e cri­a­da por escravos africanos (sobre­tu­do de Ango­la), a cri­ação da capoeira data do sécu­lo XVI. Atual­mente, três tipos de capoeira são prat­i­ca­dos no Brasil: a capoeira de Ango­la, a con­tem­porânea e a region­al. O Repórter Brasil con­ta um pouco mais da história dessa arte.

Primeira mulher na Academia Brasileira de Letras

Há 45 anos, uma mul­her se tor­na­va uma imor­tal da Acad­e­mia Brasileira de Letras (ABL) pela primeira vez. A escrito­ra Raquel de Queiroz foi nomea­da em 4 de agos­to de 1977 para a cadeira nº 56, após o falec­i­men­to de Can­di­do Mot­ta Fil­ho.

Cearense nasci­da em For­t­aleza, Raquel de Queiroz gan­hou recon­hec­i­men­to nacional aos 19 anos com a pub­li­cação do romance O quinze, que nar­ra a luta do povo nordes­ti­no durante a grande seca de 1915. O Recor­dar é TV lem­bra a tra­jetória da escrito­ra.

Além do pio­neiris­mo na ABL, Raquel foi tam­bém a primeira mul­her a gan­har um Prêmio Camões — maior pre­mi­ação da lit­er­atu­ra em lín­gua por­tugue­sa. Ao lon­go da car­reira, Raquel de Queiroz pub­li­cou crôni­cas, romances e fez tradução de obras de impor­tantes autores inter­na­cionais, como Jane Austen, Fió­dor Dos­toiévs­ki e Agatha Christie. Tam­bém teve par­tic­i­pação impor­tante na políti­ca da época e chegou a ser pre­sa durante a ditadu­ra Var­gas por dois anos, perío­do em que escreveu Cam­in­ho de Pedras. O Momen­to Literário, do pro­gra­ma Ante­na MEC, retra­tou a tra­jetória da escrito­ra:

Tam­bém no dia 4, serão 35 anos da morte do can­tor, com­pos­i­tor e mul­ti-instru­men­tista brasileiro Dick Far­ney — apeli­do do car­i­o­ca Farné­sio Dutra e Sil­va. Tido como pre­cur­sor da bossa nova, Dick Far­ney foi tema de uma matéria espe­cial da Agên­cia Brasil no ano pas­sa­do, por con­ta do cen­tenário de seu nasci­men­to. A reportagem recu­per­ou, dire­to do acer­vo da Rádio Nacional, áudios de Far­ney — para muitos, o “Sina­tra brasileiro” can­tan­do clás­si­cos como Alguém como tu e Copaca­bana.

Aniversários na Rádio Nacional

Nes­ta sem­ana, tam­bém é cel­e­bra­do o aniver­sário de três pro­gra­mas da Rádio Nacional. Em 1ª de agos­to, as comem­o­rações são pelos 67 anos da primeira irra­di­ação do Pro­gra­ma Cal­endário Koly­nos. Já na quar­ta-feira (3), é a vez de cel­e­brar os 75 anos do Nada além de dois min­u­tos.

O pro­gra­ma Car­i­cat­uras com­ple­ta tam­bém 75 anos na quar­ta-feira (4). Nes­sa pro­dução, uma per­son­al­i­dade era hom­e­nagea­da com a drama­ti­za­ção de momen­tos mar­cantes. Con­fi­ra um episó­dio do pro­gra­ma, que nar­ra a tra­jetória de Pixin­guin­ha, com a par­tic­i­pação de Mário Lago.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

31 de jul­ho a 6 de agos­to de 2022
31

Inau­gu­ração da primeira sala fixa de cin­e­ma do Brasil, o Salão de Novi­dades Paris no Rio de Janeiro (125 anos)

1

Nasci­men­to da atriz paulis­tana Bruna Lom­bar­di (70 anos)

Nasci­men­to do roteirista e dire­tor car­i­o­ca José Padil­ha (55 anos)

Pub­li­cação do resul­ta­do do primeiro cen­so real­iza­do no Brasil (150 anos)

Dia do Poeta de Lit­er­atu­ra de Cordel

Dia Mundi­al do Aleita­men­to Mater­no — comem­o­ração inter­na­cional, que foi cri­a­da em 1992 pela Aliança de Ação Mundi­al Pró-Ama­men­tação, para abrir a Sem­ana Mundi­al do Aleita­men­to Mater­no. A data pro­move o exer­cí­cio da ama­men­tação nat­ur­al para bebês de até dois anos de idade, e com­bate a desnu­trição infan­til, uma vez que, além de ali­men­tar e garan­tir a saúde através do colostro, o leite mater­no tam­bém imu­niza con­tra doenças res­pi­ratórias e crôni­cas, prob­le­mas car­dio­vas­cu­lares, dia­betes, hiperten­são e osteo­porose

Dia Nacional do Selo — dia da emis­são do primeiro selo postal brasileiro

Dia Nacional do Mara­catu — insti­tuí­do ini­cial­mente por lei estad­ual em Per­nam­bu­co des­de 1997, (moti­va­da pela data de morte do Mestre Luís de França), foi esten­di­do a todo o país em 2017

2

Morte do inven­tor escocês Alexan­der Gra­ham Bell (100 anos) — fun­dador da com­pan­hia tele­fôni­ca Bell

Morte do escritor estadunidense William S. Bur­roughs (25 anos) — escritor da Ger­ação Beat

Con­quista da medal­ha de bronze do nadador brasileiro Tet­suo Okamo­to nos Jogos Olímpi­cos de Helsinque em 1952 (70 anos) — a primeira medal­ha da natação brasileira em Jogos Olímpi­cos

Nasci­men­to da escrito­ra chile­na Isabel Allende (80 anos)

Morte do pin­tor, escul­tor e gravurista litu­ano rad­i­ca­do no Brasil Lasar Segall (65 anos) — um dos primeiros artis­tas mod­ernistas a expor no Brasil

3

Nasci­men­to do instru­men­tista cearense Raimun­do Nona­to de Oliveira Luiz, o Nona­to Luiz (70 anos)

Nasci­men­to do instru­men­tista e com­pos­i­tor potiguar Antúlio Madureira (65 anos)

Nasci­men­to do com­pos­i­tor e can­tor flu­mi­nense Car­los Cachaça (120 anos) — um dos fun­dadores da GRES Estação Primeira de Mangueira

Nasci­men­to do instru­men­tista paulista José Fer­reira God­in­ho Fil­ho, o Casé (90 anos)

Morte do can­tor paulista Mário Ramos, o Vas­sour­in­ha (80 anos)

Nasci­men­to do gen­er­al Ernesto Beck­mann Geisel (115 anos) — 29º pres­i­dente do Brasil

Morte do com­pos­i­tor Sev­eri­no Arau­jo (10 anos) — regeu a Orques­tra Taba­jara por 50 anos inin­ter­rup­tos

Trans­mis­são da primeira peça radiofôni­ca O lobo, de Eugen Wal­ter, inau­gu­ran­do o radioteatro (100 anos)

Dia do Capoeirista — ape­sar de haver polêmi­cas sobre a definição dessa data, ela é ref­er­en­ci­a­da em sites ofi­ci­ais de órgãos fed­erais e vários esta­dos a incluíram em seus cal­endários

4

Morte do políti­co flu­mi­nense Wash­ing­ton Luís Pereira de Sousa (65 anos) — 13º pres­i­dente do Brasil e últi­mo pres­i­dente efe­ti­vo da Repúbli­ca Vel­ha

Morte do com­pos­i­tor e can­tor flu­mi­nense Farné­sio Dutra e Sil­va, o Dick Far­ney (35 anos)

Oscar Pis­to­rius é o primeiro velocista amputa­do a dis­putar uma Olimpía­da (10 anos)

Rachel de Queiroz é elei­ta a primeira mul­her a ingres­sar na Acad­e­mia Brasileira de Letras (45 anos)

Dia do Padre — a cel­e­bração é fei­ta na mes­ma data em que é lem­bra­do o san­to padroeiro dos sac­er­dotes, São João Maria Vian­ney

5

Nasci­men­to do jor­nal­ista paulis­tano Octavio Frias de Oliveira (110 anos)

Nasci­men­to do com­pos­i­tor e can­tor catari­nense Orlan­di­vo Honório de Souza, o Orlan­di­vo (85 anos)

Nasci­men­to do bater­ista car­i­o­ca João Barone (60 anos) — do grupo Par­ala­mas do Suces­so, é con­sid­er­a­do um dos mel­hores bater­is­tas do Brasil

Nasci­men­to do cien­tista e médi­co paulista Oswal­do Cruz (150 anos)

Nasci­men­to do Marechal Deodoro da Fon­se­ca (195 anos) — proclam­ou a Repúbli­ca e foi o primeiro pres­i­dente do Brasil

Morte da atriz norte-amer­i­cana Mar­i­lyn Mon­roe (60 anos)

Morte do cineas­ta brasileiro Ger­al­do da Rocha Moraes (5 anos)

Dia Nacional da Saúde — comem­o­ração do Brasil, que foi insti­tuí­da pela lei nº 5.352, de 8 de novem­bro de 1967, com a final­i­dade de pro­mover a edu­cação san­itária e des­per­tar no povo, a con­sciên­cia do val­or da saúde

Dia Inter­na­cional da Cerve­ja — (data móv­el, na primeira sex­ta-feira de agos­to) — comem­o­ração inter­na­cional, que foi lança­da em 2007 na cidade norte-amer­i­cana de São Fran­cis­co

Dia Nacional da Vig­ilân­cia San­itária — comem­o­ração do Brasil, que foi cri­a­da pela lei nº 13.098, de 27 de janeiro de 2015, durante essa data, dev­erão ser real­izadas ativi­dades cel­e­bra­ti­vas envol­ven­do o Sis­tema Úni­co de Saúde e o Sis­tema de Vig­ilân­cia San­itária em todas as esferas de gov­er­no

6

Nasci­men­to do can­tor e com­pos­i­tor flu­mi­nense Baden Pow­ell (85 anos) — con­sid­er­a­do um dos maiores músi­cos brasileiros de sua época e um dos maiores vio­lonistas de todos os tem­pos

 

*com super­visão de Nathália Mendes

Edição: Nathália Mendes

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d